Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Prof.: Pieter Westera
UFABC, Bloco A, Torre 3, Sala 625-3
Tel. +55 (11) 4996 8373
E-mail: pieter.westera arroba ufabc.edu.br

Disciplina do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
código da disciplina: PEF 311
Carga Horária: 64

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores de Física em serviço com enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino e ajudá-los na construção de um sistema de referência teórica para a sua ação docente. Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.

Bibliografia Básica

Lefrançois, G. (2009) Teorias da Aprendizagem - O que a Velha Senhora disse . ed. Cengage Learning
Illeris, K. (organizador) (2013). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem.
Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem. 1a ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes

Bibliografia Complementar:

Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária
Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra
Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1° Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26.

Horários das aulas
Quartas-feiras das 18:00 às 20:00
Sábados das 09:00 às 12:00


Disciplina dada junto com o prof. Célio Adrega de Moura junior na plataforma SIGAA, onde vocês acham todas as informações