Bases Matemáticas

 

© Nelson José Rodrigues Faustino

 

Informes

 

12 de março de 2018: Notas e Conceitos dos alunos que compareceram nas provas de recuperação já foram lançados no site da PROGRAD.

 

 

Bibliografia

 

Principal

·       HOUSTON K. (2009) –  How to think like a mathematician: A companion to undergraduate mathematics. Cambridge University Press.

·       MALTA, I., PESCO, S., & LOPES, H. (2002) Cálculo a uma Variável, Uma Introdução ao Cálculo. Rio de Janeiro. Editora PUC-RIO/Loyola.

·       SIBLEY, T. Q. (2008)  The foundations of mathematics. John Wiley & Sons.

·       STEWART, J. (2005) – Cálculo volume I. Cengage Learning.

·       STEWART, J. , REDLIN, L., & WATSON S. (2009) Precalculus. Cengage Learning.

 

Complementar

·       APOSTOL T. M (1975) – Calculus, volume I, Wiley & Sons.

·       Bases Matemáticas – Armando Caputi, Daniel Miranda.

·        BOULOS P. (1999) –  Pré-calculo, MAKRON Books do Brasil Editora Lda.

·       FAINGUELERNT, E. K., & GOTTLIEB, F. C. (2007) Guia de Estudos de Matemática, Relações e Funções. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.

·       GUIDORIZZI, H. L (2001) – Um curso de cálculo, vol I, Editora LTC.

·       IEZZI, G., MURAKAMI, C., HAZZAN, S., & DOLCE, O. (1995) Fundamentos de matemática elementar. vols 1, 2, 3 & 8, Atual.

·       LARSON R., & EDWARDS B. H. (2009) Calculus I with Pre-Calculus, A one-year course. Cengage Learning.

 

Horários e Turmas


Turma A – Diurno (STA)

3as. feiras  | 17:00-19:00 | Sala S-207-0.
6as. feiras  | 17:00-19:00 | Sala S-207-0.

Atendimento e Monitorias


Na tabela abaixo constam os horários, as salas dos nomes dos monitores de Bases Matemáticas em Santo André, assim como o meu horário de atendimento neste quadrimestre.

O aluno tem total liberdade de escolher o monitor/docente com quem pretende tirar dúvidas, assim como o Campus onde pretende ir nas monitorias. Os horários e salas das monitorias do Campus de São Bernardo apenas se encontram disponíveis na página do Gradmat http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/bm/monitorias/.

 

 

 

Santo André:

 

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

14h-15h

 

Alexia

(monitor)
S-208-0

 

 

 

Igor & Diego

(monitor)
S-208-0

15h-16h

 

Alexia

(monitor)
S-208-0
 

 

 

 

Igor & Diego

(monitor)
S-208-0

 

Nelson

(docente)

S-518-2

16h-17h

 

Gabriel

(monitor)
S-308-3


Beatriz & Victor
(monitores)
S-308-3

 

 

Nelson

(docente)

S-518-2

 

Carla

(monitor)
S-308-3
 


Nelson

(docente)

S-518-2

17h-18h


Gabriel

(monitor)
S-308-3
 

 


Beatriz & Victor
(monitores)
S-308-3

 

Nelson

(docente)

S-518-2

 

Carla

(monitor)
S-308-3
 

 

Cronograma

 

O Cronograma abaixo corresponde a um planejamento inicial do curso que poderá vir a sofrer ligeiras alterações. Recomenda-se por isso que o consulte regularmente.

 

 

Aula

Data

Sumário

Exercícios Recomendados & Informações Diversas

Semana 1

(2 aulas)

01

19 de setembro de 2017

Proposições, valor verdade, proposições compostas, conjunção, disjunção, negação, tautologia, contradição, equivalência lógica, álgebra de proposições, condicional, bicondicional, álgebra de Boole e circuitos de chaveamento.

Observações:
Aula será lecionada pela Profª Cecília Chirenti.
Exercícios recomendados:

Lista 1 (Profª Cecília)

(todos os exs.)

Lista extra de lógica (Profª Cecília)

(todos os exs.)

