Turma A Matutino SA
Horário 2ª 10hs e 4ª 08hs
Sala A-114-0 --
Turma A1 Noturno SA Horário 2ª 21hs e 4ª 19hs Sala
S-211-0 --- TPI 4-0-4
Carga Hor. 48hs
Objetivos: Introduzir o aluno às
técnicas de demonstração através de conteúdos de Teoria de Conjuntos e
Combinatória.
Ementa resumida:
Demonstração. Teoria de conjuntos. Relações e Funções. Análise
Combinatória. Funções geradoras. Relações
recorrência.
[+detalhes]
Teoria intuitiva dos conjuntos. Operações com conjuntos. Álgebra de
conjuntos. Relações: relações de equivalência, relações de
ordem. Funções. Coleções de Conjuntos. Conjuntos
Numéricos. Cardinalidade. Técnicas de demonstração: prova direta,
prova por contradição. Indução Finita. Introdução à Análise
Combinatória. Princípio multiplicativo. Princípio
aditivo. Permutação, arranjo, combinação. Princípio de inclusão e
exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções
geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência.
Referências
Bibliografia básica
- GRIMALDI, Ralph Peter, Discrete and combinatorial
mathematics : an applied introduction.
[510 GRIMdi5]
.
- ROSEN, Kenneth H. Matemática discreta e suas
aplicações. 6ªEdição
[510 ROSEma6]
.
[+]
Bibliografia complementar
- Matosek, J. e Nesetril, J.I.
An Invitation to Discrete Mathematics
[510 MATOin2]
- Velleman, Daniel J
How to prove it : a structured approach 2. ed.
[511.3 VELh2]
- Mitchel T. Keller e William T. Trotter
Applied Combinatorics
[aqui]
- HALMOS, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos
[511.322HALt]
- Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren
Patashnik.Matemática concreta 2. ed.
[510 GRAHma2]
Material Complementar
-
Lásló Lovász,
Discrete
and Continuous: Two sides of the same?.
- R. Bianconi,
Como ler e estudar matemática?
-
Fernando Q. Gouvêa e Shai
Simonson, How
to Read Mathematics ( uma tradução "rápida e grosseira",
segundo o tradutor, aqui).
Métodos
Aulas expositivas; leitura de textos; resolução
de exercícios de caráter não obrigatório.
Avaliação
(P1,P2,SUB,REC)
2 PROVAS P1 e P2. Uma
composição dos conceitos da P1 e P2 dão o conceito
final, veja aqui a regra de
composição. SUBstitutiva: para quem faltou em dia de
prova com uma justificativa
válida [+info]. RECuperação:
para qualquer aluno que não reprovou por falta; o
conceito final será o conceito obtido no exame de
recuperação [+info].
DATAS P1:13/3 P2:7/5 SUB:9/5 REC:14/5
CONTEÚDO P1: até técnicas de
demosntração P2: a partir de indução (mas conteúdo da P1 é
muito relevante) SUB: --- REC: tudo.
Sub: Para o aluno que faltou em dia de prova por um dos
motivos previstos no art. 2º
da resolução
181 do Consepe. Entre em contato por email até 3 dias
antes da data marcada.
Exame: Os alunos que têm intenção de fazer o exame devem
enviar um email até 3 dias antes da data marcada com assunto
'exame'. Esse email é importante para eu saber a quantidade de
provas a serem impressas, por favor não deixe de mandar mesmo que
esteja em dúvida se fará o exame.
O conceito final da disciplina poderá
ser:
F - Reprovado. O aluno deve cursar novamente a
disciplina.
D - Aproveitamento mínimo não satisfatório dos
conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto
e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas
demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para
prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é
aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em
outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do
CR.
C - Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando
capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina,
habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e
prosseguir em estudos avançados.
B - Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso
dos conceitos da disciplina.
A - Desempenho excepcional, demonstrando excelente
compreensão da disciplina e do uso da matéria.
Links