2014-2017 – Electrical Property Characterization of Magneto-electric Materials

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa; Processo: 455092/2014-1

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Jose Antonio Souza – Coordenador.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2012 – 2014: Origem do magnetismo em materiais nanoestruturados

Descrição: Grandes esforços têm sido envidados na obtenção de materiais magnetoelétricos nanoestruturados. Além da ciência básica, esse materiais são muito atrativos nas industrias eletrônica, conversão de energia, mídia de gravação, e principalmente spintrônica devido sua escala nanométrica. Funcionalidades baseadas em propriedades semicondutoras unidas a ordem ferromagnética têm sido o grande objetivo na área de spintrônica. Acredita-se que todos os óxidos de metais em escala nanométrica exibem ferromagnetismo na temperatura ambiente o qual desaparece em escalas macroscópicas. Dentro desse contexto, o objetivo desse projeto é estudar as propriedades físicas de óxidos de metais de transição em escala nanométrica (nanofios e nanopartículas) focando principalmente na origem do ferromagnetismo e da ferroeletricidade..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa; Processo : 485405/2011-3

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antonio Souza – Coordenador.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2008 – 2010: Síntese e Caracterização de Materiais com Propriedades Físicas Interessantes.

Descrição: O projeto de pesquisa científico proposto contempla um estudo sistemático das propriedades térmicas e de transporte elétrico em diversos sistemas de interesse. (1) Estudo de sistemas com propriedades físicas fortemente correlacionadas com ênfase em transições de fase e fenômenos críticos. Neste sistema, duas famílias de óxidos são de interesse imediato: manganitas – com propriedades magnéticas (spin), eletrônicas (carga) e estruturais (rede cristalina) fortemente correlacionadas; multiferrôicos que apresentam coexistência de ordem magnética e elétrica, com possível acoplamento entre elas; (2) Complexos orgânicos dopados com metais de transição. (3) Nanoparticulas magnéticas e metálicas embebidas em polímeros.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa; Processo: 471863/2008-4

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Jose Antonio Souza – Coordenador.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro. Número de orientações: 2