[atualizado em 09/05]

Matemática Discreta 2023 - 1

Professor Jair Donadelli --- email jair.donadelli 'arroba' ufabc. ...


Matemática discreta (porém, exuberante) expõe o aluno aos princípios, técnicas e metodologias associadas a problemas em estruturas matemáticas discretas, cujo domínio é enumerável (finito ou infinito). Nesta disciplina, em particular, dá-se ênfase a princípios de indução, relações e princípios de contagem e combinatórios.

Se está matriculado, atente para seu email institucional.

O horário semanal é terça das 08:00 às 10:00, sala A-108-0, sexta das 10:00 às 12:00, sala A-108- 0.

Disciplina prévia recomendada: Funções de uma variável T-P-I: 4-0-4


ÍNDICE:

Programação da disciplina

Ementa

Teoria intuitiva dos conjuntos. Relações: relações de equivalência, relações de ordem. Funções. Cardinalidade. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Indução. Introdução à Análise Combinatória. Princípio multiplicativo. Princípio aditivo. Permutação, arranjo, combinação. Princípio de inclusão e exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência.

Objetivos

Utilizar a linguagem da lógica de primeira ordem. Compreender diferentes tipos de relações. Construir demonstrações com uso de notação adequada e argumentação logicamente fundamentada. Entender a necessidade do rigor formal ao se argumentar. Desenvolver, em particular, a capacidade de elaborar provas indutivas. Interpretar problemas de contagem em termos matemáticos. Aplicar técnicas de combinatória básica. Conhecer noções de cardinalidade em geral. Reconhecer as diferenças entre estruturas discretas e contínuas.

Bibliografia básica

Cronograma

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SemanaTemaTópicosAtividades
01Introdução à lógicaLógica informal: proposicão, valor-lógico, conectivo lógicos, equivalência logica, implicação lógica. Variáveis, predicados, quantificadores.
Conjunto de modo intuitivo, pertinência, inclusão, operações.
slides da semana
Leitura:
- Seções 1.1 a 1.5, 2.1 a 2.3 de [Rosen 6ªed] ou Cap 2 de [Grimaldi].
- Notas aula
Lista de Exercícios:
(Rosen 6ªed.)§1.1: 9,13,19,31,42,43, 45,49; §1.3: 7,15,17,21,25,39,52,53; §1.4: 3,1,13,25,30,31,39,47; §1.2: 7,9,18,28,41,57; §1.5: 11,13,15,17,19,23,25,34,35. §2.1 3,5-9,15,21,23,27,35,37; §2.2 5-13,23,29,32,35,45,47,57; §2.3 1,5,18,19,25,67
02Introdução à Teoria de ConjuntosConjuntos de modo axiomático-informal.
Par ordenado e produto cartesiano: definição a partir dos axiomas.
Relação
Relações binárias e as classificações.
slides da semana
Leitura:
- Seções 8.1, 8.2 de [Rosen 6ªed] ou 3.1,3.2,5.1,5.2,7.1 de [Grimaldi].
- Notas aula (mesmo link da semana anterior)
Lista de Exercícios (Rosen,6ªed) §8.1:1,5,23,25,33,35. Exercícios das notas de aula.
03RelaçõesRelações de equivalência.Leitura:
- Seções 8.5 de [Rosen 6ªed] ou 7.4 de [Grimaldi].
- Notas aula
Lista de Exercícios: 1, 3, 11, 17, 31, 33, 35, 43, 59,68 do Rosen; exercícios das notas de aula.
04RelaçõesRelações de ordem. Ordens parciais, totais e boa ordem.Leitura:
- Seções 8.6 de [Rosen 6ªed] ou 7.3 de [Grimaldi].
- Notas aula (mesmo link da semana anterior)
Lista de Exercícios: 1,12,13,15,23,33,53,54,55,56,57,60,65 do Rosen; exercícios das notas de aula.
05Indução estruturalIndução em conjuntos bem ordenados. Relações bem fundadas e indução bem fundada.Leitura:
- Seções 4.3 de [Rosen 6ªed] ;
- Notas aula (mesmo link da semana anterior)
Lista de Exercícios: 27, 29, 33, 34, 35, 41,43,44,45,46,36, 48, 50, 51, 56 da seção 4.3 do Rosen; exercícios das notas de aula.
06Revisão de InduçãoPrincípios de Indução Finita: indução nos naturais e em conjuntos de inteiros limitados inferiormente, indução passo k, indução com passo pra trás. Equivalência entre princípios. Demonstrações usando indução.
slides da semana
Leitura:
- Seções 4.1-4.3 de [Rosen 6ªed];
- Notas aula
Lista de Exercícios: 9,11,14,19,29,35,39,41,47--49,53,59 de §4.1 de [Rosen 6ªed] 3,11,17,23,24,25,27,29--32,36 de §4.2 de [2] 3,5,12,13,23 de §4.3 de [Rosen 6ªed]
07AvaliaçãoP1[pdf]NOTAS
08ContagemBijeções, cardinalidade, conjuntos finitos, enumeráveis e infinitos. Princípio das gavetas (ou casa dos pombos). Princípios aditivo e multiplicativo.Leitura:
- 1.1, 3.3, 5.5 e Ap. 3 de [Grimaldi]; final da seção 2.4, 5.1 e 5.2 de [Rosen];
- Notas de aula
Exerc.: 31,33,37,42,45,47 de §2.4 de [Rosen]; 21,29,33,35,37,39,41, 45 de §5.1 de [Rosen]; o máximo que conseguir de §5.2 de [Rosen]
09ContagemBijeções, cardinalidade, conjuntos finitos, enumeráveis e infinitos. Princípio das gavetas (ou casa dos pombos). Princípios aditivo e multiplicativo.IDEM
10CombinatóriaCombinação, arranjo, permutação. Solução inteira de equações. Inclusão--exclusão; binômio de Newton; coeficiente multinomial; relações de equivalência, classe de equivalência e contagem.leitura: Cap 1 de [Grimaldi], Cap 5 de [Rosen].
lista de exercícios.: 3,7,11,19,23,29,35,43,44 de §5.3 de [Rosen] ; 9, 11, 13, 15, 17, 21, 27, 31, 37 de §5.4 de [Rosen]. 7,15,21, 23,30,31, 39, 42, 49,50,53,63 de §5.5 de [Rosen]
Notas de aula (inclui as semanas passadas, revista)
11CombinatóriaIDEMIDEM
12AvaliaçãoP2NOTAS
13AvaliaçãoProva substitutiva 
14AvaliaçãoExame recuperação 

