EPR-202 -- Métodos de Otimização -- 2020.S
Atualizado em 14/01
Aulas e Avaliações
- Professor: Aritanan Gruber ( página no Tidia para entrega de listas em pdf )
- Atendimento: segundas das 14h às 16h via Google Classroom (código: tmwkgta) / Meet.
- Aulas assíncronas: vídeos (máximo de 30min cada) no canal Aritanan Gruber do YouTube.
- Listas: $L_1$ ( 23/11; solução ), $L_2$ ( 14/12; solução ), $L_3$ ( 21/12; solução ).
- Notas de aula:
-
A01-21/09 e A02-21/09 – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Introdução à Otimização. Modelos de Programação Linear. leitura: BT[A] 1.1 – 1.4; GM[C] 1.1, 1.2, 2.1 – 2.5, 1.4
-
A03-28/09 e A04-28/09 – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4. Introdução à Otimização Linear e Dualidade. Viabilidade vs. Otimização. leitura: BT[A] 1.6, 1.8, 4.1, 4.2; GM[C] 1.3, 3.1, 4.1, 6.1, 6.2
-
A05-05/10 e A06-05/10 – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Elementos Básicos de Álgebra Linear. leitura: BT[A] 1.5; GM[C] Apêndice; A[N] 1.B, 1.C, 2.A – 2.C, 3.A
-
A07-12/10 e A08-12/10 – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Conjuntos Afins. Teorema Fundamental da Álgebra Linear. Conjuntos Convexos I. leitura: BT[A] 2.1; GM[C] Apêndice, 4.3; A[N] 3.B, 3.C, 6.A, 6.B, 6.C
-
A09-19/10 e A10-19/10 – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Conjuntos Convexos II. Sistemas de Inequações. Fourier-Motzkin. Lemas de Farkas. leitura: BT[A] 2.7, 2.8, 4.6, 4.7; GM[C] 4.1, 4.2, 4.3
-
A11-26/10 e A12-26/10 – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Teorema Forte de Dualidade e Folgas Complementares. Aplicações. Estrutura de Poliedros I. leitura: BT[A] 4.2 – 4.4, 4.9; GM[C] 6.1, 6.2, 6.4, 6.7
-
[A13-02/11 e A14-02/11] – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Estrutura de Poliedros II. Algoritmo Simplex Primal. leitura: BT[A] 2.2–2.6, 3.1 – 3.5, 3.7; GM[C] 4.4, 5.1 – 5.10
-
[A15-09/11 e A16-09/11] – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Aplicações. Algoritmo Simplex Dual. Método Primal-Dual. leitura: BT[A] 4.5, ???
-
[A17-16/11 e A18-16/11] – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Linguagens para Modelagem. Análise de Sensibilidade. PL em Larga Escala. leitura: BT[A] 5.1 – 5.4, 6.1, 6.2, 12.1
-
[A19-23/11 e A20-23/11] – vídeos: parte 1, parte 2, parte 3. Introdução à Otimização Linear Inteira. leitura: BT[A] 10.1 – 10.3, 11.1, 11.2; GM[C] 3.1 – 3.4
-
A21-30/11 e A22-30/11 – equivalente à reposição de feriados
-
A23-07/12 e A24-07/12 – equivalente a provas
-
A25-14/12 e A26-14/12 – equivalente a revisão e recuperação
-
Critérios
Avaliação | Cálculo |
---|---|
Nota nominal ($N$) | $N = (L_1+L_2+L_3)/3$ |
Conceito nominal ($C_N$): reflete o seu desempenho frente ao material apresentado e às avaliações realizadas; obtido pelo encaixe de $N$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 5.0 \leq \mathbf{D} \leq 6.0 < \mathbf{C} \leq 7.0 < \mathbf{B} \leq 8.5 < \mathbf{A} < \infty.$$
Normalização
Sejam $\mu$ e $\sigma$ a média e o desvio padrão das notas $N$ atribuídas a todos os alunos. Cada aluno obterá uma nota normalizada: $$M = (N-\mu)/\sigma.$$
Conceito normalizado ($C_M$): reflete o seu desempenho perante os seus colegas; obtido pelo encaixe de $M$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < -\frac{1}{4}\sigma \leq \mathbf{D} < 0 \leq \mathbf{C} < \frac{1}{4}\sigma \leq \mathbf{B} < \frac{1}{2}\sigma \leq \mathbf{A} < \infty.$$
Considerando-se a ordenação $\mathbf{A} > \mathbf{B} > \mathbf{C} > \mathbf{D} > \mathbf{F}$, seu conceito efetivo (final / pré-recuperação) será maior ou igual ao seu conceito nominal: $$C_F = \max\{C_N,C_M\}.$$
Recuperação
Caso seu conceito $C_F$ seja $\mathbf{D}$ ou $\mathbf{F}$, você tem direito a uma prova presencial de recuperação $P_R$. Esta será única e contemplará toda a matéria do quadrimestre. Uma nova nota nominal $\overline{N}=(N+P_R)/2$ será utilizada para gerar um novo conceito (nominal) final pós-recuperação $\overline{C}_N$. Não haverá normalização na recuperação. Seu conceito final pós-recuperação pode ser menor que o pré-recuperação: uma vez feita, a recuperação é parte integrante da sua avaliação.
