Matemática: Substantivo Feminino

O ciclo de debates Matemática: Substantivo Feminino foi realizado de agosto de 2017 a junho de 2018 em diversas universidades e regiões do país, com o objetivo principal de discutir as questões de gênero na comunidade matemática brasileira. Na UFABC, o evento ocorreu no dia 23 de março de 2018, com uma mesa redonda sobre os temas "Ensino x Pesquisa" e "Ambientes masculinos e a naturalizacao de comportamentos". Minha apresentação foi entitulada "Mulheres na Matemática: do Ensino Médio à Pós-Graduação", mostrando brevemente estatísticas atuais e dados históricos para alimentar a discussão e reflexão sobre o tema pelos participantes.

Mulheres na Ciência

Na II Semana de Mulheres do ABC, organizada de 6 a 10 de março de 2018, a aluna Deborah Fabri organizou a Aula Pública - Mulheres na Ciência, da qual tive a honra de participar! Minha apresentação foi sobre "A ciência das Mulheres na Ciência", trazendo (de maneira rápida e bastante introdutória para uma audiência geral) alguns resultados científicos muito legais obtidos por mulheres, e como alguns preconceitos influenciaram na escolha dos seus temas de pesquisa e no reconhecimento dos seus trabalhos.

III Semana do CMCC

A III Semana do CMCC com o tema "Pesquisa, mercado e inovação" foi realizada de 29 a 31 de março de 2016 e aberta a toda a comunidade. Nesse evento apresentei um seminário sobre "Gravitação" na sessão de Física-Matemática para apresentar os trabalhos de pesquisa realizados no CMCC relacionados a esse tema.