Professor Jair Donadelli --- email jair.donadelli 'arroba' ufabc. ...
Se está matriculado, atente para seu email institucional. Esta disciplina está no moodle.
Esta disciplina expõe ao aluno uma introdução à programação linear através da formulação, estruturação e solução de modelos matemáticos usados como instrumentos no processo de tomada de decisão em que as variáveis de decisão são contínuas e apresentam comportamento linear, tanto em relação às restrições quanto à função-objetivo. A "Programação" do nome é entendida no sentido de planejamento, um roteiro do qual a programação computacional pode ou não fazer parte.
Pré-requisito: Álgebra Linear e Geometria Analítica
ÍNDICE:
Programação Matemática 2021 - 3Programação da disciplinaEmentaObjetivos Referências bibliográficasAtendimentoAvaliação e FrequênciaFrequênciaRecuperaçãoLinksCalendário acadêmico
Conteúdo resumido: Programação linear: Modelagem; Resolução Gráfica; Teoremas Básicos; O método Simplex; Dualidade; O método Dual-Simplex; Análise de sensibilidade.
Semana | Tema | Atividades Teórico/Práticas |
---|---|---|
1 | Problemas de progamação linear | |
2 | Modelagem | |
3 | Resolução gráfica | |
4 | Conjuntos convexos | Avaliação |
5 | Solução básica | |
6 | Solução básica | |
7 | Simplex | |
8 | Dualidade | Avaliação |
9 | Dualidade | |
10 | Análise de sensibilidade | |
11 | Aplicações | |
12 | Avaliação | |
Avaliação recuperativa |
Introdução: revisões de álgebra linear e conjuntos convexos. Programação linear: modelagem; resolução gráfica; teoremas básicos; o método simplex; simplex revisado; dualidade; algoritmos primal-dual e dual-simplex; análise de sensibilidade. Programação Dinâmica.
Desenvolver nos alunos a capacidade de formular, estruturar e solucionar modelos matemáticos como instrumentos no processo de tomada de decisão.
R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?
Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics (uma tradução rápida e grosseira", segundo o tradutor, aqui).
O atendimento pelo professor se dará pelos meios eletrônicos.
Casos pessoais/particulares ou casos burocráticos devem ser encaminhados por email. As dúvidas sobre o conteúdo devem ser enviadas nos fóruns do Moodle e todos são encorajados (e avaliados por isso) a discutir e solucionar os problemas dos colegas. Devem ser observados os princípios básicos de cordialidade e respeito com os colegas.
Haverá um encontro semanal presencial no seguinte horário: 3ª as 20h20 no link disponível no AVA. Não haverá atividade síncrona além desse horário de atendimento.
É esperado uma conduta ética por parte do aluno. Aqui e aqui se tem uma boa referência do que é esperado.
Qualquer indício de fraude em qualquer atividade avaliativa implica na reprovação do aluno e encaminhamento do caso para a comissão disciplinar.
Lembrando que a UFABC tem um código de ética que apregoa: Art. 25. Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes: I - fraudem avaliações; II - fabriquem ou falsifiquem dados; III - plageiem ou não creditem devidamente autoria; IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção; 24 V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.
As provas serão 3, nas semanas 4, 8 e 12. São avaliações individuais. Os critérios de avaliação incluem
Todo encaminhamento de atividade deve ser feito pelo moodle.
As participações nos fóruns são avaliadas de acordo com
critério | pontos | |
---|---|---|
Não participa | Não participa dos fóruns ou participa sem relevância. | -10 a -1 |
Participação reativa | Participa esporadicamente sem aprofundamento, coerência teórica, sem autoria, sem trocas de ideias e diálogos, não traz questões para o debate, não compartilha material. | 0 a 5 |
Participação interativa | O aluno participa dos fóruns com regularidade, aprofundamento, coerência, autoria, diálogo como os pares (coautoria), traz questões para o debate e compartilha material com os pares. | 6 a |
Nota e Conceito final: serão avaliados com nota de 0 a 100 nas atividades;
Nota = 80%
Nota | Conceito final |
---|---|
85 | A |
65 | B |
50 | C |
45 | D |
0 | F |
Toda semana haverá atividade que deverá ser entregue. Essa atividade conta para a avaliação e conta para a frequência. A frequência é considerada para efeito nas regras da avaliação recuperativa.
Tem direito a recuperação aqueles que foram aprovado com D ou reprovado com F, logo obtiveram frequência mínima. Embora não haja reprovação por falta a frequência será utilizada como critério necessário para a avaliação recuperativa.
A nota final é a média aritmética simples da notas do período regular e da avaliação recuperativa. Essa média será convertida para conceito de acordo com a tabela acima.
A prova será no final do quadrimestre.
Solvers para programação linear