[atualizado em 09/05]
Professor Jair Donadelli --- email jair.donadelli 'arroba' ufabc. ...
Matemática discreta (porém, exuberante) expõe o aluno aos princípios, técnicas e metodologias associadas a problemas em estruturas matemáticas discretas, cujo domínio é enumerável (finito ou infinito). Nesta disciplina, em particular, dá-se ênfase a princípios de indução, relações e princípios de contagem e combinatórios.
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O horário semanal é terça das 08:00 às 10:00, sala A-108-0, sexta das 10:00 às 12:00, sala A-108- 0.
Disciplina prévia recomendada: Funções de uma variável T-P-I: 4-0-4
ÍNDICE:
Matemática Discreta 2023 - 1Programação da disciplinaEmentaObjetivos Bibliografia básicaCronogramaBibliografia complementarAtendimentoAvaliaçãoDatasSubstitutiva RecuperaçãoLinks
Teoria intuitiva dos conjuntos. Relações: relações de equivalência, relações de ordem. Funções. Cardinalidade. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Indução. Introdução à Análise Combinatória. Princípio multiplicativo. Princípio aditivo. Permutação, arranjo, combinação. Princípio de inclusão e exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência.
Utilizar a linguagem da lógica de primeira ordem. Compreender diferentes tipos de relações. Construir demonstrações com uso de notação adequada e argumentação logicamente fundamentada. Entender a necessidade do rigor formal ao se argumentar. Desenvolver, em particular, a capacidade de elaborar provas indutivas. Interpretar problemas de contagem em termos matemáticos. Aplicar técnicas de combinatória básica. Conhecer noções de cardinalidade em geral. Reconhecer as diferenças entre estruturas discretas e contínuas.
GRIMALDI, R.P., Discrete and combinatorial mathematics : an applied introduction. [510 GRIMdi5]
ROSEN, K.H. Matemática discreta e suas aplicações. 6ªEdição [510 ROSEma6]
Semana | Tema | Tópicos | Atividades |
---|---|---|---|
01 | Introdução à lógica | Lógica informal: proposicão, valor-lógico, conectivo lógicos, equivalência logica, implicação lógica. Variáveis, predicados, quantificadores. Conjunto de modo intuitivo, pertinência, inclusão, operações. slides da semana | Leitura: - Seções 1.1 a 1.5, 2.1 a 2.3 de [Rosen 6ªed] ou Cap 2 de [Grimaldi]. - Notas aula Lista de Exercícios: (Rosen 6ªed.)§1.1: 9,13,19,31,42,43, 45,49; §1.3: 7,15,17,21,25,39,52,53; §1.4: 3,1,13,25,30,31,39,47; §1.2: 7,9,18,28,41,57; §1.5: 11,13,15,17,19,23,25,34,35. §2.1 3,5-9,15,21,23,27,35,37; §2.2 5-13,23,29,32,35,45,47,57; §2.3 1,5,18,19,25,67 |
02 | Introdução à Teoria de Conjuntos | Conjuntos de modo axiomático-informal. Par ordenado e produto cartesiano: definição a partir dos axiomas. RelaçãoRelações binárias e as classificações. slides da semana | Leitura: - Seções 8.1, 8.2 de [Rosen 6ªed] ou 3.1,3.2,5.1,5.2,7.1 de [Grimaldi]. - Notas aula (mesmo link da semana anterior) Lista de Exercícios (Rosen,6ªed) §8.1:1,5,23,25,33,35. Exercícios das notas de aula. |
03 | Relações | Relações de equivalência. | Leitura: - Seções 8.5 de [Rosen 6ªed] ou 7.4 de [Grimaldi]. - Notas aula Lista de Exercícios: 1, 3, 11, 17, 31, 33, 35, 43, 59,68 do Rosen; exercícios das notas de aula. |
04 | Relações | Relações de ordem. Ordens parciais, totais e boa ordem. | Leitura: - Seções 8.6 de [Rosen 6ªed] ou 7.3 de [Grimaldi]. - Notas aula (mesmo link da semana anterior) Lista de Exercícios: 1,12,13,15,23,33,53,54,55,56,57,60,65 do Rosen; exercícios das notas de aula. |
05 | Indução estrutural | Indução em conjuntos bem ordenados. Relações bem fundadas e indução bem fundada. | Leitura: - Seções 4.3 de [Rosen 6ªed] ; - Notas aula (mesmo link da semana anterior) Lista de Exercícios: 27, 29, 33, 34, 35, 41,43,44,45,46,36, 48, 50, 51, 56 da seção 4.3 do Rosen; exercícios das notas de aula. |
