BCM0505-15 - Processamento da Informação

Aula A01 – 22/04

Esta primeira aula tem o intuito de prover um tempo para que vocês se re-aclimatizem com a disciplina e revejam as ideias algorítmicas básicas que desenvolvemos e a construções elementares providas por Python. Para isto, re-estudem as aulas passadas na ordem abaixo:

Dada a natureza assíncrona e independente da tarefa, não faz sentido uma seção em Google Meet (que, daqui em diante, chamaremos de horário de atendimento) na noite de hoje. Ao re-estudar o material acima, colete suas dúvidas, reflita sobre elas e utilize o próximo horário de atendimento para saná-las.

Após ter concluído o trecho acima, determine soluções para os problemas que seguem.

Problema A1.1: Seja $n = d_{k} \cdots d_{2} d_{1}$ um inteiro positivo com $k\geq 1$ dígitos decimais. Dizemos que $n$ é palíndromo se $$d_{k} \cdots d_{2} d_{1} = d_{1} d_{2} \cdots d_{k}.$$ Dizemos que $n$ é $\ell$-palíndromo se $d_{k-1} \cdots d_{2} d_{1}$ é palíndromo, e dizemos que $n$ é $r$-palíndromo se $d_{k} \cdots d_{3} d_{2}$ é palíndromo. Escreva uma função que recebe um inteiro positivo $n$ e determina se $n$ é palíndromo, $\ell$-palíndromo, ou $r$-palíndromo.
Dica: preste bastante atenção às definições.

Problema A1.2: Dados dois vetores $x=[x_0,x_1,\ldots,x_{n-1}]$ e $y=[y_0,y_1,\ldots,y_{n-1}]$ em $\mathbb{R}^n$, calcule a convolução de $x$ e $y$: $$x\circledast y := \sum_{i=0}^{n-1} x_i \, y_{n-1-i}.$$

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Aritanan Gruber
Assistant Professor

“See, if y’all haven’t the same feeling for this, I really don’t give a damn. If you ain’t feeling it, then dammit this ain’t for you!“
(desconheço a autoria; agradeço a indicação)