Introdução à Probabilidade e Estatística

 

Professor Responsável
Nelson José Rodrigues Faustino

Sala: 518-2, Bloco A
Telefone: +55 (11) 4996-8314
Email: nelson.faustino@ufabc.edu.br

Ementa e Programa da Disciplina


Disponível para consulta em http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/ipe/programa/ (*).

(*) Também disponível em PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2015), págs. 83-84.

Horários e Turmas


Turma B1 – Diurno (**) :       2as. feiras (quinzenal II) | 8:00-10:00 | Sala A – 104 – 0.
                                              3as. feiras (semanal) | 10:00-12:00 | Sala A – 104 – 0.

Turma A4 – Noturno (**):     2as. feiras (quinzenal II) | 21:00-23:00 | Sala A – 113 – 0.
                                              3as. feiras (semanal) | 19:00-21:00 | Sala S – 205 – 0.

 

(**) Consulte abaixo, em Links de Interesse, os cronogramas de aula, de modo a estar a par dos conteúdos ministrados em aula.

Atendimento e Monitoria


Atendimento Docente:  2as. feiras | 10:30-11:30 | Sala 518-2, Bloco A
                                       3as. feiras | 18:00-19:00 | Sala 518-2, Bloco A


 No caso do discente não puder comparecer, poderá fazer um agendamendo para uma outra data, via e-email, incluindo como assunto
<Data Pretendida> - @AulasUFABC #IPE2016 #Atendimento(1). No caso do discente pretender sanar as suas dúvidas por e-mail, deverá utilizar o seguinte formato em Assunto(2): <Título do e-mail> - @AulasUFABC #IPE2016 #<Turma> (1).
Ficará vedado ao docente o direito de não responder(3) a e-mails que não sejam enviados no formato acima mencionado.


Monitorias:  Santo André (monitor Victor Lopes Mulero)
                      2as. feiras | 14:00-16:00 | Sala S-307-3
                      6as. feiras | 16:00-18:00 | Sala S-307-2

                       São Bernardo do Campo (monitor Fábio Akamine)
                       4as. feiras | 16:00-18:00 | Sala A2-306
                       6as. feiras | 14:00-16:00 | Sala A2-306



(1)  E-mails enviados neste formato serão tidos como prioritários (exemplos à Assunto:  29/06/2016- @AulasUFABC #IPE2016 #Atendimento para atendimento presencial; Assunto: Lista 7, Exercício 4 - @AulasUFABC #IPE2016 #B1 para atendimento por e-mail).

(2)  No conteúdo do e-mail indique, por gentileza, o seu nome e RA.

(3) Pretende-se com este procedimento responder, com o máximo de eficiência, às dúvidas que venham a ser colocadas pelos discentes.  

Plano de Ensino

 

Pretende-se implementar uma abordagem de aula essencialmente centrada no aluno, responsabilizando-o pela sua própria aprendizagem. Fora da sala de aula, pretende-se que o aluno aja de forma ativa, procurando também resolver exercícios que se encontram na bibliografia recomendada da disciplina.
Ao longo das aulas, a abordagem será essencialmente expositiva. No início de cada aula serão reservados até 15 minutos para resolução de exercícios deixados, ou como exercício na aula anterior, ou propostos pelos alunos.
Caso queira ver o seu exercício proposto resolvido em aula, faça-o por escrito no final da aula e/ou envie um e-mail com o assunto <Título do e-mail> - @AulasUFABC #IPE2016 #PropostaEx (4), de preferência até 12 horas antes do início de cada aula. Todos os exercícios propostos pelos alunos serão coletados numa lista extra que será atualizada semanalmente na página da disciplina e nos respetivos cronogramas (Turma B1 - Diurno e Turma A4 - Noturno).
As listas de exercícios que se encontram no site da disciplina da correspondem ao conjunto MÍNIMO (altamente) recomendado. Recomenda-se FORTEMENTE que sejam também resolvidos todos os exercícios indicados nos respetivos cronogramas.


(4) Procure escolher como <Título do e-mail>  o tópico do programa da disciplina em que o exercício se insere.  Exemplo de Assunto: Independência de Variáveis Aleatórias- @AulasUFABC #IPE2016 #PropostaEx.

Links de Interesse

 

·        Página institucional da disciplina (não atualizada!)– Inclui bibliografia recomendada, listas de exercícios e notas de aula.

·        Cronogramas das Turmas A4 - Noturno e B1 - Diurno (Cronogramas atualizados a 15/08/2016.) – Sumários de aula, bibliografia e exercícios recomendados. Inclui também as datas e os locais das provas, divulgação de notas de prova(s) e assuntos afins.

·        Agenda do docente para o 2º Quadrimestre de 2016 (atualizada semanalmente)– Para saber se me encontro, e onde me encontro na UFABC.

