Horários
4ª (semanal) | (A) 19h-21h na S-208-0 | (B) 21h-23h na S-205-0 |
6ª (quinzenal) | (A) 21h-23h na S-208-0 | (B) 19h-21h na S-205-0 |
Objetivos: Introduzir os conceitos essenciais da teoria de probabilidade e suas implicações na estatística.
Ementa: Introdução à Estatística. Estatística descritiva. Probabilidade. Variável aleatória discreta e contínua: binomial, Poisson, normal e exponencial. Teorema do limite central e intervalos de confiança.
Bibliografia
Há outros livros interessantes que contemplam a ementa, confira a bibliografia completa aqui.
Material de apoio
A availação consiste de duas
provas. Entregar exercícios ajuda, não
entregar não atrapalha.
P1 em 04/11 e P2 em 09/12 11/12
SUB para o aluno que faltou em dia de
prova com uma
justificativa
válida em 12/12 S 304-2 das 14h às
16h. 11/12.
Exame: Qualquer aluno que não reprovou por falta pode
fazer o exame de recuperação em 27 de fevereiro de
2016. Nesse caso, o conceito final será o conceito obtido no
exame. o ALUNOS QUE FOREM FAZER EXAME DEVEM ENVIAR EMAIL PARA O
PROFESSOR ATÉ 31/01/16
Os alunos confirmados estão listados
no fim dessa página.
Participação e entrega de exercícios serão considerados no conceito final, não são obrigatório.
Quaisquer exercícios das listas ou das referências podem ser entregues. Espera-se uma conduta honesta nessa parte da avaliação, clique aqui para uma referência de conduta.
Todo aluno que entregar exercícios pode, eventualmente, ser arguido sobre a resolução.
A avaliação final de cada aluno não será o resultado de alguma média feita a partir das avaliações. O resultado de cada avaliação é um conceito que leva em conta o resultado das avaliações e dos exercícios entregues até o momento.
O conceito final da disciplina poderá ser:
F Reprovado. O aluno deve cursar novamente a disciplina.
D Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
C Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.
B Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.
A Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.