BCM0505-15 - Processamento da Informação (Prática) Primeiro Quadrimestre de 2020
- Turma(s):
- Professor: Maycon Sambinelli
- E-mail: m.sambinelli@ufabc.edu.br
- 💡 Caixa de Sugestões
Avisos importantes
- 🆕 07/04 - Caros alunos, no dia 06/04 foi aprovado pela UFABC o plano de Estudos Continuados Emergenciais (ECE). Nessa regulamentação a UFABC autoriza e define as regras para darmos continuidade aos nossos estudos na modalidade de ensino a distância. Pelo calendário definido pela UFABC, voltaremos as nossas atividades a partir do dia 20/04. Em breve disponibilizarei as ferramentas que usaremos para aulas e plantões de atendimento (estou aceitando recomendações).
- 21/03 - Como todos devem estar cientes, as aulas continuam suspensas até o dia 29/03 devido a pandemia de Corona Vírus. Eu colocarei uma aviso aqui sobre qualquer novidade com relação à volta as aulas (assim que obter um posicionamento da reitoria). Existe a possibilidade de que voltemos na modalidade de educação à distância, mas, no momento, essa é apenas uma das soluções possíveis que estão sendo consideradas pela reitoria. Caso precisem comunicar-se comigo, tirar alguma dúvida sobre a matéria e etc, não exitem em entrar em contato via e-mail. Isso é tudo por enquanto.
- 19/02 - Adicionado material de apoio para a lista 1
- 19/02 - Mudança no horário de atendimento
- 10/02 - Página da disciplina no ar.
Dias, horários e locais das aulas
Teóricas
- Quartas 8h-10h (Quinzenal I) – Sala A-105-0
- Sextas 10h-12h – Sala A-105-0
Práticas
- Terças-feiras, das 8h às 10h – Sala L603
Dias, horários e local de atendimento
- Segundas-feiras, das 18h às 20h, com o prof. Maycon, na sala 518-2 do bloco A.
- Quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, com o prof. Maycon, na sala 518-2 do bloco A.
- Sextas-feiras, das 14h às 16h, com o prof. Jesús, na sala 517-2 do bloco A.
Hora | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
8h | Aula Lab | Aula (Q1) | |||
9h | Aula Lab | Aula (Q1) | |||
10h | Aula | ||||
11h | Aula | ||||
12h | |||||
13h | |||||
13h30 | Maycon | ||||
14h | Maycon | Jesús | |||
14h30 | Jesús | ||||
15h | Jesús | ||||
16h | |||||
17h | |||||
18h | Maycon | ||||
19h | Maycon | ||||
20h | |||||
21h | |||||
22h |
Nesse horários não é preciso confirmar ou marcar, apenas apareça! (Traga seu código em um pendrive ou mesmo seu notebook para as dúvidas relacionadas a implementação.). Caso não possa comparecer em nenhum dos horários disponíveis, me avise por e-mail para combinarmos uma solução alternativa.
Objetivos
Créditos T-P-I: 3-2-5
Apresentar os fundamentos sobre manipulação e tratamento da Informação, principalmente por meio da explicação e experimentação dos conceitos e do uso prático da lógica de programação.
Que o aluno seja capaz de compreender os conceitos fundamentais a respeito da manipulação e tratamento da Informação. Que o aluno entenda a lógica de programação de computadores e adquira a habilidade prática de desenvolver algoritmos básicos para modelar e solucionar problemas de natureza técnico-científica, independentemente de uma linguagem onde um paradigma de programação específicos.
Ementa da disciplina
Introdução a algoritmos. Variáveis e tipos de dados. Operadores aritméticos, lógicos e precedência. Métodos/Funções e parâmetros. Estruturas de seleção. Estruturas de repetição. Vetores. Matrizes. Entrada e saída de dados. Depuração. Melhores práticas de programação.
(Disponível na pg. 71 do projeto pedagógico.)
