EPR-202 -- Métodos de Otimização -- 2022.2
Atualizado em 05/06
Página do curso entra no ar.
Expediente
- Professor: Aritanan Gruber
- Moodle: MOEP22.2
- Horário: Qua. 14–18h na sala S-308.2
- Atendimento: Seg. 14–16h na sala S-539.2
(podemos usar o Conferênciaweb caso necessário; mas teremos de acordar antes)
Ementa
Introduções sucintas às áreas de otimização linear, quadrática/não-linear, binária, inteira, e combinatória – todas em versões determinísticas e mono-objetivo. Contempla: técnicas para construção de modelos para problemas representativos; fundamentações teóricas abreviadas; dualidades; análises de sensibilidade; elementos dos principais algoritmos para resoluções dos modelos (incluindo métodos geométricos e programação dinâmica), com análises simplificadas das respectivas complexidades computacionais.
Plano de voo
Vamos usar Cornuéjols-Tütüncü [CT] como guia, fazendo complementações com Bertsimas-Tsitsiklis [BT], Wolsey [Wol] e Betsekas [Ber] para teoria/algoritmos, e com Belfiori-Fávero [BF], Williams [Wil] e Baldick [Bal] para aplicações.
Lista/Tentativa de tópicos por semana
Detalhes de cada tópico (coberto nas aulas) serão atualizados no Moodle ao longo do quadrimestre.
Aulas | Datas | Tópicos |
---|---|---|
A01 | 08/06 | Expediente. Otimização Linear I: Introdução e Modelos |
A02 | 15/06 | Otimização Linear II: Teoria Poliédrica e Dualidade |
A03 | 22/06 | Otimização Linear III: Simplex e variações, Pontos Interiores |
A04 | 29/06 | Otimização Linear IV: Análise de Sensibilidade e Aplicações |
A05 | 06/07 | Otimização Combinatória I: Caminhos e Fluxos em Grafos |
A06 | 13/07 | Otimização Combinatória II: Emparelhamentos, Estruturas Gulosas |
A07 | 20/07 | Otimização Combinatória III: Knapsack, Cutting-stock, Bin-packing, Set-covering |
A08 | 27/07 | Otimização Inteira I: Poliedros e Reticulados Inteiros |
A09 | 03/08 | Otimização Inteira II: Dualidade, Branch-and-bound |
A10 | 10/08 | Otimização Inteira III: Cortes de Chvátal-Gomory, Geração de Colunas |
A11 | 17/08 | Otimização Não-linear I: Dualidade, Gradiente Descendente e Método de Newton |
A12 | 24/08 | Otimização Não-linear II: Programação Quadrática Sequencial, Modelos Quadráticos |
Avaliações e critérios
- 5 listas de exercícios (enunciados e correções no Moodle)
Lista | Data de Entrega |
---|---|
$L_1$ | 27/06 @ 23:59h |
$L_2$ | 11/07 @ 23:59h |
$L_3$ | 25/07 @ 23:59h |
$L_4$ | 08/08 @ 23:59h |
$L_5$ | 22/08 @ 23:59h |
Nota nominal: média aritmética das 4 listas $$ N = \frac{1}{5}\sum_{j=1}^5 L_j $$
Conceito nominal ($C_N$): reflete o seu desempenho frente ao material apresentado e às avaliações realizadas; obtido pelo encaixe de $N$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 5.0 \leq \mathbf{D} \leq 6.0 < \mathbf{C} \leq 7.0 < \mathbf{B} \leq 8.5 < \mathbf{A} < \infty.$$
Normalização
Sejam $\mu$ e $\sigma$ a média e o desvio padrão das notas $N$ atribuídas a todos os alunos. Cada aluno obterá uma nota normalizada: $$M = (N-\mu)/\sigma.$$
Conceito normalizado ($C_M$): reflete o seu desempenho perante os seus colegas; obtido pelo encaixe de $M$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 0 \leq \mathbf{D} < \frac{1}{4}\sigma \leq \mathbf{C} < \frac{1}{2}\sigma \leq \mathbf{B} < \sigma \leq \mathbf{A} < \infty.$$
Considerando-se a ordenação $\mathbf{A} > \mathbf{B} > \mathbf{C} > \mathbf{D} > \mathbf{F}$, seu conceito efetivo (final / pré-recuperação) será maior ou igual ao seu conceito nominal: $$C_F = \max\{C_N,C_M\}.$$
Recuperação
Caso seu conceito $C_F$ seja $\mathbf{D}$ ou $\mathbf{F}$, você tem direito a uma prova online de recuperação $P_R$. Esta será única e contemplará toda a matéria do quadrimestre. Uma nova nota nominal $\overline{N}=(N+P_R)/2$ será utilizada para gerar um novo conceito (nominal) final pós-recuperação $\overline{C}_N$. Não haverá normalização na recuperação. Seu conceito final pós-recuperação pode ser menor que o pré-recuperação: uma vez feita, a recuperação é parte integrante da sua avaliação.
