Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem
Prof.: Pieter Westera
UFABC, Bloco A, Torre 3, Sala 625-3
Tel. +55 (11) 4996 8373
E-mail: pieter.westera arroba ufabc.edu.br
Disciplina do
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
código da disciplina: PEF 311
Carga Horária: 64
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores
de Física em serviço com enfoques teóricos à aprendizagem e
ao ensino e ajudá-los na construção de um sistema de referência
teórica para a sua ação docente. Noções básicas de teorias
de aprendizagem e ensino como sistema de referência
para análise de questões relativas ao ensino da Física
nos níveis médio e fundamental.
Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike).
O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné.
O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly.
O humanismo de Rogers e Novak.
A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird.
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud.
As pedagogias de Freire.
Bibliografia Básica
Lefrançois, G. (2009) Teorias da Aprendizagem - O que a Velha Senhora disse . ed. Cengage Learning
Illeris, K. (organizador) (2013). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem.
Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem. 1a ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes
Bibliografia Complementar:
Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária
Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra
Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1° Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26.
Horários das aulas
Quartas-feiras das 18:00 às 20:00
Sábados das 09:00 às 12:00
Disciplina dada junto com o prof. Célio Adrega de Moura junior
na plataforma SIGAA,
onde vocês acham todas as informações