Video-Aulas do Prof. Dr. Márcio Silva (Coordenador)

#1 Tabela Verdade Conectivo E https://www.youtube.com/watch?v=XzL1lFRb8d0

#2 Tabela Verdade Conectivo OU

https://www.youtube.com/watch?v=4JgnbljKz9U

#3 Tabela Verdade Conectivo SE ENTÃO

https://www.youtube.com/watch?v=4JgnbljKz9U

#4 Tabela Verdade SE E SOMENTE SE

https://www.youtube.com/watch?v=VIcmMVizuNc

#5 Tabela Verdade NEGAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=yG5O7mSAqnE

#6 LÓGICA DOS INTERRUPTORES

https://www.youtube.com/watch?v=pld8ktUAXh8

 

02

22 de setembro de 2017

Conjuntos, conjuntos finitos e infinitos, igualdade de conjuntos, conjunto vazio, subconjuntos, subconjunto próprio, conjunto universo, conjunto potência, diagramas de Venn-Euler, operações básicas com conjuntos: união, intersecção, diferença, complementar.

Observações:
Aula será lecionada pela Profª Cecília Chirenti.
Exercícios recomendados:

Lista 2 (Profª Cecília)

(todos os exs.)

Lista L1 (Prof. Nelson)

(exs. 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10)

Video-Aulas do Prof. Dr. Márcio Silva (Coordenador)

#1 Operações entre conjuntos https://www.youtube.com/watch?v=cR-U3ksR_Ak

Semana 2
(2 aulas)

03

26 de setembro de 2017

Propriedades de corpo, axiomas de Peano, números naturais, inteiros, racionais e irracionais, produto cartesiano.

Observações:
Aula será lecionada pela Profª Cecília Chirenti.

Exercícios recomendados:  

Lista 3 (Profª Cecília)

(ex. 1,5,6,10,11)

 

04

30 de setembro de 2017

5º axioma de Peano, indução finita, exemplos

Observações:
Aula será lecionada pela Profª Cecília Chirenti.
Exercícios recomendados:

Lista 2 (Profª Cecília)

(todos os exs.)

Lista L1 (Prof. Nelson)

(exs. 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10)

Post de Facebook sobre Indução Matemática
https://www.facebook.com/nelson.faustino.ufabc/posts/775262359280044

Video-Aulas do Prof. Dr. Márcio Silva (Coordenador)

#1 Indução Finita https://www.youtube.com/watch?v=gRBCxVPckpg

 

Semana 3
(2 aulas+
tutorial)

05

03 de outubro de 2017

Indução finita: segundo princípio de indução matemática.

Números reais: ordenação.

Exercícios Recomendados:

Lista 3 (Profª Cecília)

(exs. 3,4,9,15)

Lista L2 (Prof. Nelson)

(exs. 9, 10, 11, 19, 20, 23)

Ficheiros GeoGebra:

NumerosFibonacci.ggb – números de Fibonacci como soma das diagonais do triângulo de Pascal (NumerosFibonacci.png)

 

06

06 de outubro de 2017

Números reais: módulo de um número real, intervalos.

Resolução de equações e inequações.

Leituras recomendadas:

Notas de aula vol1_bm3q2016.pdf do Prof. João Carlos da Motta Ferreira.

Exercícios recomendados:

Lista 0 (GRADMAT)

(exs. 2,3,4,5,6)

 

Aula Tutorial

12:00 – 14:00

Sala A-103-0

07 de outubro de 2017

Resolução de exercícios.

Observações:

#1 O foco da aula assenta na resolução de exercícios dos conteúdos ministrados na Semana 1 & Semana 2.

#2 Não será cobrada presença.

Semana 4
(1 aula)

07

10 de outubro de 2017

Resolução de equações e inequações.

Exercícios Recomendados:

Lista 3 (Profª Cecília)

(exs. 7,8)

Lista 1 (GRADMAT)

(exs. 7,8,9,10)

Observações:

A matéria para a Prova 1 (P1) do dia 24 de outubro de 2017 versará sobre os conteúdos ministrados até esta aula.

 

13 de outubro de 2017

Feriado

Para revisão de lógica:

Lista 2 (GRADMAT)
0EXERCICIOS_BM3Q2016.PDF (Prof. João Carlos da Motta Ferreira).

Para revisão de conjuntos:

Lista 3 (GRADMAT)

Para revisão de equações e inequações:

1EXERCICIOS_BM3Q2016.PDF (Prof. João Carlos da Motta Ferreira)

 

Veja ainda os seguintes exercícios das minhas provas de 2016 (disponíveis para baixar na seção Acervus):
#1 Exercício(s) 1 & 3 da(s) P1 (conjuntos & indução).
#2 Exercício(s) 1 da(s) P2  (conjuntos & indução).
#2 Exercício(s) 1 & 2 da(s) REC (conjuntos vs. inequações & indução).

