2025 Q1
BCM0505-22 - Processamento da Informação - Turma B4 Diurno
Professora: Carla Negri Lintzmayer

🚨 Avisos importantes (fique atento sempre!)
📌 [4/mai] Liberados alguns gabaritos dos slides de vetores, matrizes e strings: veja aqui. Link também disponível no Cronograma, respectivas aulas.[21/abr] Lista 5 de exercícios liberada!
[15/abr] Lista 4 de exercícios liberada!
[13/abr] Disponibilizei as notas da prova 2.
[11/abr] Atenção! A partir da semana do dia 14/abril, os atendimentos serão sempre às quintas-feiras, das 12h às 13h.
[3/abr] Atenção! Na quinta dia 10/abril farei atendimento das 12h às 13h na minha sala!
[2/abr] Gabaritos de alguns exercícios dos slides sobre laços foram disponibilizados (no Cronograma, respectivas aulas).
[27/mar] Lista 3 atualizada (cinco exercícios foram adicionados, nenhuma outra modificação).
[21/mar] Lista 3 de exercícios liberada!
[18/mar] Atenção! Na quinta dia 20/março farei atendimento das 11h às 13h, na minha sala!
[18/mar] Planilha de notas disponibilizada na seção de notas.
[8/mar] Gabarito do exercício do Moodle disponível (no Cronograma, aula 7).
[28/fev] Atenção! Na quinta dia 6/março farei atendimento das 10h30 às 12h30 na minha sala!
[27/fev] Lista 2 de exercícios liberada!
[19/fev] Lista 1 de exercícios liberada!
[06/fev] Site no ar. Estude-o como se o seu conteúdo fosse ser cobrado em avaliação!
📝 Dias, horários e locais das aulas
Terças-feiras, das 8h às 10h, sala 404-2.
Sextas-feiras, das 10h às 12h, sala 404-2.
🙋 Dias, horários e locais dos atendimentos
Terças-feiras, das 10h às 12h30,Quintas-feiras, das 12h às 13h, na sala da docente. Basta aparecer!
Para me apresentar algum código durante o atendimento, você pode utilizar um pendrive ou então me enviar por e-mail com o título "Atendimento PI". Atente-se ao título!
Atenção! Eu não faço atendimento por e-mail!
🧐 Ementa da disciplina
BCM0505-22 - Processamento da informação (pg. 1374): Introdução a algoritmos. Variáveis e tipos de dados. Operadores aritméticos, lógicos e precedência. Métodos/Funções e parâmetros. Estruturas de seleção. Estruturas de repetição. Vetores. Matrizes. Entrada e saída de dados. Depuração. Melhores práticas de programação.
Objetivos:
- Apresentar os fundamentos sobre manipulação e tratamento da informação, principalmente por meio da explicação e experimentação dos conceitos e do uso prático da lógica de programação.
🖖 Recomendação
Disciplina Bases Computacionais da Ciência e básico da programação em Python.
📚 Bibliografia e outros materiais
- Sedgewick, R.; Wayne, K.; Dondero, R.. Introduction to Programming in Python: An Interdisciplinary Approach. 1st Edition. Addison-Wesley Professional, 2015.
- Forbellone, A. L. V.; Eberspacher, H. F.. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
- Pina Jr, J. C.; Morimoto, C. H.. Introdução à computação com Python: um curso interativo. 2020.
⏰ Datas importantes
Resumo das datas importantes:
- Prova 1: 11/março
- Prova 2: 11/abril
- Prova 3: 09/maio
- Prova substitutiva (só com justificativa): 13/maio
- Prova de recuperação (só com D ou F e mandando e-mail): 16/maio
📆 Cronograma
Ou seja, as aulas que ainda não estão coloridas podem ter o conteúdo alterado!
Aula 1 - 11/fev
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Aula 2 - 14/fev
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Aula 3 - 18/fev
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Aula 4 - 21/fev
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Aula 5 - 25/fev
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Aula 6 - 28/fev
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04/mar (Feriado Carnaval)
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Aula 7 - 07/mar
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Aula 8 - 11/mar
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Aula 9 - 14/mar
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Aula 10 - 18/mar
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Aula 11 - 21/mar
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Aula 12 - 25/mar
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Aula 13 - 28/mar
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Aula 14 - 01/abr
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Aula 15 - 04/abr
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08/abr (Feriado Aniversário Santo André)
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Aula 16 - 11/abr
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Aula 17 - 15/abr
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18/abr (Feriado Paixão de Cristo)
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Aula 18 - 22/abr
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Aula 19 - 25/abr
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Aula 20 - 29/abr
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02/mai (Recesso Dia do Trabalho)
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Aula 21 - 06/mai
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Aula 22 - 09/mai
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Aula 23 - 13/mai
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Aula 24 - 16/mai
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👎 Plágio
- Entre outros, o código de ética da UFABC estabelece em seu artigo
25 que é eticamente inaceitável que os discentes:
- fraudem avaliações,
- fabriquem ou falsifiquem dados,
- plagiem ou não creditem devidamente autoria,
- aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção,
- vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.
