O Código de Ética da Universidade Federal do ABC estabelece em seu Artigo 25 que:
Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes:
O propósito deste texto é deixar o mais claro possível as expectativas dos docentes com relação ao comportamento esperado dos alunos. O princípio básico que rege estas expectativas é o de que espera-se que cada aluno envie para avaliação dos docentes apenas o resultado de seu próprio trabalho. Em particular, enviar para avaliação algo que não foi feito por si mesmo (e assim assumir a sua autoria) é considerado plágio e, portanto, eticamente inaceitável.
Note que, obviamente, em atividades que poderão ser realizadas em grupo, você pode e deve discutir e compartilhar qualquer coisa entre os integrantes do grupo. Os textos a seguir se referem a você, ao seu trabalho e ao seu código tanto no caso de atividades individuais quanto no caso de atividades em grupo (considerando, portanto, o grupo como uma entidade).
Conforme o Código de Ética da UFABC, você é obrigado a seguir todas as seguintes regras durante esta disciplina:
Regra 1: Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
Será considerado plágio enviar para avaliação textos ou códigos que sejam copiados ou derivados do trabalho de outros como se fossem seus. Por exemplo, utilizar uma solução obtida da Internet, de outro aluno (atual ou ex) ou de qualquer outra fonte, mesmo que apenas parcialmente, que não seja resultado de seu próprio esforço é uma violação do Código de Honra. Em resumo, você não deve olhar a solução produzida por outros para cumprir as atividades propostas nesta disciplina. Os comportamentos descritos não são aceitáveis mesmo se a intenção for “verificar o seu trabalho”, “olhar o do colega para ver se dava uma luz” ou “saber se tinha um jeito melhor de resolver”.
Regra 2: Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
Você não deve pedir a ninguém para te dar/vender uma cópia do trabalho deles ou dar/vender seu trabalho a outro estudante que o peça. Similarmente, você não deve discutir suas estratégias algorítmicas a tal ponto que você e seus colaboradores enviem o mesmo código. Você também deve tomar cuidado para manter a privacidade das suas soluções (por exemplo, não deixe cópias do seu trabalho em computadores públicos e nem poste suas soluções em um website público).
Regra 3: Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.
Se você recebeu ajuda enquanto fazia sua solução, deve indicar de quem ou de onde obteve tal ajuda (a menos que tenha sido do professor ou de um monitor) e qual foi a ajuda que você recebeu. Uma citação correta deve identificar a fonte (nome da pessoa, do livro, URL do website, etc.) e uma indicação de como essa ajuda influenciou o seu trabalho. Por exemplo, você pode escrever “discuti essa abordagem usada para ordenar o vetor com a Maria” ou “eu li a ideia desse algoritmo em tal site/livro”. Se você usou algum tipo de ajuda sem dar o devido crédito, pode ser culpado de plágio. É importante ter certeza de que a ajuda que você recebeu consiste de conselhos gerais, que não cheguem ao ponto de alguma outra pessoa estar escrevendo o seu código ou mostrando o código deles. Não há problemas em discutir ideias e estratégias, mas você deve ter cuidado em escrever seus códigos e textos por conta própria, como indicado nas Regras 1 e 2.
ATENÇÃO: todos os trabalhos enviados para avaliação poderão ser verificados por um sistema automatizado de detecção de plágio.
Não é a intenção dos docentes criar um ambiente no qual os estudantes se sintam inibidos ou que crie dificuldades para que os discentes conversem e colaborem com o aprendizado um do outro. Tampouco criar um clima de desconfiança entre alunos e professores. O objetivo é, na verdade, criar uma atmosfera de confiança mútua. Alunos que deliberadamente abusam desta confiança estragam esse clima para os demais. Os docentes empregarão mecanismos automáticos de detecção de plágio, que verificarão os trabalhos enviados não apenas entre os alunos do quadrimestre atual (nas diversas turmas) como também com os trabalhos de quadrimestres passados. Tais mecanismos também verificam a presença de plágios comparando os trabalhos enviados com uma vasta gama de soluções disponíveis na Internet. Os resultados destas verificações automáticas serão avaliados pelos docentes da disciplina que decidirão sobre as atitudes cabíveis caso a caso.
Em cursos de ciência da computação é comum e desejável que busquemos ajuda de outras pessoas tais como monitores, professores e colegas de sala para cumprirmos nossas tarefas. Em geral é muito produtivo conversar com alguém, mesmo que não seja exatamente sobre o problema em questão, como uma maneira de organizar os pensamentos e consequentemente encontrar uma melhor solução para um problema. Nós encorajamos fortemente que você procure outras pessoas quando houver a necessidade. Em particular, os docentes têm horários de atendimento extra classe disponíveis. Discuta o problema e possíveis ideias para soluções, mas elabore sua própria solução, por conta própria.
Qualquer violação às regras descritas acima implicará: