Genealogia acadêmica da área de Engenharia de Software no Brasil

Resumo
Na academia, dada a dedicação à formação de pessoas, muitos professores ou orientadores tem/tiveram um papel extremamente importante. Com a finalidade de preservar a história acadêmica, poucos empreendimentos foram realizados para registrar a influência que cada pesquisador/instituição têm exercido sobre seus orientados ao longo dos anos. Neste contexto, a genealogia acadêmica é utilizada para documentar, organizar e analisar, através das relações de orientação acadêmica, a influência de pesquisadores/instituições na academia.

Neste projeto, ainda em andamento, pretendemos identificar e caracterizar os grafos de genealogia acadêmica da área de Engenharia de Software do Brasil usando os dados curriculares registrados na Plataforma Lattes.

Ao todo, em 18 de julho de 2016, foram identificados 1224 doutores com especialidade em Engenharia de Software e primeira área de atuação "Ciência da Computação". Para cada um dos 1224 doutores foram identificados de forma automática/recursiva todos seus antecessores e sucessores acadêmicos.

Resultados iniciais da coleta e processamento



Sobre o método [PDF]
O programa desenvolvido, denominado genealogiaLattes, permite associar para cada pesquisador registrado na Plataforma Lattes todos os acadêmicos antecessores (orientadores e coorientadores) e sucessores (orientados/supervisados nos níveis de pós-doutorado, doutorado e mestrado). Devido ao processamento automatizado alguns dados de orientação podem estar errados. Os erros comuns devem-se ao registro de nomes abreviados e à falta de associação do ID Lattes dos pesquisadores. O programa que implementamos será executado periodicamente, assim as modificações/atualizações realizadas nos CVs Lattes poderão ter efeito nas próximas coletas.
Obs: O programa genealogiaLattes usa como base o módulo de coleta de dados do scriptLattes.


Pesquisadores responsáveis do projeto


Comentários, dúvidas e sugestões são super bem-vindos!

Formulário para registro de sugestões: https://goo.gl/forms/HS2SeGUl6y2I3sie2