Programação Matemática 2021 - 3

Professor Jair Donadelli --- email jair.donadelli 'arroba' ufabc. ...


Se está matriculado, atente para seu email institucional. Esta disciplina está no moodle.

Esta disciplina expõe ao aluno uma introdução à programação linear através da formulação, estruturação e solução de modelos matemáticos usados como instrumentos no processo de tomada de decisão em que as variáveis de decisão são contínuas e apresentam comportamento linear, tanto em relação às restrições quanto à função-objetivo. A "Programação" do nome é entendida no sentido de planejamento, um roteiro do qual a programação computacional pode ou não fazer parte.

Pré-requisito: Álgebra Linear e Geometria Analítica

ÍNDICE:

Programação da disciplina

Conteúdo resumido: Programação linear: Modelagem; Resolução Gráfica; Teoremas Básicos; O método Simplex; Dualidade; O método Dual-Simplex; Análise de sensibilidade.

SemanaTemaAtividades Teórico/Práticas
1Problemas de progamação linear 
2Modelagem 
3Resolução gráfica 
4Conjuntos convexosAvaliação
5Solução básica 
6Solução básica 
7Simplex 
8DualidadeAvaliação
9Dualidade 
10Análise de sensibilidade 
11Aplicações 
12 Avaliação
 Avaliação recuperativa 

Ementa

Introdução: revisões de álgebra linear e conjuntos convexos. Programação linear: modelagem; resolução gráfica; teoremas básicos; o método simplex; simplex revisado; dualidade; algoritmos primal-dual e dual-simplex; análise de sensibilidade. Programação Dinâmica.

Objetivos

Desenvolver nos alunos a capacidade de formular, estruturar e solucionar modelos matemáticos como instrumentos no processo de tomada de decisão.

Referências bibliográficas


R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?

Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics (uma tradução rápida e grosseira", segundo o tradutor, aqui).


Atendimento

O atendimento pelo professor se dará pelos meios eletrônicos.

Casos pessoais/particulares ou casos burocráticos devem ser encaminhados por email. As dúvidas sobre o conteúdo devem ser enviadas nos fóruns do Moodle e todos são encorajados (e avaliados por isso) a discutir e solucionar os problemas dos colegas. Devem ser observados os princípios básicos de cordialidade e respeito com os colegas.

Haverá um encontro semanal presencial no seguinte horário: 3ª as 20h20 no link disponível no AVA. Não haverá atividade síncrona além desse horário de atendimento.


Avaliação e Frequência

É esperado uma conduta ética por parte do aluno. Aqui e aqui se tem uma boa referência do que é esperado.

Qualquer indício de fraude em qualquer atividade avaliativa implica na reprovação do aluno e encaminhamento do caso para a comissão disciplinar.

Lembrando que a UFABC tem um código de ética que apregoa: Art. 25. Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes: I - fraudem avaliações; II - fabriquem ou falsifiquem dados; III - plageiem ou não creditem devidamente autoria; IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção; 24 V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.

As provas serão 3, nas semanas 4, 8 e 12. São avaliações individuais. Os critérios de avaliação incluem

  1. Apresentação clara, legível, discursiva, uniforme, objetiva e atenta às normas de correção ortográfica e gramatical (30%).
  2. Construção correta e em ordem dos argumentos (70%).
  3. Observância às orientações específicas da atividade e aos prazos de entrega.

Todo encaminhamento de atividade deve ser feito pelo moodle.

As participações nos fóruns são avaliadas de acordo com

 critériopontos
Não participaNão participa dos fóruns ou participa sem relevância.-10 a -1
Participação reativaParticipa esporadicamente sem aprofundamento, coerência teórica, sem autoria, sem trocas de ideias e diálogos, não traz questões para o debate, não compartilha material.0 a 5
Participação interativaO aluno participa dos fóruns com regularidade, aprofundamento, coerência, autoria, diálogo como os pares (coautoria), traz questões para o debate e compartilha material com os pares.6 a 10

Nota e Conceito final: serão avaliados com nota de 0 a 100 nas atividades;

Nota = 80%(média das provas) + 20%(média dos questionários) + Participação

NotaConceito final
85 < Nota 100A
65 < Nota 85B
50 < Nota 65C
45 < Nota 50D
0 < Nota 45F

Frequência

Toda semana haverá atividade que deverá ser entregue. Essa atividade conta para a avaliação e conta para a frequência. A frequência é considerada para efeito nas regras da avaliação recuperativa.

Recuperação

Tem direito a recuperação aqueles que foram aprovado com D ou reprovado com F, logo obtiveram frequência mínima. Embora não haja reprovação por falta a frequência será utilizada como critério necessário para a avaliação recuperativa.

A nota final é a média aritmética simples da notas do período regular e da avaliação recuperativa. Essa média será convertida para conceito de acordo com a tabela acima.

A prova será no final do quadrimestre.

  1. Plataformas digitais, Biblioteca UFABC
  2. AIMMS Modeling Guide - Linear Programming Tricks
  3. PuLP: A Linear Programming Toolkit for Python. Documentação ProgMat.ipynb (arquivo com exemplos)

Solvers para programação linear

Calendário acadêmico