Nota atualizada sobre o período de avaliação presencial do ECE

(reprodução do aviso divulgado pelo Moodle em 23.12.20)

Olá a tod@s,

2020 está prestes a se encerrar sem que o cenário da pandemia de COVID-19 permitisse a retomada das atividades presenciais nos campi da UFABC, o que infelizmente afetou diretamente o agendamento do período de avaliação presencial do ECE.

Plano de Retomada das atividades presenciais na UFABC, estabelecido pelo Ato Decisório no. 188 do ConsUni, determina os protocolos a serem seguidos pela Universidade para tal retomada em função dos indicadores epidemiológicos da COVID-19. No momento atual, em virtude da tendência de crescimento do número de casos em cidades da região do ABC, ainda estamos na Fase 0, que mantém a suspensão das atividades presenciais nos campi da UFABC tal como estabelecido na Portaria 394/2020 da Reitoria.

Segundo o Plano de Retomada, atividades de ensino presencial só poderão começar a ser retomadas na Fase 2, a depender da disponibilidade de salas com número suficiente de lugares dentro das restrições de ocupação em cada Fase (até 30% de ocupação na Fase 2, até 50% de ocupação na Fase 3, ocupação normal na Fase 4). Embora não tenhamos ainda um posicionamento específico sobre o período de avaliação presencial do ECE no contexto do plano de retomada por parte dos órgãos decisórios da UFABC, entende-se que tal período configura atividade de ensino presencial e, portanto, sujeita-se às regras supracitadas.

Em síntese, considerando o cenário atual da pandemia na região do ABC e as regras de transição entre diferentes Fases tal como estabelecidas no Plano de Retomada, a perspectiva atual é de que o período de avaliação presencial do ECE só poderá ser agendado a partir do segundo quadrimestre letivo de 2021.

Diante dessa perspectiva, será feito um acompanhamento de como o Plano de Retomada evoluirá ao longo do primeiro quadrimestre letivo de 2021. Caso tal evolução aponte para um agendamento do período de avaliação presencial do ECE apenas após o segundo quadrimestre letivo de 2021, será considerada uma possível reestruturação da avaliação final da disciplina em modalidade remota, com a prova final presencial substituída por uma prova remota com questões de múltipla escolha na plataforma Moodle, a ser aplicada no segundo quadrimestre letivo de 2021 se for o caso.

Esse cenário está longe do ideal pois o formato e o conteúdo da disciplina não favorecem provas de múltipla escolha, mais factíveis de serem aplicadas remotamente em escala (daí o motivo da prova final ter sido mantida em formato presencial), portanto tal reestruturação só será feita se absolutamente necessário. Reitero, contudo, que o lançamento de conceitos da disciplina só poderá ser feito de qualquer maneira ao final do período de avaliação presencial do ECE, dado que tal janela de abertura para o lançamento de conceitos das disciplinas do ECE é estabelecida pela Prograd.

Pretendo fazer atualizações esporádicas de conteúdo ao longo do primeiro quadrimestre letivo de 2021 – em particular, os posts em blog das aulas, o completamento das notas de aula e a edição dos vídeos deverão ser feitos. Possivelmente algum material adicional será acrescentado visando dar subsídios para uma Lista 4 com fins de revisão (em virtude do longo intervalo de tempo entre o final das aulas e a avaliação final), cujo envio de resoluções também está previsto para o período de avaliação presencial.
O fórum de dúvidas no Moodle permanecerá ativo até o lançamento dos conceitos.

Por fim, as notas da P1 e das resoluções das Listas 1 a 3 deverão ser divulgadas até o final de fevereiro de 2021.

Peço desculpas pelo transtorno. Estou trabalhando para finalizar a avaliação da disciplina da melhor maneira possível dentro do contexto singular em que nos encontramos.

Boas festas a todos!

Att.,