Semana 5
(2 aulas)

08

17 de outubro de 2017

Resolução de equações e inequações (conclusão).
Introdução ao conceito de função. Imagem de uma função.

Exercícios Recomendados:

Lista L1 (Prof. Nelson)

(exs. 11,12,13,16,17,18)

Lista 6 – Funções – Parte I (GRADMAT)

Observações:

A matéria desta aula apenas será avaliada na Prova Substitutiva (P1) do dia 08 de dezembro de 2017, e na Prova de Recuperação (REC) do dia 15 de dezembro de 2017.

09

20 de outubro de 2017

Pré-imagem de uma função.

Composição de funções.

Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras.

Exercícios Recomendados:

Lista L1 (Prof. Nelson)

(exs. 19,20,21,22)

Lista 6 – Funções – Parte I (GRADMAT)

(toda a lista)

 

Observações:

A matéria desta aula apenas será avaliada na Prova Substitutiva (P1) do dia 08 de dezembro de 2017, e na Prova de Recuperação (REC) do dia 15 de dezembro de 2017.

 

Aula Suplementar

10:00 – 12:00

Sala S-307-2

21 de outubro de 2017

Esclarecimento de dúvidas para a Prova 1 (P1).

Exercícios Propostos:

Lista L1 (Prof. Nelson)
exs: 1,2,4,7

Lista L2 (Prof. Nelson)
exs: 9,14

Ficheiros GeoGebra:

#1 OperacoesEntreConjuntos.ggb – ilustração de operações entre conjuntos com recurso a diagramas de Venn (Exercício 16. da Lista L2)

#2 ResolucaoEquacoesInequacoes.ggb – programa para resolução de (in)equações funcionais (versão beta, 04/11/2016).
[
teste o programa para resolver os Exercícios 13,14 & 15 da Lista 5 do GRADMAT e o Exercício 10 da Lista L3]

Semana 6
(2 aulas)

10

24 de outubro de 2017

Prova 1 (P1)

Estrutura da Prova:

A prova consistirá em três questões de desenvolvimento:

Questão I: Aluno resolve apenas uma das seguintes opções:
Opção 1. Lógica Matemática; Opção 2. Teoria de Conjuntos.

Questão II: Princípio de Indução Matemática.

Opção 1. Indução envolvendo desigualdades; Opção 2. Indução envolvendo somatórios.

Questão III: Resolução de equações e inequações.

A estrutura desta será análoga à estrutura de prova adotada pela Profª Cecília Chirenti em 2010 [vejam P1 (Turma A2) e P1 (Turma B3) ].

Para a Prova:

#1 Os alunos devem realizar a sua prova no horário e turma a que estão inscritos.
#2 Pede-se aos alunos que compareçam na sala de aula com 15 (quinze) minutos de antecedência.
#3 Será permitido apenas o uso de calculadora alfa numérica.
#4 Não será permitido o uso de smartphone e/ou aparelhos eletrônicos afins.

11

27 de outubro de 2017

Funções de variável real, propriedades.

Gráficos de funções de uma variável real: translações, dilatações, transformações modulares e inversão.

Leitura recomendada:

Págs. 1 a 5 do

Tutorial de Funções de Variável Real.

Exercícios Recomendados:

Lista L4 (Prof. Nelson)

(exs. 1,2,3,4)

Ficheiros GeoGebra:
TranslacaoGraficos.ggb – exemplos de translação horizontal/vertical de gráficos de funções.

HomotetiaGraficos.ggb  – exemplos de homotetia horizontal/vertical de gráficos de funções

ReflexaoModularGraficos.ggb – exemplos de reflexão horizontal/vertical de gráficos de funções, envolvendo a função modular. 

InversaoGraficos.ggb – exemplos de inversão de gráficos de funções. 

Semana 7
(1 aula)

12

27 de outubro de 2017

Sinal e Paridade do gráfico de uma função.

Estudo do domínio de uma função.
Estudo da monotonia do gráfico de uma função. Gráfico da função inversa.

Leitura recomendada:

Págs. 9- 15 do

Tutorial de Funções de Variável Real.