 

Bibliografia complementar

  1. Matosek, J. e Nesetril, J.I. An Invitation to Discrete Mathematics [510 MATOin2]

  2. Velleman, Daniel J How to prove it : a structured approach 2. ed. [511.3 VELh2]

  3. Mitchel T. Keller e William T. Trotter Applied Combinatorics [aqui]

  4. Halmos, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos [511.322HALt]

  5. Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren Patashnik.Matemática concreta 2. ed. [510 GRAHma2]


R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?

Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics (uma tradução "rápida e grosseira", segundo o tradutor, aqui).


Atendimento

5ªs 14H15-15h00 na 546-2 bloco A

6ªs depois da aula até 13h15 na própria sala


Avaliação

2 provas presenciais e teste no moodle. As avaliações são individuais. Os critérios de avaliação nas provas incluem

  1. Apresentação clara, legível, discursiva, uniforme e objetiva.

  2. Construção correta e em ordem dos argumentos.

  3. Atendimento às normas de correção ortográfica e gramatical.

  4. Observância às orientações específicas da atividade e aos prazos de entrega quando for o caso.

Serão atribuídas notas de 0 a 100 nas atividades avaliativas e o resultado é definido como segue:

M = 80%(média das provas) + 20%(média dos testes)

MConceito final
85 < NotaA
70 < Nota 85B
50 < Nota 70C
45 < Nota 50D
Nota 45F

Datas

P1 – 21/03

P2 – 25/04

Sub – 04/05 (atenção, uma quinta-feira, horário de reposição, 08h00)

Rec - 09/05 (atenção, uma terça-feira, horário de reposição)

Substitutiva

O aluno que perder uma prova por razão justificada de acordo com o regimento da UFABC deve manifestar o interesse em realizar uma prova substitutiva no prazo especificado pelo professor.

Recuperação

Tem direito a exame recuperação, que engloba todo o conteúdo da disciplina, aqueles que foram aprovado com D ou reprovado com F e obtiveram frequência mínima. O resultado do exame é um conceito que compõe com o conceito M obtido nas avaliação regular da disciplina como segue:

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O aluno deve manifestar interesse em fazer a recuperação.

  1. Plataformas digitais, Biblioteca UFABC

  2. Material antigo: Provas, listas, slides, Notas de aulas

  3. Matemática discreta, entrada no wikipedia (em inglês, a página em português não está boa).

  4. Belos problemas de matemática(sobre indução, contagem e casa dos pombos)

  5. Lásló Lovász, Discrete and Continuous: Two sides of the same?.

  6. Death by infinity puzzles and Axiom of Choice (video ~12min)

  7. a home page for the Axiom of Choice

  8. (Video) The Banach–Tarski Paradox

  9. Foolproof: A Sampling of Mathematical Folk Humor Paul Renteln and Alan Dundes. [pdf]

  10. On proof and progress in mathematics William Thurston

  11. Sobre a representação decimal de reais (em inglês).

  12. Exercícios do livro texto por seção