- Muitos ainda têm dúvidas sobre a interpretação das regras definidas pelo Código de Ética da UFABC.
- Por esta razão, diversos professores elaboraram um documento (disponível aqui) com vários exemplos e esclarecendo a interpretação das regras acima.
- Abaixo uma versão resumida, que não substitui de modo algum sua leitura:
- Regra 1: Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
- Regra 2: Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
- Regra 3: Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.
- Nós encorajamos fortemente que você procure outras pessoas quando houver a necessidade. Discuta o problema e possíveis ideias para soluções, mas elabore sua própria solução, por conta própria.
- Qualquer violação às regras descritas acima implicará em descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F.
- Possível denúncia à Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação, a qual decidirá sobre a punição adequada à violação que pode resultar em advertência, suspensão ou desligamento, de acordo com os artigos 78-82 do Regimento Geral da UFABC.
- Sempre consulte o documento completo ou converse com o seu professor em caso de dúvidas!
Uso de ferramentas de inteligência artificial
O uso de ferramentas de inteligência artificial (como ChatGPT,
Copilot, Bard e similares) para a realização de atividades, exercícios,
trabalhos ou projetos desta disciplina é estritamente proibido.
Todas as entregas devem ser resultado do esforço individual dos alunos, salvo
quando explicitamente indicado pelo professor.
Caso seja identificado o uso dessas ferramentas, haverá o descarte dos
conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares, causando
assim sua reprovação automática com conceito F.
🏋 Listas de exercícios
- As listas de exercícios serão liberadas ao longo do quadrimestre, sempre com a devida antecedência; assim, quando um assunto for ensinado em aula, já haverá exercícios disponibilizados sobre esse assunto.
- Os exercícios não valerão nota (não deverão ser entregues). O objetivo principal é prover problemas representativos dos conceitos vistos, equivalentes aos que serão cobrados nas avaliações.
- Todas as atividades devem ser feitas individualmente e, portanto, sem o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.
- Procure atendimento sempre que tiver dúvidas nos exercícios.
- Faça o maior número de exercícios que puder, sempre.
- Vale moral!!
Qualquer exercício que você faz em sala de aula ou que me mostra nos atendimentos será considerado como evidência do seu esforço.
Participar das aulas e dos atendimentos também vale moral.
Alunos com moral terão direito a pedir arredondamento de conceitos e notas ou abono de alguma falta ao final do curso.
Em nenhuma hipótese será feito o arredondamento de conceitos ou abono de faltas para alunos sem moral.
- Vale moral!!
- Lista 1: comandos sequenciais e funções (NÃO use condicionais ou laços nessa lista!)
- Lista 2: comandos condicionais e funções (NÃO use laços nessa lista!)
- Lista 3: comandos de repetição e funções (NÃO use vetores nessa lista!)
- Lista 4: vetores
- Lista 5: matrizes
🎓 Critérios de avaliação
- Sejam P1, P2 e
P2 suas notas da prova 1, prova 2 e prova 3,
respectivamente.
- Vale que 0 ≤ P1 ≤ 10, 0 ≤ P2 ≤ 10 e 0 ≤ P3 ≤ 10.
- Sua média final (MF) antes da recuperação será:
MF = (1 x P1 + 2 x P2 + 3 x P3) / 6 - Seu conceito final será
A, se MF ≥ 8.5
B, se 7.0 ≤ MF < 8.5
C, se 6.0 ≤ MF < 7.0
D, se 5.0 ≤ MF < 6.0
F, se MF < 5.0
O, se nenhuma atividade for entregue
- Se você faltou em 25% ou mais das aulas, seu conceito final será O, independente da sua média.
💯 Notas
💪 Mecanismo de recuperação
- A recuperação será aplicada apenas aos alunos que tiverem conceito final D ou F e que enviarem e-mail confirmando interesse.
- Ela envolverá exercícios teóricos e exercícios práticos.
- O conteúdo da prova englobará todos os temas vistos durante o quadrimestre.
- A nota obtida na prova de recuperação (NR) será usada para obter
a nota final com recuperação (NFR), que consiste na fórmula a
seguir:
NFR = max {MF, (MF + NR) / 2}
- O conceito final obtido na recuperação substituirá o conceito
original e será
C, se NFR ≥ 6.0
D, se 5.0 ≤ NFR < 6.0
F, se 0.0 ≤ NFR < 5.0
🤒 Mecanismos de avaliação substitutivos
- Uma prova substitutiva será aplicada ao aluno que possuir justificativa de ausência em uma das provas.
- A listagem dos documentos aceitos como justificativa consta na resolução ConsEPE n° 181.
- A nota obtida na prova substitutiva necessariamente substituirá a prova para a qual o aluno tem justificativa.
- A data para realização da prova substitutiva está anotada na seção Cronograma.