Bad Math
Esta é uma página dedicada à má matemática: porque às vezes ela pode ser mais instrutiva que a boa.
No restante dessa página você encontrará algumas "demonstrações" de alguns fatos absurdos, como, por exemplo, que \(1 = -1\). Na sequência de cada "demonstração", discutirei qual foi o argumento falho nela. Antes de ler minha análise, veja se você consegue descobrir sozinho!
1 = -1
Teorema \(-1 = 1\).
Demonstração. Note que
\[-1 = (-1)^1 = (-1)^{\frac{2}{2}} = ((-1)^2)^{\frac{1}{2}} = 1^{\frac{1}{2}} = 1.\]
Canelada
O problema está no passo da segunda igualdade, onde fazemos \((-1)^1 = (-1)^{\frac{2}{2}}\). Sim, é verdade que \(1 = \frac{2}{2}\), mas precisamos tomar um cuidado extra quando estamos lidando com números racionais (frações) no expoente. Para que todas as leis de potenciação funcionem para expoentes racionais, a definição de \(a^{\frac{b}{c}}\) exige que \(a\) seja um número não negativo sempre que \(c\) for um número par. Então o valor de \((-1)^{\frac{2}{2}}\) não está definido!
\(\lim_{n \to \infty} \frac{n^3}{n^3} = 0\)
Teorema \[\lim_{n \to \infty} \frac{n^3}{n^3} = 0\]
Demonstração.
Note que
Canelada
Espero que você tenha percebido que há alguma coisa de estranho na demonstração acima, pois \(\frac{n^3}{n^3} = 1\) e \(\lim_{n \to \infty} 1 = 1\).
Vamos lembrar do que sabemos de cálculo. Sabemos que \(\lim_{n \to \infty} [f(n) + g(n)] = \lim_{n \to \infty} f(n) + \lim_{n \to \infty} g(n)\), mas que essa propriedade só pode ser usada se os limites de \(f(n)\) e \(g(n)\) existem. Bom… \(\lim_{n \to \infty} n^2/n^3 = 0\), então o limite existe e, usando o teorema múltiplas vezes, temos que a segunda igualdade é verdade, certo? Errado.
O problema surge aqui porque a quantidade de termos na sequência
\[\lim_{n \to \infty} \frac{n^2}{n^3} + \lim_{n \to \infty} \frac{n^2}{n^3} + \cdots + \lim_{n \to \infty} \frac{n^2}{n^3} \]
também está crescendo conforme \(n \to \infty\). Como a quantidade de termos da soma também está crescendo, não podemos usar que o limite da soma é a soma dos limites. Podemos aplicar essa propriedade apenas quando temos a soma de um número finito de elementos.
Todos os cavalos são brancos
Teorema Todos os cavalos são brancos. Demonstração. TODO