BCM0505-15 - Processamento da Informação (Prática) Primeiro Quadrimestre de 2020


Avisos importantes

  • 🆕 07/04 - Caros alunos, no dia 06/04 foi aprovado pela UFABC o plano de Estudos Continuados Emergenciais (ECE). Nessa regulamentação a UFABC autoriza e define as regras para darmos continuidade aos nossos estudos na modalidade de ensino a distância. Pelo calendário definido pela UFABC, voltaremos as nossas atividades a partir do dia 20/04. Em breve disponibilizarei as ferramentas que usaremos para aulas e plantões de atendimento (estou aceitando recomendações).
  • 21/03 - Como todos devem estar cientes, as aulas continuam suspensas até o dia 29/03 devido a pandemia de Corona Vírus. Eu colocarei uma aviso aqui sobre qualquer novidade com relação à volta as aulas (assim que obter um posicionamento da reitoria). Existe a possibilidade de que voltemos na modalidade de educação à distância, mas, no momento, essa é apenas uma das soluções possíveis que estão sendo consideradas pela reitoria. Caso precisem comunicar-se comigo, tirar alguma dúvida sobre a matéria e etc, não exitem em entrar em contato via e-mail. Isso é tudo por enquanto.
  • 19/02 - Adicionado material de apoio para a lista 1
  • 19/02 - Mudança no horário de atendimento
  • 10/02 - Página da disciplina no ar.

Dias, horários e locais das aulas

Teóricas

  • Quartas 8h-10h (Quinzenal I) – Sala A-105-0
  • Sextas 10h-12h – Sala A-105-0

Práticas

  • Terças-feiras, das 8h às 10h – Sala L603

Dias, horários e local de atendimento

  • Segundas-feiras, das 18h às 20h, com o prof. Maycon, na sala 518-2 do bloco A.
  • Quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, com o prof. Maycon, na sala 518-2 do bloco A.
  • Sextas-feiras, das 14h às 16h, com o prof. Jesús, na sala 517-2 do bloco A.
Hora Seg Ter Qua Qui Sex
8h   Aula Lab Aula (Q1)    
9h   Aula Lab Aula (Q1)    
10h         Aula
11h         Aula
12h          
13h          
13h30       Maycon  
14h       Maycon Jesús
14h30         Jesús
15h         Jesús
16h          
17h          
18h Maycon        
19h Maycon        
20h          
21h          
22h          

Nesse horários não é preciso confirmar ou marcar, apenas apareça! (Traga seu código em um pendrive ou mesmo seu notebook para as dúvidas relacionadas a implementação.). Caso não possa comparecer em nenhum dos horários disponíveis, me avise por e-mail para combinarmos uma solução alternativa.

Objetivos

Créditos T-P-I: 3-2-5

Apresentar os fundamentos sobre manipulação e tratamento da Informação, principalmente por meio da explicação e experimentação dos conceitos e do uso prático da lógica de programação.

Que o aluno seja capaz de compreender os conceitos fundamentais a respeito da manipulação e tratamento da Informação. Que o aluno entenda a lógica de programação de computadores e adquira a habilidade prática de desenvolver algoritmos básicos para modelar e solucionar problemas de natureza técnico-científica, independentemente de uma linguagem onde um paradigma de programação específicos.

Ementa da disciplina

Introdução a algoritmos. Variáveis e tipos de dados. Operadores aritméticos, lógicos e precedência. Métodos/Funções e parâmetros. Estruturas de seleção. Estruturas de repetição. Vetores. Matrizes. Entrada e saída de dados. Depuração. Melhores práticas de programação.

(Disponível na pg. 71 do projeto pedagógico.)

Recomendação

Disciplinas: Bases Computacionais da Ciência

Cronograma e notas de aula

Aula Data Tópicos
1 11/fev Apresentação, Ambiente de trabalho, Programas sequenciais
2 18/fev Estruturas de seleção - Parte 1
3 03/mar Estruturas de seleção - Parte 2 / repetição Parte 1
4 10/mar Estruturas de repetição - Parte 2
5 17/mar P1
6 24/mar Vetores - Parte 1
7 31/mar Vetores - Partes 2 e 3
8 07/abr Matrizes - Parte 1a
9 14/abr Matrizes - Parte 1b
  21/abr Feriado: Tiradentes
10 28/abr Recursão
11 06/mai P2
12 13/mai SUB

Critérios de avaliação regular

  • A avaliação da disciplina será constituida da soma ponderada das notas finais das provas teóricas (T), práticas (P) e listas de exercícios (L).
  • Sua média final (MF) antes da recuperação será MF = .35 * T + .35 * P + .3 L, onde
    • T é a média aritmética da nota das duas provas teóricas
    • P é a média aritmética da nota das duas provas práticas
    • L é a médias aritmética da nota das listas de exercícios
    • (0 ≤ T, P, L ≤ 10)
  • Seu conceito final será:
    • A, se MF ≥ 9.0
    • B, se 7.5 ≤ MF < 9.0
    • C, se 6.0 ≤ MF < 7.5
    • D, se 5.0 ≤ MF < 6.0
    • F, se MF < 5.0
    • O, se ausência total exceder 25%

Mecanismo de recuperação

  • A recuperação será aplicada apenas aos alunos que tiverem conceito final D ou F e cujas ausências não excederem 25% da quantidade de aulas.
  • A nota obtida na prova de recuperação (NR) será usada obter a nota final com recuperação (NFR), que consiste na média:
    NFR = max {MF, (MF + NR) / 2}

Mecanismos de avaliação substitutivos

A prova substitutiva será aplicada ao aluno que possuir justificativa de ausência em uma das provas. A listagem dos documentos aceitos como justificativa consta na resolução ConsEPE n° 181. A nota obtida na prova substitutiva necessariamente substituirá a prova para a qual o aluno tem justificativa. A data para realização da prova substitutiva deverá ser combinada com o professor por e-mail o quanto antes, assim que o aluno estiver em condições de realizá-la.

Notas

Plágio

Entre outros, o código de ética da UFABC estabelece em seu artigo 25 que é eticamente inaceitável que os discentes:

  1. fraudem avaliações,
  2. fabriquem ou falsifiquem dados,
  3. plagiem ou não creditem devidamente autoria,
  4. aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção,
  5. vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.

Muitos ainda têm dúvidas sobre a interpretação das regras definidas pelo Código de Ética da UFABC. Por esta razão, diversos professores elaboraram um documento (disponível aqui) com vários exemplos e esclarecendo a interpretação das regras acima. Abaixo uma versão resumida, que não substitui de modo algum sua leitura. Sempre consulte o documento completo ou converse com o seu professor em caso de dúvidas!

  • Regra 1: Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
  • Regra 2: Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
  • Regra 3: Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.
  • Nós encorajamos fortemente que você procure outras pessoas quando houver a necessidade. Discuta o problema e possíveis ideias para soluções, mas elabore sua própria solução, por conta própria.
  • *Qualquer violação às regras descritas acima implicará em descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F.*
  • Possível denúncia à Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação, a qual decidirá sobre a punição adequada à violação que pode resultar em advertência, suspensão ou desligamento, de acordo com os artigos 78-82 do Regimento Geral da UFABC.