Pós-graduação

Programa de pós-graduação em evolução e diversidade da UFABC

(http://propg.ufabc.edu.br/evodiv/)

Neste programa de pós-graduação, ministro(ei) as seguintes disciplinas:

 

Biossistemática vegetal

Ementa:
Biologia evolutiva de plantas. Genecologia. Variação e evolução vegetal. Espécies e especiação: mecanismos de isolamento, hibridização, poliploidização, aterações cromossômicas. Sistemas de reprodução: expressão sexual, incompatibilidade, endocruzamento e autogamia, agamospermia. Taxonomia experimental: emprego de técnicas de biologia reprodutiva, citogenética, morfometria e marcadores micromoleculares (genéticos e químicos) na sistemática. 1- Introdução ao estudo da variação. 2- Genecologia I - Plasticidade; Variação intraespecífica e ecótipos. 3- Genecologia II - Hierarquia e taxonomia; Experimentação; Variação em pequena escala e efeitos da seleção. 4- Genecologia III - Marcadores genéticos e parâmetros populacionais. 5- Sistemas de reprodução I - Expressão sexual. 6- Sistemas de reprodução II - Incompatibilidade. 7- Sistemas de reprodução III - Endocruzamento e autogamia. 8- Sistemas de reprodução IV - Agamospermia. 9- Alterações cromossômicas. 10- Mecanismos de isolamento. 11- Especiação. 12- Poliploidia I - Tipos básicos. 13- Poliploidia II - Complexos poliplóides. 14- Apresentação de seminários. 15- Discussão - A natureza de espécies. 

TPI: 4-0-8

Bibliografia:

Avise, J. C. 1994. Molecular markers, natural history and evolution. Chapman & Hall, London.
Avise, J. C. 2000. Phylogeography: the history and formation of species. Harvard University Press, Cambridge.
Briggs, D.; Walters, S. M. 1997. Plant variation and evolution, 3 ed. Cambridge University Press, Cambridge.
Coyne, J. A.; Orr, H. A. 2004. Speciation. Sinauer, Sunderland.
Grant, V. 1981. Plant speciation, 2 ed. Columbia University Press, New York.
Guerra, M. S. 1988. Introdução à citogenética geral. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Howard, D. J.; Berlocher, S. H. 1998. Endless forms: species and speciation. Oxford University Press, Oxford.
King, M. 1993. Species evolution: the role of chromosome change. Cambridge University Press, Cambridge.
Levin, D. A. 2000. The origin, expansion and demise of plant species. Oxford University Press, New York.
Otte, D.; Endler, J. A. 1989. Speciation and its consequences. Sinauer, Sunderland.
Richards, A. J. 1997. Plant breeding systems, 2a. ed. Chapman & Hall, London.
Soltis, P. S.; Soltis, D. E.; Doyle, J. J. 1992. Molecular systematics of plants. Chapman & Hall, London.
Stace, C. 1992. Plant taxonomy and biosystematics, 2a. ed. Cambridge University Press, Cambridge.
Templeton, A. R. 2006. Population genetics and microevolutionary theory. Wiley, Hoboken.

 

Ecologia marinha

Ementa:
Introdução a conceitos básicos de biologia marinha, incluindo a caracterização físico-química dos oceanos e as principais interações tróficas relacionadas ao fluxo de energia e matéria entre os organismos. Distribuição horizontal e vertical dos organismos e sua relação com fatores bióticos e ambientais. Exemplos de trabalhos científicos no campo e discussão sobre as principais questões atuais referentes à conservação marinha. 1-Características físico-químicas dos oceanos (temperatura, salinidade, correntes e marés). 2-Divisões do ambiente marinho e costeiro (distribuição geográfica dos ambientes de substratos consolidados – ambientes recifais rochosos e coralíneos; substratos inconsolidados – ambientes lodosos, arenosos e cascalhosos; estuários e manguezais; repartição espacial das comunidades, biogeografia e zonação). 3-Métodos de estudo, coleta e registro de dados no campo (incluindo estudos subaquáticos e amostragens). 4-Diversidade e ecologia de organismos planctônicos (produtividade primária e sustentação dos níveis tróficos superiores). 5- Diversidade e ecologia de organismos nectônicos. 6-Diversidade e ecologia de organismos bentônicos. 7- Comunidades abissais. Fossas termais. 8-Ecologia trófica (comparação com ecossistemas terrestres). 9-Áreas Marinhas Protegidas (metapopulações e dispersão larval). 10- Impactos humanos recentes e conservação marinha.

