Neste projeto, iremos analisar a base de dados sobre Pokémons, diponível neste link. O projeto se constituirá de duas partes.
O trabalho pode ser feito em grupos de até 3 pessoas.
Na primeira parte, o objetivo é analisar o conjunto de dados Pokémon. Esse conjunto de dados é composto pelas seguintes colunas:
Para fazer essa análise, você deve usar os métodos que vimos até agora (gráficos), estatíticas, análise de correlações, etc. Você pode fazer a sua análise por tipo, velocidade, ou quaisquer outros atributos dos Pokémons.
Na segunda parte foram simuladas 100 partidas, no esquema de todos contra todos, usando o procedimento descrito neste artigo.
Uma nova versão da base de dados para essa segunda parte está neste link. Foram acrescidas à base de dados as seguintes colunas:
vitorias: número de vitórias na simulação
derrotas: número de derrotas na Simulação
empates: número de empatas na simulação
media_movimentos: média de movimentos por batalha
partidas: total de partidas simuladas para aquele pókemon
% vitórias: porcentagem de vitórias na simulação
% derrotas: porcentagem de derrotas na Simulação
% empates: porcentagem de empages na Simulação
rank: um score entre 0 e 1 que estima a chance do pókemon vencer uma batalha, com base no número de vitórias, empates e derrotas
O número de Pókemons é menor, pois alguns deles não tinham informação sobre os movimentos.
O objetivo da segunda parte é estudar o relacionamento dessas novas colunas, com relação as estatíticas presentes na base de dados. Você pode criar gráficos, criar retas de tendência, calcular correlações, etc, para estudar esse relacionamento.