Instalação via o Anaconda


A maneira mais fácil de instalar os softwares necessários para acessar o conteúdo das aulas no seu computador pessoal é instalando o pacote Anaconda, disponível para download no site https://www.continuum.io/downloads. Clique nesse link, vá até a seção correspondente ao seu sistema operacional, e selecione Python 3.6.

Instalação via o gerenciador de pacotes


Vamos supor que você esteja usando uma distribuição do GNU/Linux que seja o Ubuntu ou uma distribuição derivada do Ubuntu.

Abra um terminal (pelo menu ou digitando Ctrl+Alt+T).

Primeiro, certifique-se de que o repositório universe está habilitado e atualize a lista de pacotes instaláveis. Isso pode ser feito com os comandos:

	sudo add-apt-repository universe
	sudo apt-get update 

Depois instale os seguintes pacotes:

	sudo apt-get install python3-setuptools python3-pip libfreetype6-dev python-dev -y
	sudo apt-get install pandoc texlive-latex-base texlive-xetex \
	    texlive-fonts-recommended texlive-generic-recommended -y  

Os pacotes instalados na segunda linha são necessários se você quiser ter a opção de gerar arquivos .pdf a partir de arquivos notebook .ipynb.

Finalmente, atualize o pip e instale o Jupyter e a biblioteca matplotlib.

	sudo -H pip3 install --upgrade pip 
	sudo -H pip3 install jupyter notebook matplotlib  

Jupyter Notebook


Para fazer as atividades desta unidade, vamos usar um software chamado Jupyter Notebook.

No laboratório onde você assite às aulas, supondo que você esteja usando o Linux, basta abrir um terminal  – através do menu lateral ou teclando Ctrl+Alt+T – e digitar:

	jupyter notebook   

Se você está no seu computador pessoal e tem o Anaconda instalado no Windows, é só abrir Programas » Anaconda » Jupyter Notebook.

Aguarde a inicialização do servidor e a abertura de uma aba no navegador com o Jupyter Home.

 

 

Se você obteve sucesso até este ponto, ignore a próxima seção.

Alternativas


O ideal mesmo é você usar o Jupyter Notebook instalado ne sua máquina para fazer as atividades, pois é identico ao ambiente usando nas aulas, é mais rápido e dispensa o uso da internet.

Se você não tiver sucesso ao instalar o Jupyter no seu computador, você tem algumas alternativas.

  1. Você pode usar um servidor online do Jupyter Notebook chamado https://tmpnb.org/. Após abrir o link, faça o upload do notebook usado nas aulas e prossiga como se você tivesse aberto o Jupyter Notebook pelo Anaconda. 
  2. Outra opção seria utilizar um servidor do Jupyter Notebook que configuramos na UFABC. Como é um servidor com recursos muito limitados, você deve mandar uma mensagem ao professor responsável solicitando o acesso a esse servidor, e ele lhe enviará uma mensagem contendo as instruções.
  3. Você também pode baixar a IDE PyCharm que possui uma versão gratuita para uso pessoal. Nessa IDE, você poderá fazer programas em Python, mas não conseguirá abrir diretamente o notebook usado nas aulas. Nesse caso, para visualizar o notebook, use a versão HTML disponibilizada no site.

Atenção: ao usar qualquer servidor de notebooks remoto, procure baixar uma cópia do seu trabalho com frequência através do menu File » Download as » IPython Notebook (.ipynb).

 

Contato

Prof. Daniel M. Martin
Centro de Matemática Computação e Cognição
Universidade Federal do ABC
Sala 536-2, Torre 2, Bloco A, Santo André, SP
my email
my phone number