06 | Revisão de Indução | Princípios de Indução Finita: indução nos naturais e em conjuntos de inteiros limitados inferiormente, indução passo k, indução com passo pra trás. Equivalência entre princípios. Demonstrações usando indução. slides da semana | Leitura: - Seções 4.1-4.3 de [Rosen 6ªed]; - Notas aula Lista de Exercícios: 9,11,14,19,29,35,39,41,47--49,53,59 de §4.1 de [Rosen 6ªed] 3,11,17,23,24,25,27,29--32,36 de §4.2 de [2] 3,5,12,13,23 de §4.3 de [Rosen 6ªed] |
07 | Avaliação | P1[pdf] | NOTAS |
08 | Contagem | Bijeções, cardinalidade, conjuntos finitos, enumeráveis e infinitos. Princípio das gavetas (ou casa dos pombos). Princípios aditivo e multiplicativo. | Leitura: - 1.1, 3.3, 5.5 e Ap. 3 de [Grimaldi]; final da seção 2.4, 5.1 e 5.2 de [Rosen]; - Notas de aula Exerc.: 31,33,37,42,45,47 de §2.4 de [Rosen]; 21,29,33,35,37,39,41, 45 de §5.1 de [Rosen]; o máximo que conseguir de §5.2 de [Rosen] |
09 | Contagem | Bijeções, cardinalidade, conjuntos finitos, enumeráveis e infinitos. Princípio das gavetas (ou casa dos pombos). Princípios aditivo e multiplicativo. | IDEM |
10 | Combinatória | Combinação, arranjo, permutação. Solução inteira de equações. Inclusão--exclusão; binômio de Newton; coeficiente multinomial; relações de equivalência, classe de equivalência e contagem. | leitura: Cap 1 de [Grimaldi], Cap 5 de [Rosen]. lista de exercícios.: 3,7,11,19,23,29,35,43,44 de §5.3 de [Rosen] ; 9, 11, 13, 15, 17, 21, 27, 31, 37 de §5.4 de [Rosen]. 7,15,21, 23,30,31, 39, 42, 49,50,53,63 de §5.5 de [Rosen] Notas de aula (inclui as semanas passadas, revista) |
11 | Combinatória | IDEM | IDEM |
12 | Avaliação | P2 | NOTAS |
13 | Avaliação | Prova substitutiva | |
14 | Avaliação | Exame recuperação |
Matosek, J. e Nesetril, J.I. An Invitation to Discrete Mathematics [510 MATOin2]
Velleman, Daniel J How to prove it : a structured approach 2. ed. [511.3 VELh2]
Mitchel T. Keller e William T. Trotter Applied Combinatorics [aqui]
Halmos, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos [511.322HALt]
Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren Patashnik.Matemática concreta 2. ed. [510 GRAHma2]
R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?
Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics (uma tradução "rápida e grosseira", segundo o tradutor, aqui).
5ªs 14H15-15h00 na 546-2 bloco A
6ªs depois da aula até 13h15 na própria sala
2 provas presenciais e teste no moodle. As avaliações são individuais. Os critérios de avaliação nas provas incluem
Apresentação clara, legível, discursiva, uniforme e objetiva.
Construção correta e em ordem dos argumentos.
Atendimento às normas de correção ortográfica e gramatical.
Observância às orientações específicas da atividade e aos prazos de entrega quando for o caso.
Serão atribuídas notas de 0 a 100 nas atividades avaliativas e o resultado é definido como segue:
M = 80%
M | Conceito final |
---|---|
85 | A |
70 | B |
50 | C |
45 | D |
Nota | F |
P1 – 21/03
P2 – 25/04
Sub – 04/05 (atenção, uma quinta-feira, horário de reposição, 08h00)
Rec - 09/05 (atenção, uma terça-feira, horário de reposição)
O aluno que perder uma prova por razão justificada de acordo com o regimento da UFABC deve manifestar o interesse em realizar uma prova substitutiva no prazo especificado pelo professor.
Tem direito a exame recuperação, que engloba todo o conteúdo da disciplina, aqueles que foram aprovado com D ou reprovado com F e obtiveram frequência mínima. O resultado do exame é um conceito que compõe com o conceito M obtido nas avaliação regular da disciplina como segue:
O aluno deve manifestar interesse em fazer a recuperação.
Plataformas digitais, Biblioteca UFABC
Material antigo: Provas, listas, slides, Notas de aulas
Matemática discreta, entrada no wikipedia (em inglês, a página em português não está boa).
Belos problemas de matemática(sobre indução, contagem e casa dos pombos)
Lásló Lovász, Discrete and Continuous: Two sides of the same?.
Death by infinity puzzles and Axiom of Choice (video ~12min)
(Video) The Banach–Tarski Paradox
Foolproof: A Sampling of Mathematical Folk Humor Paul Renteln and Alan Dundes. [pdf]
On proof and progress in mathematics William Thurston
Sobre a representação decimal de reais (em inglês).