Exercícios Recomendados:

Lista L4 (Prof. Nelson)

(exs. 5,6,7,8,9,10)

Ficheiros GeoGebra:

GraficoInversaXn.ggb
(veja a figura png GraficoInversaXn.png)

GraficoInversaExponencial.ggb

(veja a figura png GraficoInversaExponencial.png)

03 de novembro de 2017

Feriado

Para revisão do estudo do gráfico de funções:

Lista L3 (Prof. Nelson)

(todos os exercícios)

Semana 8
(2 aulas)

13

07 de novembro de 2017

Funções trigonométricas e suas inversas.

Leitura recomendada:

Págs. 16-24 do

Tutorial de Funções de Variável Real.

Exercícios Recomendados:

Lista L4 (Prof. Nelson)

(exs. 11,12,13,14,15,16,17,23,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33,34)

Como exercício de revisão:

Use a identidade trigonométrica sin^2(x)+cos^2(x)=1 para simplificar as seguintes expressões:

(a)  tan^2(x)+1

(b)  cotg^2(x)+1

(c)  1/(1-sin(x))+ 1/(1+sin(x))

(d)  1/(1-cos(x))+ 1/(1+cos(x)).

14

10 de novembro de 2017

Funções hiperbôlicas e suas inversas.

Leitura recomendada:

Págs. 6 a 8 do

Tutorial de Funções de Variável Real.

Exercícios Recomendados:

Lista L4 (Prof. Nelson)

(exs. 20,21,22,23,24,35,36,37,38,39,40,41,42)

Como exercício suplementar:

#1 Mostre que sech^2(x) =1-tanh^2(x) & cosech^2(x)=coth^2(x)-1.

#2 Use as identidades anteriores para simplificar as seguintes expressões:

(a) 1/(1-tanh(x))+ 1/(1+tanh(x))

(b) 1/(1-coth(x))+ 1/(1+coth(x)).

Semana 9
(2 aulas)

15

14 de novembro de 2017

Introdução aos conceitos de limite e continuidade.

Exercícios Recomendados:

Lista 9 (GRADMAT)

(ex. 1,2,3,4,5)

Lista L5 (Prof. Nelson)

(ex. 1,2)

16

17 de novembro de 2017

Interpretação geomêtrica do conceito de limite.
Limites Laterais. Propriedades dos limites.

Limites de Funções Racionais. Limites com expressões irracionais.

Exercícios Recomendados:

Lista 9 (GRADMAT)

(ex. 7,8,13,17)

Lista L5 (Prof. Nelson)

(ex. 3,4,5,6,8)

Ilustração Gráfica do Quociente de Funções Racionais:
Ex17Lista9GRADMAT.gif  (gráfico da função do exercício 17 da Lista 9 do GRADMAT)

Semana 10
(2 aulas)

17

21 de novembro de 2017

Limites com expressões irracionais (cont.)

Teorema do Confronto.

Limites Fundamentais.

Exercícios Recomendados:

Lista 9 (GRADMAT)

(ex. 9,10,14,15,21,22,23)

Lista L5 (Prof. Nelson)

(ex. 7,11,12)

Ilustração Gráfica Teorema do Confronto:

Exercicio4a_L4.gif (para exercício 7. da Lista L5)

TeoremaConfrontoExpLog.png

TeoremaConfrontoTrigonometricas.png

18

24 de novembro de 2017

Limites Fundamentais (cont.).

Limites infinitos e limites no Infinito.

Exercícios Recomendados:

Lista 10 (GRADMAT)

(ex. 1,2,3)

Lista L5 (Prof. Nelson)

(ex. 13,14,15,20)

 

Semana 11
(2 aulas)

19

28 de novembro de 2017

Limites infinitos e limites no Infinito (conclusão).

Limites de funções exponenciais e logarítmicas no infinito.

Exercícios Recomendados:

Lista 10 (GRADMAT)

(ex. 1,2,3)

Lista L5 (Prof. Nelson)

(ex. 16,17,18,22,23)

 

20

01 de dezembro de 2017

Aplicação de limites: assíntotas ao gráfico de uma função.

Considerações finais.

 

Semana 12 (P2 & SUB)

21

05 de dezembro de 2017

Não haverá aula.

Prova 2 (P2) adiada para 08 de dezembro de 2017.

Prova Substitutiva (SUB) adiada para 12 de dezembro de 2017.

22

08 de dezembro de 2017

Prova 2 (P2)

Para a Prova:

#1 Os alunos devem realizar a sua prova no horário e turma a que estão inscritos.
#2 Pede-se aos alunos que compareçam na sala de aula com 15 (quinze) minutos de antecedência.
#3 Será permitido apenas o uso de calculadora alfa numérica.
#4 Não será permitido o uso de smartphone e/ou aparelhos eletrônicos afins.