·        Calendário Acadêmico da UFABChttp://prograd.ufabc.edu.br/doc/calendario_academico_2016.pdf

·        Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT) – Programa da Pró-Reitoria da Graduação (PROGRAD) para os alunos interessados em usufruir de orientação quanto aos universos acadêmico, profissional, de pesquisa e de extensão por meio de acompanhamento de um professor tutor voluntário (tutoria) e/ou atividades coletivas promovidas no âmbito do Programa.

Acervus

 

Listas de Exercícios

·        Semana 1: IPE2016_L1.pdf (última atualização: 08 de junho de 2016)

·         Semanas 2 & 3: IPE2016_L2.pdf (última atualização: 20 de junho de 2016)

·         Semanas 4 & 5: IPE2016_L3.pdf (última atualização: 02 de julho de 2016)

·         Não haverá mais listas de exercícios adicionais até ao fim do quadrimestre (última atualização: 24 de julho de 2016)

Provas

 

Prova 1 (P1):  11 de julho de 2016 (2ª feira) 12 de julho de 2016 (3ª feira)
                         A4-Noturno: Versão A | Versão B 
                         B1-Diurno:    Versão A | Versão B 

Prova 2 (P2): 16 de agosto de 2016 (3ª feira)

A4-Noturno: Versão A | Versão B
B1-Diurno:    Versão A | Versão B

Prova Substitutiva/Recuperação (SUB/ REC): 23 de agosto de 2016 (3ª feira)

A4-Noturno: SUB_REC_TurmaA4
B1-Diurno:    SUB_REC_TurmaB1

Prova Substitutiva/Supletiva (SUB/ SUP): 28 de setembro de 2016 (4ª feira)- http://professor.ufabc.edu.br/~nelson.faustino/Ensino/Provas/IPE/ProvaoIPE2016.htm

Nível D: Provao_NivelD
Níveis C&B:    Provao_NivelCB

Nível A: Provao_NivelA

SUB P2: SUB_P2

 

Avaliação e Conceitos


A avaliação consistirá na realização de duas provas (
P1 e P2). O conceito(5) final será atribuído com base no cálculo da média final (MF) – média simples das duas avaliações MF=(P1+P2)/2 – de acordo com os items abaixo:

       I.            Conceito A para MF compreendida no intervalo [8.5, 10]

Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.

    II.            Conceito B para MF compreendida no intervalo [7, 8.5)  
Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.

 III.            Conceito C para MF compreendida no intervalo [5.5, 7)
Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.

IV.            Conceito D para MF compreendida no intervalo [4.7, 5.5)
Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor (6) em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.

     V.            Conceito F para MF compreendida no intervalo [0, 4.7)
Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.


(5)  PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2015), págs. 27-28.

 

(6) O discente deverá estar ciente que o seu aproveitamento curricular ao longo do curso é determinado, segundo o Coeficiente de Rendimento (CR), de acordo com Art. 1º, § 1º da Resolução ConSEPE nº147 de 19 de março de 2013.


Mecanismos de Recuperação


De acordo com o Art. 1º da Resolução ConSEPE nº 182, de 23 de outubro de 2014, estão habilitados para prova de recuperação (REC) apenas os alunos que atingiram o Conceito D ou o Conceito F. Para os alunos que comparecerem na prova de recuperação, o conceito – veja items I. a V. de Avaliação e Conceitos – será atribuído com base na fórmula max{MF,(MF+REC)/2}. O conteúdo da prova de recuperação incidirá sobre toda a matéria do curso.


Provas Substitutivas

 

De acordo com o Art 2º da Resolução ConSEPE nº 181, de 23 de outubro de 2014 o discente que que comprove a falta a uma das provas (P1 ou P2) – veja os items I a IV do Art 2º  pode solicitar junto do docente a realização de prova substitutiva (SUB). De acordo com o Art. 2º, § 2º da Resolução ConSEPE nº 182, de 23 de outubro de 2014, o aluno poderá realizar a prova substitutiva no dia da prova de recuperação (REC), estando assegurado a provável realização de uma prova de recuperação no caso do aluno atingir o Conceito D ou o Conceito F, tal como mencionado em Mecanismos de Recuperação.


Presenças e Faltas


Introdução à Probabilidade e Estatística (BIN0406-15) é um disciplina presencial, com carga horária total de 18 aulas, sujeita às regras do Ministério da Educação. Isto implica que a frequência mínima obrigatória, incluindo dias de provas, seja de 75% (setenta e cinco porcento), o que equivale a uma frequência mínima de 13 aulas. Alunos que tiverem 5 ou mais dias de falta não justificada estarão automaticamente reprovados por frequência e receberão Conceito O (7).

(7)  PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2015), pág. 28.


Dúvidas Frequentes

 

Verifique se a(s) resposta(s) para a(s) sua(s) dúvida(s) se encontram no site da disciplina http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/ipe/curso-unificado/duvidas-frequentes/. Caso contrário, enderece-me um e-mail com o Assunto <Título do e-mail> - @AulasUFABC #IPE2016 #FAQ.

Última atualização: 14 de outubro de 2016