O Prof. Souza está credenciado, podendo orientar alunos de mestrado e doutorado, em dois programas de pós-graduação da UFABC: Programa de pós-graduação em Física e Nanociências e Materiais Avançados. Abaixo são elencadas as orientações em andamento. Ao final da página os alunos que já concluíram algum projeto no grupo.

 

Iniciação Científica

isabela2Isabela Coutinho. Projeto de pesquisa: Nano e microestruturas tubulares de óxido de alumínio. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia).

Bolsa CNPq

 

 

 

 

 

Nível Mestrado

 

Emerssom

Emersson Espinosa Velez iniciou no programa de Mestrado em Física da UFABC no início de 2014. Seu projeto envolve estudos em materiais multiferróicos e sensores de gás. Bolsa: Capes. O aluno Emersson conclui seu mestrado em Março de 2016.

 

 

 

 

 

Nível de Doutorado

Cesar

Cesar Diaz Pomar iniciou o doutorado no final de 2014. Seu projeto tem como objetivo obter um melhor entendimento acerca da origem de magnetismo em materiais nanoestruturados como nanofios, nanopatículas, etc.. Bolsa: Capes.

 

 

 

 

 

20160503_115751~2

Cynthia Marina Rivaldo Gómez iniciou o Mestrado em 2013 na área de nanociência e nanotecnologia. No início de de 2015 apresentou sua dissertação intitulada “Nano/micro estruturas hierárquicas de ZnO: síntese, propriedades morfológicas, estruturais e de transporte elétrico”. No mês de Março iniciou o doutorado dando continuidade a essa mesma linha de pesquisa. Bolsa: FAPESP

 

 

 

 

 

 

Supervisão de pós-doutorado

Gabriel

Gabriel Adolfo Cabrera Pasca iniciou um programa de pós-doutoramento em 2014 e concluiu o projeto no final de 2015 com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

 

 

 

 

 

 

Lista de orientações concluídas

 

Dissertação de mestrado
4. Elton Francisquini. Caracterização das Propriedades Morfológicas, Estruturais e Magnéticas de Nanopartículas Fe3O4 e Fe2CoO4 em Matriz orgânica. 2013. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) – Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

3. Cynthia Marina Rivaldo Gómez. Nano/micro estruturas hierárquicas de ZnO: síntese, propriedades morfológicas, estruturais e de transporte elétrico.. 2013. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

2. Bruno Barros Cunha. Propriedades Estruturais e Morfológicas de Nanoestruturas de Peptídeo. 2009. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) – Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

1. Fabian Enrique Nima Ramírez. Estudo das propriedades termodinâmicas e de transporte elétrico em manganitas. 2009. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

Tese de doutorado

Fabian

2. Fabian Enrique Nima Ramirez apresentou tese de doutorado em março de 2015. Título: ESTUDO DE SISTEMAS COM PROPRIEDADES FÍSICAS FORTEMENTE CORRELACIONADAS. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

1. Benjamin D. White. Magnetic, transport, and thermodynamic prorpeties of single crystal CaMn2O4. 2009. Tese (Doutorado em Physics) – Montana State University, montana state university. Coorientador: Jose Antonio Souza.

 

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1. Paula M. G. Leal Ferreira. Transições de fase magnéticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

Iniciação científica
8. Gustavo Vermelho. Fabricação de um aparato para síntese de nanofios através de oxidação térmica. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia).
7. João Carlos Duarte Caprera. Estudo de nanopartículas magnéticas aplicadas em tratamento de câncer através de hipertermia. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia).
6. Rodrigo Vinicius Lunardi. Construção e automatização de um sistema de medidas elétricas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

5. Paula M. G. Leal Ferreira. Comportamento assintotico em transições de fase magnéticas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

4. Danitza Karla Armane. Estudo de Transições de Fase. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

3. Pedro Martins Feliciano. Estudo das propriedades de transporte elétrico em manganitas.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

2. Leonardo de Avellar Frederico. Estudo das propriedades estruturais no sistema Pr1-xCaxMnO3.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

 

1. Brandon McGuire. Construção de um sistema para medir expansão térmica em altas temperaturas. 2006. Iniciação Científica – Montana State University. Orientador: Jose Antonio Souza.