Exercícios de Cadeias de Markov


  1. Uma urna contém duas bolas, duas bolas pretas. Em cada passo uma bola é escolhida ao acaso e trocada por outra bola que é da mesma cor com probabilidade 0,8 de de outra cor com probabilidade 0,2. Só há bolas pretas e brancas. Com que probabilidade a quinta bola escolhida é preta? Você deve usar cadeia de Markov para formular e resolver o problema.

     

  2. Uma loja de eletrônicos vende um videogame e adota uma política de controle de estoque do tipo (s,S). Essa política funciona da seguinte forma: se, ao final de um dia, o estoque disponível é menor ou igual a s, a loja realiza um pedido para que o estoque no início do dia seguinte seja reposto para S unidades.

    Seja Xn o número de unidades em estoque ao final do dia n, e Dn+1 a demanda no dia n+1. O estoque evolui segundo a regra:

    Xn+1={(XnDn+1)+,se Xn>s,(SDn+1)+,se Xns,

    onde x+=max{x,0}.

    Suponha que a loja adote a política (s,S)=(1,5), isto é, sempre que o estoque ao final do dia for 0 ou 1, ele é reposto para 5 no início do dia seguinte. A demanda diária Dn+1 é uma variável aleatória com a seguinte distribuição de probabilidades:

    P(Dn+1=0)=0.3,P(Dn+1=1)=0.4,P(Dn+1=2)=0.2,P(Dn+1=3)=0.1.

    (2.1) Modele o processo (Xn)n0 como uma cadeia de Markov, identificando o espaço de estados. (2.2) Construa a matriz de transição P correspondente. (2.3) Interprete o significado das transições: por exemplo, explique o que acontece quando Xn=2 e a demanda é Dn+1=3. (2.4) Assuma que o precesso tenha uma distribuição estacionária π=[0.09 0.15 0.23 0.21 0.20 0.12]. Calcule, no longo prazo, a esperança do estoque ao final do dia. (2.5) Suponha que a loja tenha um lucro de R$12 por unidade vendida, mas um custo de R$2 por dia por unidade em estoque. Qual o lucro médio de longo prazo por dia dessa política de estoque?

     

  3. Verifique que a condição de Markov é equivalente a (1) e (2) abaixo: (1) P(Xn+1=jXn1=in1,Xn2=in2,,Xnk=ink)=P(Xn+1=jXnk=ink) para n1<n2<<nkn. (2) P(Xm+n=jX0=i0,X1=i1,,Xm=im)=P(Xm+n=jXm=im) para n,m0.

     

  4. No jogo das apostas da lista de revisão, suponha as jogadas CCC (cara-cara-cara) contra KCC (coroa-cara-cara). Faça um modelo markoviano para esse jogo, isto é, descreva um conjunto de estados, as probabilidades de transição e distribuição inicial.

  5. (Ruína) Um jogador participa de um jogo em que, a cada rodada, ganha ou perde 1 dinheiro conforme o resultado de uma aposta simples; o jogador ganha $1 com probabilidade p ou o jogador perde $1 com probabilidade q=1p. O jogo termina se a fortuna do jogador atingir $0 (ruína) ou $N (meta). O jogador começa com uma fortuna inicial de $x, onde 0<x<N. Represente a fortuna do jogador ao longo do tempo por um processo estocástico {Xn:n0}.