2012 – Atual : Caracterização das Propriedades Dielétricas de Materiais

Descrição: Uma classificação familiar e conveniente que pode ser feita em todos os materiais é entre metal e isolante. Existem ainda alguns poucos materiais que podem se transformar de um em outro ou vice-versa, quando submetidos à substituição química, variações de pressão, campo magnético ou ainda temperatura. Neste contexto, o estudo do mecanismo de transporte e das propriedades dielétricas em materiais diversos é importante para aplicações tecnológicas e também para um melhor entendimento das propriedades físicas fundamentais da matéria. Esse projeto tem como objetivo estudar as contribuições resistivas, capacitivas e indutivas por meio de medidas de espectroscopia de impedância e polarização elétrica (curvas de histerese) em materiais poliméricos, cerâmicos, vítreos, magnéticos, supercondutores e ferroelétricos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (17) / Doutorado: (21) .

Integrantes: Jose Antonio Souza – Coordenador; vários pesquisadores e alunos de pós-graduação.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Cooperação.