BCM0505-15 -- Processamento da Informação
Atualizado em 14/07
Aulas Teóricas: Turmas NA{1,2,3} e NB{4,5,6} — Notas em 14/07
- Professor: Aritanan Gruber ( página no Tidia para entrega de listas em pdf )
- Atendimento: quartas (I) e sextas (I e II) das 19h às 21h via Google Classroom (código: 65g7wh2) / Meet.
- Aulas assíncronas: vídeos (máximo de 30min cada) no canal Aritanan Gruber do YouTube.
- Notas de aula:
- Listas: $L_1$ ( entrega: 10/03; solução ), $L_2$ ( entrega: 01/06; solução ), $L_3$ ( entrega: 22/06; solução ).
- Provas:
- Recuperação: presencial, a ser marcada após reabertura da universidade.
Laboratórios: Turmas NA1 e NB{4,5} — Notas em 14/07
- Professor: Aritanan Gruber ( página no Tidia para entrega de listas em python )
- Atendimento: terças (I e II) das 19h às 21h via Google Classroom (código: 65g7wh2) / Meet.
- Exercícios de laboratório (com data de entrega):
- Demais turmas, fale com seu professor: NA2 (Luiz C. Rozante), NA3 (Valério R. Batista), NB6 (Diogo S. Martins).
Critérios
Avaliação | Peso | Filtragem | Detalhes |
---|---|---|---|
Listas de exercícios ($L$) | 20% (10% cada) | [ duas melhores dentre três ] | $L = \max\{L_1+L_2,L_1+L_3,L_2+L_3\}/2$ |
Provas ($P$) | 40% | [ melhor dentre duas ] | $P = \max\{P_1,P_S\}$ |
Laboratório ($E$) | 40% total | [ de acordo com seu professor ] | $E = \mathit{como~definido~para~a~sua~turma}$ |
Nota nominal ($N$) | $N = 0.2 * L + 0.4 * P + 0.4 * E$ |
Para NA1, NB4 e NB5 foram escolhidas as avaliações $E_3$ e $E_4$, ambas pré-ECE, e $E_5,E_6,E_8$ e $E_9$ para compor $E$: $$E = \frac{1}{3}F + \frac{2}{3}G = \frac{1}{3}\cdot\frac{1}{2}(E_3+E_4) + \frac{2}{3}\cdot\frac{1}{4}(E_5+E_6+E_8+E_9) = \frac{1}{6}(E_3+E_4+E_5+E_6+E_8+E_9).$$
Conceito nominal ($C_N$): reflete o seu desempenho frente ao material apresentado e às avaliações realizadas; obtido pelo encaixe de $N$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < 5.0 \leq \mathbf{D} \leq 6.0 < \mathbf{C} \leq 7.0 < \mathbf{B} \leq 8.5 < \mathbf{A} < \infty.$$
Normalização
Sejam $\mu$ e $\sigma$ a média e o desvio padrão das notas $N$ atribuídas a todos os alunos. Cada aluno obterá uma nota normalizada: $$M = (N-\mu)/\sigma.$$
Conceito normalizado ($C_M$): reflete o seu desempenho perante os seus colegas; obtido pelo encaixe de $M$ em um dos intervalos: $$-\infty < \mathbf{F} < -\frac{1}{4}\sigma \leq \mathbf{D} < 0 \leq \mathbf{C} < \frac{1}{4}\sigma \leq \mathbf{B} < \frac{1}{2}\sigma \leq \mathbf{A} < \infty.$$
Considerando-se a ordenação $\mathbf{A} > \mathbf{B} > \mathbf{C} > \mathbf{D} > \mathbf{F}$, seu conceito efetivo (final / pré-recuperação) será maior ou igual ao seu conceito nominal: $$C_F = \max\{C_N,C_M\}.$$
Recuperação
Caso seu conceito $C_F$ seja $\mathbf{D}$ ou $\mathbf{F}$, você tem direito a uma prova de recuperação $P_R$. Esta será única e contemplará toda a matéria do quadrimestre. Uma nova nota nominal $\overline{N}=(N+P_R)/2$ será utilizada para gerar um novo conceito (nominal) final pós-recuperação $\overline{C}_N$. Não haverá normalização na recuperação. Seu conceito final pós-recuperação pode ser menor que o pré-recuperação: uma vez feita, a recuperação é parte integrante da sua avaliação.
