Uma urna contém duas bolas, duas bolas pretas. Em cada passo uma bola é escolhida ao acaso e trocada por outra bola que é da mesma cor com probabilidade de de outra cor com probabilidade . Só há bolas pretas e brancas. Com que probabilidade a quinta bola escolhida é preta? Você deve usar cadeia de Markov para formular e resolver o problema.
Uma loja de eletrônicos vende um videogame e adota uma política de controle de estoque do tipo . Essa política funciona da seguinte forma: se, ao final de um dia, o estoque disponível é menor ou igual a , a loja realiza um pedido para que o estoque no início do dia seguinte seja reposto para unidades.
Seja o número de unidades em estoque ao final do dia , e a demanda no dia . O estoque evolui segundo a regra:
onde .
Suponha que a loja adote a política , isto é, sempre que o estoque ao final do dia for ou , ele é reposto para no início do dia seguinte. A demanda diária é uma variável aleatória com a seguinte distribuição de probabilidades:
(2.1) Modele o processo como uma cadeia de Markov, identificando o espaço de estados.(2.2) Construa a matriz de transição correspondente.(2.3) Interprete o significado das transições: por exemplo, explique o que acontece quando e a demanda é . (2.4) Assuma que o precesso tenha uma distribuição estacionária π=[0.09 0.15 0.23 0.21 0.20 0.12]. Calcule, no longo prazo, a esperança do estoque ao final do dia. (2.5) Suponha que a loja tenha um lucro de R$12 por unidade vendida, mas um custo de R$2 por dia por unidade em estoque. Qual o lucro médio de longo prazo por dia dessa política de estoque?
Verifique que a condição de Markov é equivalente a (1) e (2) abaixo:(1) para .(2) para .
No jogo das apostas da lista de revisão, suponha as jogadas CCC (cara-cara-cara) contra KCC (coroa-cara-cara). Faça um modelo markoviano para esse jogo, isto é, descreva um conjunto de estados, as probabilidades de transição e distribuição inicial.
(Ruína) Um jogador participa de um jogo em que, a cada rodada, ganha ou perde 1 dinheiro conforme o resultado de uma aposta simples; o jogador ganha $1 com probabilidade ou o jogador perde $1 com probabilidade . O jogo termina se a fortuna do jogador atingir $0 (ruína) ou $N (meta). O jogador começa com uma fortuna inicial de $x, onde . Represente a fortuna do jogador ao longo do tempo por um processo estocástico .