EPR-202 -- Métodos de Otimização -- 2022.2


Atualizado em 05/06
Página do curso entra no ar.

Expediente

  • Professor: Aritanan Gruber
  • Moodle: MOEP22.2
  • Horário: Qua. 14–18h na sala S-308.2
  • Atendimento: Seg. 14–16h na sala S-539.2
    (podemos usar o Conferênciaweb caso necessário; mas teremos de acordar antes)

Ementa

Introduções sucintas às áreas de otimização linear, quadrática/não-linear, binária, inteira, e combinatória – todas em versões determinísticas e mono-objetivo. Contempla: técnicas para construção de modelos para problemas representativos; fundamentações teóricas abreviadas; dualidades; análises de sensibilidade; elementos dos principais algoritmos para resoluções dos modelos (incluindo métodos geométricos e programação dinâmica), com análises simplificadas das respectivas complexidades computacionais.

Plano de voo

Vamos usar Cornuéjols-Tütüncü [CT] como guia, fazendo complementações com Bertsimas-Tsitsiklis [BT], Wolsey [Wol] e Betsekas [Ber] para teoria/algoritmos, e com Belfiori-Fávero [BF], Williams [Wil] e Baldick [Bal] para aplicações.

Lista/Tentativa de tópicos por semana

Detalhes de cada tópico (coberto nas aulas) serão atualizados no Moodle ao longo do quadrimestre.

Aulas Datas Tópicos
A01 08/06 Expediente. Otimização Linear I: Introdução e Modelos
A02 15/06 Otimização Linear II: Teoria Poliédrica e Dualidade
A03 22/06 Otimização Linear III: Simplex e variações, Pontos Interiores
A04 29/06 Otimização Linear IV: Análise de Sensibilidade e Aplicações
A05 06/07 Otimização Combinatória I: Caminhos e Fluxos em Grafos
A06 13/07 Otimização Combinatória II: Emparelhamentos, Estruturas Gulosas
A07 20/07 Otimização Combinatória III: Knapsack, Cutting-stock, Bin-packing, Set-covering
A08 27/07 Otimização Inteira I: Poliedros e Reticulados Inteiros
A09 03/08 Otimização Inteira II: Dualidade, Branch-and-bound
A10 10/08 Otimização Inteira III: Cortes de Chvátal-Gomory, Geração de Colunas
A11 17/08 Otimização Não-linear I: Dualidade, Gradiente Descendente e Método de Newton
A12 24/08 Otimização Não-linear II: Programação Quadrática Sequencial, Modelos Quadráticos

Avaliações e critérios

  • 5 listas de exercícios (enunciados e correções no Moodle)
Lista Data de Entrega
$L_1$ 27/06 @ 23:59h
$L_2$ 11/07 @ 23:59h
$L_3$ 25/07 @ 23:59h
$L_4$ 08/08 @ 23:59h
$L_5$ 22/08 @ 23:59h

Nota nominal: média aritmética das 4 listas $$ N = \frac{1}{5}\sum_{j=1}^5 L_j $$

Conceito nominal ($C_N$): reflete o seu desempenho frente ao material apresentado e às avaliações realizadas; obtido pelo encaixe de $N$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 5.0 \leq \mathbf{D} \leq 6.0 < \mathbf{C} \leq 7.0 < \mathbf{B} \leq 8.5 < \mathbf{A} < \infty.$$

Normalização

Sejam $\mu$ e $\sigma$ a média e o desvio padrão das notas $N$ atribuídas a todos os alunos. Cada aluno obterá uma nota normalizada: $$M = (N-\mu)/\sigma.$$

Conceito normalizado ($C_M$): reflete o seu desempenho perante os seus colegas; obtido pelo encaixe de $M$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 0 \leq \mathbf{D} < \frac{1}{4}\sigma \leq \mathbf{C} < \frac{1}{2}\sigma \leq \mathbf{B} < \sigma \leq \mathbf{A} < \infty.$$

Considerando-se a ordenação $\mathbf{A} > \mathbf{B} > \mathbf{C} > \mathbf{D} > \mathbf{F}$, seu conceito efetivo (final / pré-recuperação) será maior ou igual ao seu conceito nominal: $$C_F = \max\{C_N,C_M\}.$$

Recuperação

Caso seu conceito $C_F$ seja $\mathbf{D}$ ou $\mathbf{F}$, você tem direito a uma prova online de recuperação $P_R$. Esta será única e contemplará toda a matéria do quadrimestre. Uma nova nota nominal $\overline{N}=(N+P_R)/2$ será utilizada para gerar um novo conceito (nominal) final pós-recuperação $\overline{C}_N$. Não haverá normalização na recuperação. Seu conceito final pós-recuperação pode ser menor que o pré-recuperação: uma vez feita, a recuperação é parte integrante da sua avaliação.

Bibliografia

Primária

Secundária

Estudando para esta disciplina

Este curso tem nível intermediário e contempla uma coleção de técnicas e problemas fundamentais na área. Alguns alunos fazem confusões e ficam confusos no início. O motivo é, em geral, a falta de familiaridade com formalismo matemático e raciocínio algorítmico.

  • Refaça os exemplos fornecidos em sala de aula e re-prove os resultados.
  • Preste atenção ao processo de solução e não foque somente no resultado final.
  • Assista ativamente às aulas; resolva os exercícios nelas propostos e os contidos nas listas.
  • Estude a bibliografia indicada, monte grupos de estudo, e faça um bom uso dos horários de atendimento.
  • Tenha sempre em mente que aprendizado é uma tarefa ativa; não fique somente assistindo.
  • Se ainda assim, sentir-se perdido, repita os passos acima. Mais cedo ou mais tarde, eles convergirão à compreensão.

Integridade acadêmica e transgressões

O Artigo 25 do Código de Ética da UFABC estabelece, à página 23: “Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes:

  • I - fraudem avaliações;
  • II - fabriquem ou falsifiquem dados;
  • III - plageiem ou não creditem devidamente autoria;
  • IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção;
  • V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.”

Trabalhos (listas, provas, programas) suspeitos de cópia ou de outra representação fraudulenta acarretarão aos envolvidos conceitos $\mathbf{F}$ (falha) no curso. A atividade será reportada à Comissão Disciplinar Discente da universidade para que sejam tomadas todas as providências disciplinares cabíveis.

Avatar
Aritanan Gruber
Assistant Professor

“See, if y’all haven’t the same feeling for this, I really don’t give a damn. If you ain’t feeling it, then dammit this ain’t for you!"
(desconheço a autoria; agradeço a indicação)