Semana 13 (Consulta de Provas)

23

12 de dezembro de 2017

Prova Substitutiva (SUB)

Até este dia serão divulgados os conceitos provisórios, apenas para alunos que compareceram na Prova 1 (P1) & Prova 2. Estes alunos estão assim habilitados a comparecer na Prova de Recuperação (REC), caso venha a ser necessário.

24

15 de dezembro de 2017

Prova de Recuperação (REC)

 

Semana 14

25

19 de dezembro de 2017

Consulta de Provas. Lançamento de Conceitos e Faltas  

 

Fim do Quadrimestre

20 de dezembro de 2017

 

 

 

 

Metodologia

 

·       Ao longo das aulas, a abordagem será essencialmente expositiva. Como complemento às aulas, serão disponibilizados exemplos computacionais na página http://professor.ufabc.edu.br/~nelson.faustino/Ensino/Geogebra/FicheirosGeogebra.htm.

·       Fora da sala de aula, pretende-se que o aluno aja de forma ativa, procurando resolver os exercícios mencionados no cronograma.

·       No início de cada aula serão reservados até 15 minutos para resolução de exercícios deixados, ou como exercício na aula anterior, ou propostos pelos alunos.

·       As listas de exercícios que se encontram no site da disciplina (GRADMAT) correspondem ao conjunto MÍNIMO (altamente) recomendado. Recomenda-se FORTEMENTE que sejam também resolvidos todos os exercícios indicados no cronograma.

Links de Interesse

 

·       Página institucional da disciplina– Inclui listas de exercícios, horários das monitorias, et al.

·       Página https://www.facebook.com/nelson.faustino.ufabc/ – Página de divulgação das atividades letivas do docente, que servirá também de suporte às disciplina de Bases Matemáticas.

·       Calendário Acadêmico da UFABChttp://prograd.ufabc.edu.br/doc/calendario_academico_2017.pdf

·       https://www.geogebra.org/ - site oficial do geogebra para baixar o programa [grátis].

·       http://ogeogebra.com.br/site/ - site de geogebra, com material didático, para o auxiliar no seu estudo fora da sala de aula.

Acervus

 

·       Notas de Aula:
Tutorial de Funções de Variável Real (breve resumo do tema Funções de uma variável real)

·       Ficheiros GeoGebra livraria de ficheiros do professor [disponíveis para baixar] última atualização: 08 de outubro de 2017.

 

·       Listas de Exercícios Suplementares do Curso de 2016/2017:
Conjuntos e Funções | BM2016_L1.pdf | última versão: 18 de novembro de 2016.
Conjuntos Numéricos |
BM2016_L2.pdf | última versão: 14 de outubro de 2016.

Funções de uma Variável Real | BM2016_L3.pdf | última versão: 12 de novembro de 2016.
Funções de uma Variável Real II |
BM2016_L4.pdf | última versão: 12 de novembro de 2017.

Limites e Continuidade | BM2017_L5.pdf | última versão: 17 de novembro de 2017.

 

 

 

·       Provas de 2016:

Prova 1 (P1)

D-Diurno:        Versão A | Versão B 
A2-Noturno:    Versão A | Versão B  

Prova 2 (P2)
D-Diurno:        Versão A | Versão B 
A2-Noturno:    Versão A | Versão B

 

Prova Substitutiva (SUB)
D-Diurno:        SUB_TurmaD.pdf
A2-Noturno:    SUB_TurmaA2.pdf

 

Prova de Recuperação (REC)
D-Diurno:        REC_TurmaD.pdf
A2-Noturno:    REC_TurmaA2.pdf

 

·       Exercícios Suplementares de Livros:
MALTA, I., PESCO, S., & LOPES, H. (2002)
Cálculo a uma Variável, Uma Introdução ao Cálculo. Rio de Janeiro. Editora PUC-RIO/Loyola.
(copie e cole o link abaixo no seu browser).
http://professor.ufabc.edu.br/~nelson.faustino/Ensino/Exercicios/BM/MaltaPescoLopes_Exercicios_NumReais.pdf
GUIDORIZZI, H. L (2001) – Um curso de cálculo, vol I, Editora LTC.
(copie e cole o link abaixo no seu browser)
http://professor.ufabc.edu.br/~nelson.faustino/Ensino/Exercicios/BM/Guidorizzi_Exercicios_NumReais.pdf

·       Exercícios Resolvidos do Professor João Carlos da Motta Ferreira (disponíveis para baixar, a partir da sua página de Bases Matemáticas):
Exercícios: Funções
Exercícios: Funções Exponenciais
Exercícios: Funções Trigonométricas

·       Estratégias para Resolução de Problemas em Matemáticaúltima atualização: 24 de novembro de 2016.

