Cidades Inteligentes - Projeto InterSCity
Chamada a Candidaturas para Bolsa de Mestrado

Resumo

O projeto InterSCity está em busca de alunos de mestrado para realizar pesquisas científicas avançadas em temas relacionados à Internet do Futuro e Cidades Inteligentes.


Esta chamada específica irá selecionar um candidato para realização de pesquisas em nível de mestrado na Universidade Federal do ABC (UFABC) em conjunto com os demais pesquisadores participantes do projeto.


A bolsa de estudos (CAPES) estará disponível para implementação imediata após a escolha do candidato.

O Projeto InterSCity

O InterSCity é um projeto de pesquisa colaborativo desenvolvido no âmbito do Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia (INCT) da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes que envolve 9 instituições de pesquisa brasileiras assim como algumas instituições estrangeiras. Para saber mais sobre o projeto visite interscity.org e leia a sua descrição geral em http://interscity.org/assets/InterSCity_NoF_2016-1.pdf.


O bolsista escolhido por esta chamada irá trabalhar especificamente com o InterSCSimulator, um simulador de cidades inteligentes desenvolvido em Erlang, uma linguagem de programação concorrente e funcional com características marcantes de tolerância a falhas e distribuição. Utilizando Erlang e sua implementação do modelo de atores, o InterSCSimulator já é capaz de simular milhões de agentes simultâneos utilizando informações reais de mapas e circulação de veículos em uma grande cidade como São Paulo. Neste projeto queremos ir além, sendo capazes de simular modelos maiores e mais precisos. Para isto trabalharemos na otimização do código atual buscando reduzir os gargalos de desempenho. Também exploraremos possíveis adaptações ao código para permitir sua a execução em arquiteturas de hardware alternativas tais como GPUs e manycores.


Para mais informações sobre o InterSCSimulator visite http://interscity.org/software/interscsimulator/ e leia o artigo http://interscity.org/assets/MABS.pdf.

A Bolsa

O candidato receberá uma bolsa de mestrado financiada pela CAPES para o desenvolvimento das pesquisas do seu mestrado na UFABC.

Inscrição

Os candidatos interessados em participar da seleção devem mandar um e-mail para e.francesquini@ufabc.edu.br com o título "[InterSCity - Bolsa Mestrado UFABC] - Candidato <NOME SOBRENOME>" contendo:


  • Carta de apresentação
  • Carta(s) de recomendação
  • Cópia do histórico escolar
  • Curriculum Vitae simplificado (ou link para o Lattes)


O candidato deve estar apto a iniciar o projeto no segundo semestre de 2019 e será vinculado ao programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC) tão logo tenha confirmado o aceite da bolsa conforme regulamentação disponível em: http://poscomp.ufabc.edu.br/processo-seletivo/processo-seletivo-fluxo-continuo/


É possível que, durante o período de avaliação de candidaturas, alguns dos candidatos sejam entrevistados (por vídeoconferência pela Internet) para prestar eventuais esclarecimentos.


Aguardamos sua candidatura!

Autor: Emilio Francesquini

Created: 2019-07-01 seg 11:52