Descrição e objetivos
Introdução ao Pensamento Computacional e à arte de resolver Problemas Algorítmicos em dispositivos clássicos via programação em Python. Ênfase na obtenção de soluções construtivas para problemas elementares de natureza discreta ou contínua.
O curso é essencialmente auto-contido, mas é recomendado que as disciplinas Bases Matemáticas e Natureza da Informação tenham sido cursadas à priori. Ao final, a/o estudante aprovada/o deve ser capaz de desenvolver soluções algorítmicas simples, baseando-se nos rudimentos de análise e programação apresentados.
Alguns dos tópicos contemplados: variáveis, constantes e palavras reservadas; sintaxe e semântica; tipos de dados fundamentais e operadores; estruturas condicionais simples e compostas; funções e módulos; estruturas de repetição (iteração e recursão); listas, filas e pilhas; algoritmos elementares de busca, separação e ordenação; cálculo de estatísticas simples; vetores, matrizes e tensores; computação numérica para zeros de polinômios, interpolação, regressão, integração e sistemas lineares; aplicações em clustering, neural networks, page ranking e caminhos mínimos.
Bibliografia
A referência básica é Sedgewick-Wayne-Dondero [A]. Cormen [B] e Dasgupta-Papadimitriou-Vazirani [C] são boas complementações.
- [A] R. Sedgewick, K. Wayne e R. Dondero, Introduction to Programming in Python: An Interdisciplinary Approach, Pearson/Addison-Wesley Professional (2015)
- [B] T. Cormen, Algorithms Unlocked, MIT Press (2013)
Versão em Português: Desmistificando Algoritmos: Teoria e Prática, GEN LTC (2013) - [C] S. Dasgupta, C. Papadimitriou e U. Vazirani,
Algorithms
, McGraw-Hill (2006)
Versão em Português: Algoritmos, AMGH (2009)
Estudando para esta disciplina
Este curso tem nível introdutório e contém uma coleção de problemas elementares e fundamentais. Apesar disso, é normal fazer confusões e sentir-se perdido no início. O motivo é, em geral, a falta de familiaridade com o raciocínio algorítmico – e algo que este curso pretende reverter.
- Refaça os exemplos fornecidos em sala de aula e no laboratório.
- Preste atenção ao processo de solução e não foque somente no resultado final.
- Assista às aulas (faça perguntas), resolva as listas de exercícios e os problemas de laboratório.
- Estude a bibliografia indicada (monte grupos de estudo) e faça um bom uso dos horários de atendimento dos professores.
- Tenha sempre em mente que aprendizado é uma tarefa ativa; não fique somente assistindo.
- Programe, programe, programe. Quanto mais programação você fizer, melhor ficará.
- Se ainda estiver se sentindo perdido, repita os passos acima. Mais cedo ou mais tarde, eles convergirão à compreensão.
Integridade acadêmica e transgressões
O Artigo 25 do Código de Ética da UFABC estabelece, à página 23: “Quanto aos trabalhos acadêmicos, é eticamente inaceitável que os discentes:
- I - fraudem avaliações;
- II - fabriquem ou falsifiquem dados;
- III - plageiem ou não creditem devidamente autoria;
- IV - aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção;
- V - vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.”
Trabalhos (listas, provas, programas) suspeitos de cópia ou de outra representação fraudulenta acarretarão aos envolvidos conceitos $\mathbf{F}$ (falha) no curso. A atividade será reportada à Comissão Disciplinar Discente da universidade para que sejam tomadas todas as providências disciplinares cabíveis.