Bases Matemáticas

Substitutiva da prova de recuperação na sexta dia 29/09 às 14h na sala  S-310-2 .

Professor Rodrigo Fresneda (sala 540-2) email: rodrigo.fresneda at ufabc.edu.br

Horário e Local das Aulas:

Turma A1(diurno) Terças das 10:00 às 12:00 e Sextas das 08:00 às 10:00 na Sala 101-0

Turma B1(diurno) Terças das 08:00 às 10:00 e Sextas das 10:00 às 12:00 na Sala 105-0

Avaliações:

Serão realizadas três avaliações, provas P1, P2 e recuperação, nas datas:

P1: aula 12  07/07/2017 gabaritop1A gabaritop1B

P2: aula 24 18/08/2017  gabaritop2A  gabaritop2B

Rec: aula 25 22/08/2017

Conceitos Finais

TurmaA TurmaB

Exame de recuperação: conforme a Resolução ConsEPE n.182, fica garantido ao discente que for aprovado com conceito D ou reprovado com conceito F o direito a realizar o exame de recuperação. A modalidade do exame será a de uma prova de duração de 2h sobre todo o conteúdo ministrado no curso.

Prova substitutiva: conforme a Resolução ConsEPE n.181, está assegurado ao discente que não comparecer a uma das provas regulares (P1 ou P2) ou exame de recuperação, o direito a realizar novo exame nos casos previstos no artigo 2.  O discente deve comunicar o docente por email em até 5 dias corridos a necessidade realizar a prova substitutiva.  A prova substitutiva será nos moldes da prova perdida, em data, horário e local a serem combinados com o docente.

Conceitos:
A – Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.
B – Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.
C – Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.
D – Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
F – Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.                         O – Reprovado por falta. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.

Programa e cronograma do curso (sujeito a alterações)

Aula 1. Revisão de álgebra. Polinômios. Equações. Inequações.

Aulas 2 e 3. Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Proposições simples, Conectivos e operadores lógicos; Lógica clássica elementar, Quantificadores, Proposições universais e particulares, exemplos e contra-exemplos.

Aula 4.  Conjuntos. Generalidades.  Conceitos básicos: definição ingênua de conjuntos, pertinência,
modos de descrição de um conjunto; Relações elementares: subconjunto, superconjunto, conjunto vazio, conjunto potência; Operações: união, intersecção, diferença, complementar e conjunto
universo, produto cartesiano.

Aulas 5,6 e 7.  Conjuntos numéricos. Números naturais, inteiros e racionais: definição (intuitiva) e
operações. Princípio de Indução Finita: enunciados do PIF e aplicações. Números reais: operações, propriedades axiomáticas dos reais, supremo e ínfimo, potenciação e radiciação, existência da raiz
quadrada de um número positivo. Representação dos números reais: representação decimal,
representação geométrica (a reta real). Valor absoluto: definição e propriedades. Topologia da reta: distância, intervalos, conjuntos abertos, conjuntos fechados.

Aulas 8 e 10.  Generalidades sobre Funções. Conceitos básicos: relações, conceito de função, domínio, contra-domínio, imagem, pré-imagem. Propriedades: injetividade, sobrejetividade, bijetividade, função inversa.

Aula 11. Exercícios.

Aula 12. Prova P1.

Aulas 13-16. Funções reais a variáveis reais. Representação analítica: variável dependente e variável independente;  representação gráfica: gráfico de uma função, translações
horizontal e vertical. Exemplos clássicos: função escada, função módulo, funções lineares
e afins, funções polinomiais, funções racionais, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas. Comportamentos de uma função: simetrias (funções pares, ímpares,
periódicas), monotonicidade, funções limitadas. Operações: soma, produto e quociente de funções, composição de funções

Aulas 17-23. Limites e Continuidade de Funções.  Noção intuitiva e  definição de limite de uma função. Limites laterais, existência de limites. Continuidade. Cálculo de limites: operações elementares e propriedades.  Limite de função composta. Teorema do Confronto. Continuidade da inversa.  Limites infinitos. Limites no infinito. Casos de indeterminação. Limites notáveis.

Aula 24. Prova P2.

Aula 25. Exame de recuperação.

Demais informações, tais como ementa, bibliografia, horários de monitoria e listas de exercícios, estão no site oficial da disciplina:

http://gradmat.ufabc.edu.br/disciplinas/bm

Coordenador da disciplina:

prof. Armando Caputi