BC0406 Introdução à Probabilidade e a Estatística
Jair Donadelli


Horário de atendimento: sala 546-2, bloco A em horário agendado por email

Horários

4ª (semanal) (A) 19h-21h na S-208-0 (B) 21h-23h na S-205-0
6ª (quinzenal) (A) 21h-23h na S-208-0 (B) 19h-21h na S-205-0

TPI: 3-0-4 Recomendações: BM e FUV

Objetivos: Introduzir os conceitos essenciais da teoria de probabilidade e suas implicações na estatística.

Ementa: Introdução à Estatística. Estatística descritiva. Probabilidade. Variável aleatória discreta e contínua: binomial, Poisson, normal e exponencial. Teorema do limite central e intervalos de confiança.

Bibliografia

  1. ROSS, Sheldon Probabilidade: um curso moderno com aplicações [519.2 ROSSpr8]
  2. BUSSAB, W. e MORETTIN, P. Estatística básica. [519.5 BUSSes]
  3. MEYER, Paul. Probabilidade : aplicações à estatística [519.5 MEYEpr2]

Há outros livros interessantes que contemplam a ementa, confira a bibliografia completa aqui.

Material de apoio

  1. Notas de aula [pdf] [html]
  2. slides
  3. Listas de exercícios
  4. Cheatsheet
Avaliação:

A availação consiste de duas provas. Entregar exercícios ajuda, não entregar não atrapalha.
P1 em 04/11 e P2 em 09/12 11/12

SUB para o aluno que faltou em dia de prova com uma justificativa válida em 12/12 S 304-2 das 14h às 16h. 11/12.

Exame: Qualquer aluno que não reprovou por falta pode fazer o exame de recuperação em 27 de fevereiro de 2016. Nesse caso, o conceito final será o conceito obtido no exame. o ALUNOS QUE FOREM FAZER EXAME DEVEM ENVIAR EMAIL PARA O PROFESSOR ATÉ 31/01/16
Os alunos confirmados estão listados no fim dessa página
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Entrega de exercícios:

Participação e entrega de exercícios serão considerados no conceito final, não são obrigatório.

Quaisquer exercícios das listas ou das referências podem ser entregues. Espera-se uma conduta honesta nessa parte da avaliação, clique aqui para uma referência de conduta.

Todo aluno que entregar exercícios pode, eventualmente, ser arguido sobre a resolução.

A avaliação final de cada aluno não será o resultado de alguma média feita a partir das avaliações. O resultado de cada avaliação é um conceito que leva em conta o resultado das avaliações e dos exercícios entregues até o momento.

O conceito final da disciplina poderá ser:

  • F Reprovado. O aluno deve cursar novamente a disciplina.

  • D Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.

  • C Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.

  • B Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.

  • A Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.


Links

  1. Provas antigas
  2. R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?
  3. Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics ( uma tradução rápida e grosseira, segundo o tradutor, aqui).
  4. Uma explicação gráfica de probabilidade condicional
  5. Uma explicação gráfica para o Teorema de Bayes
  6. Conditional probability applet
  7. Virtual Laboratories in Probability and Statistics
  8. The digital textbook on probability and statistics
  9. Página web com material em vários níveis sobre probabilidade e aplicações
  10. What are the big problems in probability?
  11. Understanding Uncertainty
  12. Chance (Chance is a quantitative literacy course developed cooperatively by the Chance Team)
  13. Lost causes in statistics I: Finite Additivity, Larry Wasserman
Programação das aulas (tentativa)