BCM0506 -- Comunicação e Redes -- 2021.1
Turmas NA1 e NB1
Atualizado em 22/02 Nota: o material didático foi movido para o Moodle-UFABC (detalhes abaixo).
Descrição e objetivos
O curso será uma introdução à ciência das redes complexas. Informalmente, uma rede é uma coleção de objetos interconectados com um determinado propósito. Formalmente, é um grafo ou um digrafo rotulado (formalismos matemáticos para o estudo de endorelações binárias). A qualificação complexa encontrada na literatura se refere ao grande volume de informação representado por e à propriedades implicitamente codificadas em uma rede. Redes complexas encontram uma multitude de aplicações nos mais variados campos, como tecnologia (internet, www, telefonias fixa e móvel), infra-estrutura (água, luz, gás), logística (transporte, roteamento, localização), biologia (metabolismo, interações entre proteínas e/ou medicamentos, cérebro e rede neural), ecologia (filogenia, cadeia predatória, inter e intra-dependência em ecossistemas), educação/informação (enciclopédias, wikipedia, coautorias e citações), sociologia (facebook, instagram, twitter, linked-in, snapchat, whatsapp, clubes, sociedades e castas).
O campo é vasto, varrendo da representação à especificação à inferência e à mineração de propriedades estáticas ou dinâmicas, determinísticas ou estocásticas. Nossa abordagem será primariamente abstrata e matemática, com foco na definição, caracterização e inferência de aspectos estruturais e assintóticos de propriedades em redes massivas (grande número de vértices) e em algoritmos para verificação ou cômputo de tais propriedades. Em momentos adequados ou oportunos, introduziremos aspectos semânticos através de aplicações. Inúmeras técnicas para construção de provas serão apresentadas. O objetivo é desenvolver na/o estudante o raciocínio e a destreza na manipulação de estruturas discretas, espaços lineares e argumentos probabilísticos.
Aulas e Avaliações
- Professor: Aritanan Gruber
- Turmas: NA1 (Seg 19–21h, Qui I 21–23h), NB1 (Seg 21–23h, Qui I 19–21h).
- Página no Moodle-UFABC: CR-21.1 (NA1+NB1)
- Atendimento: Seg 20–22h via Google
Meet
(você deve estar logado no Classroom (código: qfjdmhv) com sua conta da universidade) - Aulas assíncronas: vídeos em Aritanan Gruber’s YouTube , acessíveis também via Moodle.
- Detalhes de andamento do curso, slides de notas de aulas, links para artigos, avaliações e notas no Moodle.
- Avaliação: 3 melhores dentre 4 listas de exercícios + um projeto (detalhes em breve)
Critérios
Avaliação | Cálculo | Peso |
---|---|---|
Listas ($L$) | $L = \frac{1}{3}\max_{S\in\binom{4}{3}}\{\sum_{j\in S}L_j\}$ | 60% (20% cada) |
Projeto ($P$) | 40% | |
Nota nominal ($N$) | $N = \frac{2}{5}P + \frac{1}{5}L$ |
Conceito nominal ($C_N$): reflete o seu desempenho frente ao material apresentado e às avaliações realizadas; obtido pelo encaixe de $N$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 5.0 \leq \mathbf{D} \leq 6.0 < \mathbf{C} \leq 7.0 < \mathbf{B} \leq 8.5 < \mathbf{A} < \infty.$$
Normalização
Sejam $\mu$ e $\sigma$ a média e o desvio padrão das notas $N$ atribuídas a todos os alunos. Cada aluno obterá uma nota normalizada: $$M = (N-\mu)/\sigma.$$
Conceito normalizado ($C_M$): reflete o seu desempenho perante os seus colegas; obtido pelo encaixe de $M$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 0 \leq \mathbf{D} < \frac{1}{4} \leq \mathbf{C} < \frac{1}{2}\sigma \leq \mathbf{B} < \sigma \leq \mathbf{A} < \infty.$$
Considerando-se a ordenação $\mathbf{A} > \mathbf{B} > \mathbf{C} > \mathbf{D} > \mathbf{F}$, seu conceito efetivo (final / pré-recuperação) será maior ou igual ao seu conceito nominal: $$C_F = \max\{C_N,C_M\}.$$
Recuperação
Caso seu conceito $C_F$ seja $\mathbf{D}$ ou $\mathbf{F}$, você tem direito a uma prova online de recuperação $P_R$. Esta será única e contemplará toda a matéria do quadrimestre. Uma nova nota nominal $\overline{N}=(N+P_R)/2$ será utilizada para gerar um novo conceito (nominal) final pós-recuperação $\overline{C}_N$. Não haverá normalização na recuperação. Seu conceito final pós-recuperação pode ser menor que o pré-recuperação: uma vez feita, a recuperação é parte integrante da sua avaliação.