Recomendação
Disciplinas: Bases Computacionais da Ciência
Bibliografia e outros materiais
Outros
Ferramentas
- Repl.it - Python3
- Spyder IDE
- Windows (via Anaconda)
- Ubuntu:
sudo apt-get install spyder3
- Debian (Unstable):
sudo apt-get install spyder3
- Arch Linux:
sudo pacman -S spyder
- Outros
- Python Tutor
Cronograma e notas de aula
Aula | Data | Tópicos |
---|---|---|
1 | 11/fev | Apresentação, Ambiente de trabalho, Programas sequenciais |
2 | 18/fev | Estruturas de seleção - Parte 1 |
3 | 03/mar | Estruturas de seleção - Parte 2 / repetição Parte 1 |
4 | 10/mar | Estruturas de repetição - Parte 2 |
5 | 17/mar | P1 |
6 | 24/mar | Vetores - Parte 1 |
7 | 31/mar | Vetores - Partes 2 e 3 |
8 | 07/abr | Matrizes - Parte 1a |
9 | 14/abr | Matrizes - Parte 1b |
21/abr | Feriado: Tiradentes | |
10 | 28/abr | Recursão |
11 | 06/mai | P2 |
12 | 13/mai | SUB |
Critérios de avaliação regular
- A avaliação da disciplina será constituida da soma ponderada das notas finais das provas teóricas (T), práticas (P) e listas de exercícios (L).
- Sua média final (MF) antes da recuperação será MF = .35 * T + .35 *
P + .3 L, onde
- T é a média aritmética da nota das duas provas teóricas
- P é a média aritmética da nota das duas provas práticas
- L é a médias aritmética da nota das listas de exercícios
- (0 ≤ T, P, L ≤ 10)
- Seu conceito final será:
- A, se MF ≥ 9.0
- B, se 7.5 ≤ MF < 9.0
- C, se 6.0 ≤ MF < 7.5
- D, se 5.0 ≤ MF < 6.0
- F, se MF < 5.0
- O, se ausência total exceder 25%
Mecanismo de recuperação
- A recuperação será aplicada apenas aos alunos que tiverem conceito final D ou F e cujas ausências não excederem 25% da quantidade de aulas.
- A nota obtida na prova de recuperação (NR) será usada obter a nota
final com recuperação (NFR), que consiste na média:
NFR = max {MF, (MF + NR) / 2}
Mecanismos de avaliação substitutivos
A prova substitutiva será aplicada ao aluno que possuir justificativa de ausência em uma das provas. A listagem dos documentos aceitos como justificativa consta na resolução ConsEPE n° 181. A nota obtida na prova substitutiva necessariamente substituirá a prova para a qual o aluno tem justificativa. A data para realização da prova substitutiva deverá ser combinada com o professor por e-mail o quanto antes, assim que o aluno estiver em condições de realizá-la.
Notas
Plágio
Entre outros, o código de ética da UFABC estabelece em seu artigo 25 que é eticamente inaceitável que os discentes:
- fraudem avaliações,
- fabriquem ou falsifiquem dados,
- plagiem ou não creditem devidamente autoria,
- aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção,
- vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.
Muitos ainda têm dúvidas sobre a interpretação das regras definidas pelo Código de Ética da UFABC. Por esta razão, diversos professores elaboraram um documento (disponível aqui) com vários exemplos e esclarecendo a interpretação das regras acima. Abaixo uma versão resumida, que não substitui de modo algum sua leitura. Sempre consulte o documento completo ou converse com o seu professor em caso de dúvidas!
- Regra 1: Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
- Regra 2: Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
- Regra 3: Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.
- Nós encorajamos fortemente que você procure outras pessoas quando houver a necessidade. Discuta o problema e possíveis ideias para soluções, mas elabore sua própria solução, por conta própria.
- Qualquer violação às regras descritas acima implicará em descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F.
- Possível denúncia à Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação, a qual decidirá sobre a punição adequada à violação que pode resultar em advertência, suspensão ou desligamento, de acordo com os artigos 78-82 do Regimento Geral da UFABC.