resultado da prova

Matemática Discreta 2024 - 1

Professor Jair Donadelli --- email jair.donadelli 'arroba' ufabc. ...


Matemática Discreta (porém, exuberante) expõe o aluno aos princípios, técnicas e metodologias associadas a problemas em estruturas matemáticas discretas. O objetivo dessa disciplina é desenvolver no aluno a capacidade de construir demonstrações com uso de notação adequada e argumentação logicamente fundamentada, de entender a necessidade do rigor formal ao se argumentar, de interpretar problemas de contagem em termos matemáticos, aplicar técnicas combinatórias, conhecer noções de cardinalidade em geral, reconhecer as diferenças entre estruturas discretas e contínuas e, em particular, desenvolver a capacidade de elaborar provas indutivas.

O horário semanal é quarta das 10:00 às 12:00 e quinta das 08:00 às 10:00, sala S-208-0.

Disciplina prévia recomendada: Funções de uma variável T-P-I: 4-0-4

ÍNDICE:

Programação da disciplina

Ementa

Elementos de lógica de primeira ordem. Teoria intuitiva dos conjuntos. Relações. Funções. Cardinalidade. Técnicas de demonstração. Indução. Princípio multiplicativo. Princípio aditivo. Princípio de inclusão e exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções geradoras. Relações de recorrência.

Bibliografia básica

Calendário e cronograma

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Reposição dos feriados:

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SemanaTema principalReferênciasAtividades
01Introdução à lógica, argumentos e abordagem “BM” de conjuntosCap. 1 e 2 do Rosen
Notas de aula (cap 1)
slides
Exercícios sugeridos:
(Rosen 6ªed.)§1.1: 9,13,19,31,42,43, 45,49;§1.2: 7,9,18,28,41,57; §1.3: 7,15,17,21,25,39,52,53; §1.4: 3,1,13,25,30,31,39,47; §1.5: 11,13,15,17,19,23,25,34,35.
02Técnicas de demonstração
(feriado)
idem
Exercícios sugeridos:
§2.1: 3,5-9,15,21,23,27,28,35,37; §2.2: 5-13,23,29,32,35,45,47,57;
§1.6 7,11,13,17,23,25,29,31,33,35,37,39,41§1.7 3,7,11,13,19,25,27,33.
videoaulas de BM sobre demonstrações
03Técnicas de demonstração (indução e boa ordem)
4.1 e 4.2 do Rosen
Notas de aula (cap 2)
slides
Exercícios sugeridos:
§4.1: 9,11,14,19,29,35,39,41,47--49,53,59 §4.2: 3,11,17,23,24,25,27,29--32,36-43
04Introdução à Teoria de Conjuntos, Relações e funções.Caps 2 e 8 do Rosen
Notas de aula
(Halmos, da bibliografia complementar pode ser interessante, principalmente para oso matemáticos)
slides
Lista com exercícios de indução e conjuntos
Exercícios sugeridos:
§8.1:1,5,23,25,33,35. §8.5: 1, 3, 11, 17, 31, 33, 35, 43, 59,68 §2.3:1,5,18,19,25,67;
05Relações e funções. Relações de equivalência e de ordem
8.4 - 8.6 do Rosen
Notas de aula
slides da semana passada
Exercícios sugeridos:
§8.1:1,5,23,25,33,35. §8.5: 1, 3, 11, 17, 31, 33, 35, 43, 59,68
06Relação de ordem“idem”
Lista de Exercícios sugeridos §8.4: 1,3,29 §8.6:1,12,13,15,23,33,35,39,53-60,65
07
P1
Relação bem fundada.
Avaliação na 6ª feira 22/03.
4.3 do Rosen e notas de aula
slides
Lista de Exercícios sugeridos: §4.3: 3,5,12,13,23,27, 29, 33, 34, 35,36,37,38,43,44,45,46,36, 48, 50, 51,61
08Correção da prova
(feriado)
4.3 do Rosen e notas de aula 
09Boa ordem. Indução.2.4, 5.1 e 5.2 do Rosen e
Notas de aula
slide
Lista de exercícios
10Contagem, princípios básicos de contagem e combinatória.Cap. 5 do Rosen
Notas de aula
slides
Lista de Exercícios: §2.4: 31,33,37,42,45,47; §5.1: 21,29,33,35,37,39,41, 45; §5.2: 1,3,5,7,9,11-39,41,43
11Combinatória“”
slides
Lista de Exercícios:
§5.3 3,7,11,19,23,29,35,43,44 ; §5.4 9, 11, 13, 15, 17, 21, 27, 31, 37; §5.5 7,15,21, 23,30,31, 39, 42, 49,50,53,63
12
P2 e Sub
Avaliação.
24/04 P2
26/04 Sub
  
13   
14
Rec
Avaliação Recuperativa
6 de maio
 Atenção é uma 2ª feira, dia que não temos aula, repõe uma aula de 6ª, portanto será as 8hs.

 

Bibliografia complementar

  1. Matosek, J. e Nesetril, J.I. An Invitation to Discrete Mathematics [510 MATOin2]

  2. Velleman, Daniel J How to prove it : a structured approach 2. ed. [511.3 VELh2]

  3. Mitchel T. Keller e William T. Trotter Applied Combinatorics [aqui]

  4. Halmos, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos [511.322HALt]

  5. Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren Patashnik.Matemática concreta 2. ed. [510 GRAHma2]


Material de apoio

R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?

Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics (uma tradução "rápida e grosseira", segundo o tradutor, aqui).


Atendimento

professor: 546-2 bloco A nas 4as. 14h00 as 15h, 6ªs das 10h-12h , ou em horário agendado por email.

monitor: Katarine


Avaliação

2 provas. As avaliações são individuais. Os critérios de avaliação incluem, de acordo com os objetivos da disciplina

  1. Apresentação clara, legível, discursiva, uniforme e objetiva.

  2. Construção correta e em ordem dos argumentos.

  3. Atendimento às normas de correção ortográfica e gramatical.

  4. Observância às orientações específicas da atividade e aos prazos quando for o caso.

Serão atribuídos conceitos nas atividades avaliativas e o resultado é definido como segue:

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Recuperação

Tem direito ao exame recuperação, o qual engloba todo o conteúdo da disciplina, aqueles que foram aprovado com D ou reprovado com F e obtiveram frequência mínima. O resultado do exame é um conceito que compõe com o conceito final M obtido na avaliação regular da disciplina como segue:

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O aluno deve manifestar interesse em fazer a recuperação de acordo com as instruções que serão enviadas pelo siga em momento apropriado durante o curso da disciplina.

  1. Plataformas digitais, Biblioteca UFABC

  2. Material antigo: Provas, listas, slides, Notas de aulas

  3. Matemática discreta, entrada no wikipedia (em inglês, a página em português não está boa).

  4. Lásló Lovász, Discrete and Continuous: Two sides of the same?.

  5. Death by infinity puzzles and Axiom of Choice (video ~12min)

  6. (Video) The Banach–Tarski Paradox

  7. Foolproof: A Sampling of Mathematical Folk Humor Paul Renteln and Alan Dundes. [pdf]