 

Datas e Enunciados das Provas

 

Prova 1 (P1):  24 de outubro de 2017 (3ª feira)
P1_TurmaA.pdf


Prova 2 (P2): 05 de dezembro de 2017  12 de dezembro de 2017 (3ª feira)
P2_TurmaA.pdf

Prova Substitutiva (SUB): 08 de dezembro de 2017 (6ª feira)  & 14 de dezembro de 2017 (5ª feira)
SUBP1_TurmaA.pdf | SUBP2_TurmaA.pdf
 

Prova de Recuperação (REC): 15 de dezembro de 2017 19 de dezembro de 2017 (3ª feira)
REC_TurmaA.pdf

 


Avaliação e Conceitos


A avaliação consistirá na realização de duas provas (
P1 e P2) com cotação de dez (10.00) pontos cada. O conceito(*) final será atribuído com base no cálculo da soma final (SF) – soma das duas avaliações, SF=P1+P2, sem arredondamentos– de acordo com os items abaixo:

                         I.          Conceito A para SF compreendida no intervalo [16.95, 20.00]

Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.

                       II.          Conceito B para SF compreendida no intervalo [13.90, 16.95)  
Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.

                    III.          Conceito C para SF compreendida no intervalo [10.75, 13.90)
Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.

                    IV.          Conceito D para SF compreendida no intervalo [9.50, 10.75)
Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor (#) em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.

                        V.          Conceito F para SF compreendida no intervalo [0.00, 9.50)
Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.


(*)  PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2015), págs. 27-28.

(#) O discente deverá estar ciente que o seu aproveitamento curricular ao longo do curso é determinado, segundo o Coeficiente de Rendimento (CR), de acordo com Art. 1º, § 1º da Resolução ConSEPE nº147 de 19 de março de 2013


Mecanismos de Recuperação


De acordo com o Art. 1º da 
Resolução ConSEPE nº 182, de 23 de outubro de 2014, estão habilitados para prova de recuperação (REC) apenas os alunos que atingiram o Conceito D ou o Conceito F. Para os alunos que comparecerem na prova de recuperação, o conceito – veja items I. a V. de Avaliação e Conceitos – será atribuído com base na fórmula 


SF=max{P1+P2, P1+REC, P2+REC}
(soma das duas melhores notas).

 

O conteúdo da prova de recuperação incidirá sobre toda a matéria do curso. Esta prova será apenas reservada para os alunos nas situações supramencionadas. Aos demais que desejem realizar melhoria de conceito, deverão entrar em contato com o professor. Ficará vedado ao professor definir, em termo oportuno, o tipo de avaliação a ser realizado nestes casos.


Provas Substitutivas

 

De acordo com o Art 2º da Resolução ConSEPE nº 181, de 23 de outubro de 2014 o discente que que comprove a falta a uma das provas (P1 ou P2) – veja os items I a IV do Art 2º  pode solicitar junto do docente a realização de prova substitutiva (SUB). De acordo com o Art. 2º, § 2º da Resolução ConSEPE nº 182, de 23 de outubro de 2014, o aluno poderá realizar a prova substitutiva no dia da prova de recuperação (REC), estando assegurado a provável realização de uma prova de recuperação no caso do aluno atingir o Conceito D ou o Conceito F, tal como mencionado em Mecanismos de Recuperação.


Presenças e Faltas


Bases Matemáticas (BIS0003-15) é um disciplina presencial, com carga horária total de 24 aulas, sujeita às regras do Ministério da Educação. Isto implica que a frequência mínima obrigatória, incluindo dias de provas, seja de 75% (setenta e cinco porcento), o que equivale a uma frequência mínima de 18 aulas. Alunos que tiverem 6 ou mais dias de falta não justificada estarão automaticamente reprovados por frequência e receberão Conceito O (7).

(7)  PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2015), pág. 28.


Dúvidas Frequentes

 

Verifique se a(s) resposta(s) para a(s) sua(s) dúvida(s) se encontram no site da disciplina http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/bm/bases-matematicas/duvidas-frequentes/. Caso contrário, enderece-me um e-mail.

 

 

 

Última atualização: 04 de março de 2018