Bibliografia
Primária
- [Ber] D. Bertsekas, Nonlinear Programming, 3rd ed., Athena Scientific (2016)
- [BT] D. Bertsimas e J. Tsitsiklis, Introduction to Linear Optimization, Athena Scientific (1997)
- [CT] G. Cornuéjols, R. Tütüncü, Optimization Methods in Finance, 1st ed., Cambridge University Press (2007)
- [Wol] L. Wolsey,
Integer Programming,
2nd ed., Willey (2020)
[a 1a edição é suficiente]
Secundária
- [Axl] S. Axler, Linear Algebra Done Right, 3rd ed., Springer (2015)
- [Bal] R. Baldick, Applied Optimization: Formulation and Algorithms for Engineering Systems, Cambridge University Press (2006)
- [BF] P. Belfiore, L.P. Fávero Pesquisa Operacional para cursos de Engenharia, GEN LTC (2012)
- [BNO] D. Bertsekas, A. Nedic e E. Ozdaglar, Convex Analysis and Optimization, Athena Scientific (2003)
- [BV] S. Boyd e L. Vendenberghe, Convex Optimization, Cambridge University Press (2004)
- [CBD] D. Chen, R. Batson e Y. Dand, Applied Integer Programming: Modeling and Solution, Wiley (2010)
- [FGK] R. Fourer, D. Gay e B. Kerninghan, AMPL: A Modeling Language for Mathematical Programming, 2nd ed., Thompson (2003)
- [GM] B. Gärtner e J. Matousek, Understanding and Using Linear Programming, Springer (2007)
- [HK] K. Hoffman e R. Kunze, Linear Algebra, 2nd ed., Prentice Hall (1971)
- [NW] G. Nemhauser e L. Wolsey, Integer and Combinatorial Optimization, Willey (1988)
- [Roc] T. Rockafellar, Convex Analysis, Princeton University Press (1970)
- [Rus] A. Ruszczynski, Nonlinear Optimization, Princeton University Press (2006)
- [Sch] A. Schrijver, Theory of Linear and Integer Programming, Wiley (1986)
- [SN] R.A. Sarker, C.S. Newton Optimization Modelling: A Practical Approach, CRC Press (2008)
- [Str] G. Strang, Introduction to Linear Algebra, 5th ed., Wellesley Publishers (2016)
- [Wil] H. Williams, Model Building in Mathematical Programming, 5th ed., Willey (2013)
Estudando para esta disciplina
Este curso tem nível intermediário e contempla uma coleção de técnicas e problemas fundamentais na área. Alguns alunos fazem confusões e ficam confusos no início. O motivo é, em geral, a falta de familiaridade com formalismo matemático e raciocínio algorítmico.
- Refaça os exemplos fornecidos em sala de aula e re-prove os resultados.
- Preste atenção ao processo de solução e não foque somente no resultado final.
- Assista ativamente às aulas; resolva os exercícios nelas propostos e os contidos nas listas.
- Estude a bibliografia indicada, monte grupos de estudo, e faça um bom uso dos horários de atendimento.
- Tenha sempre em mente que aprendizado é uma tarefa ativa; não fique somente assistindo.
- Se ainda assim, sentir-se perdido, repita os passos acima. Mais cedo ou mais tarde, eles convergirão à compreensão.
Integridade acadêmica e transgressões
O Artigo 25 do Código de Ética da UFABC estabelece, à página 23: “Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes:
- I - fraudem avaliações;
- II - fabriquem ou falsifiquem dados;
- III - plageiem ou não creditem devidamente autoria;
- IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção;
- V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.”
Trabalhos (listas, provas, programas) suspeitos de cópia ou de outra representação fraudulenta acarretarão aos envolvidos conceitos $\mathbf{F}$ (falha) no curso. A atividade será reportada à Comissão Disciplinar Discente da universidade para que sejam tomadas todas as providências disciplinares cabíveis.