TPI: 3-1-8

Bibliografia:

 

Bertness, M. D.; Gaines, S. D.; Hay M. E. 2001. Marine community ecology. Sinauer, Sunderland.
Brusca, R. C.; Brusca G. J. 2007. Invertebrados, 2 ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Crespo, R.; Soares, A. 2009. Biologia marinha, 2 ed. Interciência, Rio de Janeiro.
Helfman, G. S.; Collette B. B.; Facey, D. E.; Bowen, B. W. 2009. The diversity of fishes: biology, evolution, and ecology, 2 ed. Wiley-Blackwell, Oxford.
Kardong, K. V. 2011. Vertebrados: anatomia comparada, Função e Evolução, 5 ed. Roca, São Paulo.
Kritzer, J. P.; Sale, P. F. 2006. Marine metapopulations. Elsevier, Burlington.
Levinton, J. S. 2008. Marine biology: function, biodiversity, ecology, 3 ed. Oxford University Press, New York.
Murray, S. N; Ambrose, R.; Dethier, M. N. 2006. Monitoring rocky shores. University of California Press, Berkeley.
Nybakken, J. W. 2004. Marine biology: and ecological approach. 6th ed. Benjamin Cummings, Menlo Park.
Pough, F. H.; Janis, C. M.; Heiser, J. B. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª ed. Atheneu, São Paulo.
Reviers, B. 2006. Biologia e filogenia das algas. Artmed, Porto Alegre.
Ruppert, E. E.; Fox, R. S.; Barnes, R. D. 2005. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva, 7 ed. Roca, São Paulo.
Sale, P. F. 1991. The ecology of fishes on coral reefs. Academic Press, New York.
Sale, P. F. 2002. Coral reef fishes: dynamics and diversity in a complex ecosystem. Academic Press, New York.

 

 


Programa de pós-graduação em ensino e história das Ciências e da Matemática da UFABC

(https://sites.google.com/site/pehfcm/home)

Neste programa de pós-graduação, ministro(ei) as seguintes disciplinas:

 

 

Seminários I

 Créditos: 6.0 (2T e 4I)

Para todas as linhas de Pesquisa

Ementa

Discussão de temas atuais e tendências em diversas áreas de pesquisas em Educação e História das Ciências e Matemática pela apresentação de seminários por docentes da universidade e convidados externos.

 

Bibliografia

ALVES-MAZOTTI, A., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, Pioneira, 1998.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Thomson, 2004.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Cad. Bras. Ens. Fís., 21: 145-175, 2004.

ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH Editora, 2003.

ARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

  

Pesquisa em Educação ambiental

Créditos: 12.0
12 créditos (4T e 8I)

Ementa

Aulas teóricas: Conceitos, princípios e pensamentos norteadores da Educação Ambiental. Principais documentos da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Educação ambiental em unidades de conservação. Projetos de educação ambiental: formas de ação coletiva de redução do impacto humano ao ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental. Aulas práticas: aprendizagem de técnicas de avaliação e análise de dados em EA, apresentação de seminários sobre artigos de pesquisa em educação ambiental, trabalhos em grupo e saídas de campo.

 

Bibliografia

BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, I.C.M.; GRUM, M.;TRAJBER, R. Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2009.

GAUDIANO, E. G. Educação Ambiental. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2006.

GUIMARÃES, M. (org.) Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, SP: Papirus, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental, gestão pública, movimentos sociais e formação humana. São Carlos: RIMA, 2009.

LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R. S. (orgs). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

MANZOCHI, L. H. Reflexões sobre o potencial educativo de alguns recursos didáticos do campo teórico-metodológico de “conflito socioambiental” na formação continuada de professores em educação ambiental. REU, Sorocaba, SP, v. 35, n. 2, p. 185-208, dez. 2009.

PHILIPPI JR., A. & PELICIONI, M. C. F.(orgs) Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus, 2004.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2004.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção Questões de Nossa Época)

REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1999.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental. Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais . São Paulo: SMA / CPLEA, 2005.

SATO, M. & CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto alegre: Artmed, 2005.