Bibliografia
Otimização Linear e Linear Inteira
- [A] D. Bertsimas e J. Tsitsiklis, Introduction to Linear Optimization, Athena Scientific (1997)
- [C] D. Chen, R. Batson e Y. Dand, Applied Integer Programming: Modeling and Solution, Wiley (2010)
- [E] B. Gärtner e J. Matousek, Understanding and Using Linear Programming, Springer (2007)
- [F] G. Nemhauser e L. Wolsey, Integer and Combinatorial Optimization, Willey (1988)
- [H] A. Schrijver, Theory of Linear and Integer Programming, Wiley (1986)
Otimização Convexa e Não-Linear
- [I] D. Bertsekas, Nonlinear Programming, 3rd ed., Athena Scientific (2016)
- [J] S. Boyd e L. Vendenberghe, Convex Optimization, Cambridge University Press (2004)
- [K] A. Ruszczynski, Nonlinear Optimization, Princeton University Press (2006)
Modelagem e Ferramentas
- [L] R. Fourer, D. Gay e B. Kerninghan, AMPL: A Modeling Language for Mathematical Programming, 2nd ed., Thompson (2003)
- [M] H. Williams, Model Building in Mathematical Programming, 5th ed., Willey (2013)
Álgebra Linear e Análise Convexa
- [N] S. Axler, Linear Algebra Done Right, 3rd ed., Springer (2015)
- [O] D. Bertsekas, A. Nedic e E. Ozdaglar, Convex Analysis and Optimization, Athena Scientific (2003)
- [P] T. Rockafellar, Convex Analysis, Princeton University Press (1970)
- [Q] G. Strang, Introduction to Linear Algebra, 5th ed., Wellesley Publishers (2016)
- [R] K. Hoffman e R. Kunze, Linear Algebra, 2nd ed., Prentice Hall (1971)
Estudando para esta disciplina
Este curso tem nível introdutório e contempla uma coleção de problemas elementares e fundamentais na área. Apesar disso, é normal fazer confusões e sentir-se perdido no início. O motivo é, em geral, a falta de familiaridade com formalismo matemático e raciocínio algorítmico -– algo que o curso pretende reverter.
- Refaça os exemplos fornecidos em sala de aula e re-prove os principais resultados.
- Preste atenção ao processo de solução e não foque somente no resultado final.
- Assista às aulas (vídeos) e resolva os exercícios propostos durante as mesmas e os contidos nas listas (não somente os para entrega).
- Estude a bibliografia indicada (monte grupos de estudo online) e faça um bom uso dos horários de atendimento.
- Tenha sempre em mente que aprendizado é uma tarefa ativa; não fique somente assistindo.
- Se ainda estiver se sentindo perdido, repita os passos acima. Mais cedo ou mais tarde, eles convergirão à compreensão.
Integridade acadêmica e transgressões
O Artigo 25 do Código de Ética da UFABC estabelece, à página 23: “Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes:
- I - fraudem avaliações;
- II - fabriquem ou falsifiquem dados;
- III - plageiem ou não creditem devidamente autoria;
- IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção;
- V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.”
Trabalhos (listas, provas, programas) suspeitos de cópia ou de outra representação fraudulenta acarretarão aos envolvidos conceitos $\mathbf{F}$ (falha) no curso. A atividade será reportada à Comissão Disciplinar Discente da universidade para que sejam tomadas todas as providências disciplinares cabíveis.