Tópicos
(slides e vídeos no Moodle)
- A01 – Expediente e Introdução à Ciência de Redes (Barabási 1.1–1.7; Newman 2.1–5.3)
- A02 e A03 – Introdução a Grafos (I) (Barabási 2.1–2.4; Newman 6.1–6.3, 6.9, 9.3)
- A04 e A05 – Introdução a Grafos (II) (Barabási 2.6–2.9; Newman 6.10–6.12, 9.1, 10.3)
- A06 – Caminhos Mínimos (Barabási 2.8, 2.9; Newman 10.4, 6.4, 6.6, 6.7)
- A07 – Métricas de Importância Estrutural (Barabási 2.10, 2.A; Newman 7.1–7.9, 10.2)
- A08 – Estrutura de Redes do “Mundo-Real” (Barabási 4; Newman 10)
- A09 – Revisão de Teoria de Probabilidades
- A10 e A11 – Modelo Aleatório Erdös-Rényi-Gilbert (Barabási 3.1 – 3.9; Newman 12.1 – 12.8)
- A12 – Modelos de Configuração e Mundos Pequenos (Barabási 4.1, 4.2, 6.2, 6.4; Newman 8.2, 8.4, 13.2, 13.10, 13.11, 15.1, 15.2)
- A13 – Modelos de Formação de Redes (Barabási 5.1 – 5.6; Newman 14.1 – 14.4)
- A14 – Sistemas Dinâmicos Lineares (Newman 11.1, 18.1)
- A15 – Passeios Aleatórios e Aplicações (Newman 6.13, 6.14, 7.4)
- A16 – Difusão, Dispersão e Epidemiologia (Barabási 10.1 – 10.7; Newman 17.1 – 17.6)
- A17 – Partição e Detecção de Comunidades (Barabási 9.1 – 9.4; Newman 11.2 – 11.8)
- A18 e A19 – Teoria dos Jogos em Redes (Easley-Kleinberg 6, 7, 11, 12)
Bibliografia
As referências básicas são, em ordem: Barabási-Pósfai [0], Newman [7] e Easley-Kleinberg [1]. Figueiredo [3] é uma introdução sucinta em português que não cobre todo o conteúdo. Em momentos oportunos, faremos incursões em Frieze-Karonski [4] e Hofstad [5]. Referência de apoio para grafos e digrafos (com enfoque teórico) são Feofiloff-Kohayakawa-Wakabayashi [2] e Lehman-Leighton-Meyer [6].
- [0] A.Barabási e M.Pósfai, Network Science , 1st ed., Cambridge University Press (2016)
- [1] D.Easley e J.Kleinberg, Networks, Crowds, and Markets: Reasoning About a Highly Connected World , 1st ed., Cambridge University Press (2010)
- [2] P.Feofiloff, Y.Kohayakawa e Y.Wakabayashi, Uma Introdução Sucinta à Teoria dos Grafos , 1st ed., Sociedade Brasileira de Matemática (2004)
- [3] D.Figueiredo, Introdução a Redes Complexas , JAI-CSBC (2011)
- [4] A.Frieze e M.Karonski, Introduction to Random Graphs , 1st ed., Cambridge University Press (2016)
- [5] R.Hofstad, Random Graphs and Complex Networks: Volume 1 , 1st ed., Cambridge University Press (2016)
- [6] E. Lehman, F. Leighton e A. Meyer, Mathematics for Computer Science , notas de aula a serem publicadas (2019)
- [7] M.Newman, Networks: An Introduction , 1st ed., Oxford University Press (2010)
Páginas úteis
- The Network Pages
- Fabrício Olivetti de França: Comunicação e Redes
- Redes Complexas PESC/COPPE/UFRJ
- Albert-László Barabási’s webpage
- Réka Albert’s publications
- Steven Strogatz' webpage
- Duncan Watts' publications
- Tina Eliassi-Rad’s Network Science Research coursepage
- Coursera’s Applied Social Network Analysis in Python
- MIT’s Networks, Complexity and Its Applications
- Descrição em alto-nível da área
- On the importance of cascading moisture recycling in South America
- The Hard Lessons of Modeling the Coronavirus Pandemic
- Why COVID-19 Models Don’t Predict the Future
Estudando para esta disciplina
Este curso tem nível introdutório e contempla uma coleção de problemas elementares e fundamentais na área. Apesar disso, é normal fazer confusões e sentir-se perdido no início. O motivo é, em geral, a falta de familiaridade com formalismo matemático e raciocínio algorítmico -– algo que o curso pretende reverter.
- Refaça os exemplos fornecidos em sala de aula e re-prove os principais resultados.
- Preste atenção ao processo de solução e não foque somente no resultado final.
- Assista às aulas (vídeos) e resolva os exercícios propostos durante as mesmas e os contidos nas listas (não somente os para entrega).
- Estude a bibliografia indicada (monte grupos de estudo online) e faça um bom uso dos horários de atendimento.
- Tenha sempre em mente que aprendizado é uma tarefa ativa; não fique somente assistindo.
- Se ainda estiver se sentindo perdido, repita os passos acima. Mais cedo ou mais tarde, eles convergirão à compreensão.
Integridade acadêmica e transgressões
O Artigo 25 do Código de Ética da UFABC estabelece, à página 23: “Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes:
- I - fraudem avaliações;
- II - fabriquem ou falsifiquem dados;
- III - plageiem ou não creditem devidamente autoria;
- IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção;
- V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.”
Trabalhos (listas, provas, programas) suspeitos de cópia ou de outra representação fraudulenta acarretarão aos envolvidos conceitos $\mathbf{F}$ (falha) no curso. A atividade será reportada à Comissão Disciplinar Discente da universidade para que sejam tomadas todas as providências disciplinares cabíveis.