Grupo de Raios Cósmicos

O Grupo de Raios Cósmicos (GRC) da UFABC tem como objetos de estudos os processos físicos que envolvem a origem, a propagação, a composição, o espectro energético, a anisotropia, os efeitos atmosféricos e biológicos de astropartículas, como raios cósmicos, raios gama ou neutrinos. Entender os raios cósmicos de ultra-alta energia (> 1018 eV) está entre os mais desafiadores problemas da astrofísica na atualidade. Os pesquisadores do GRC desenvolvem pesquisas teóricas e experimentais na UFABC e nas grandes colaborações internacionais do Observatório Pierre Auger, do Cherenkov Telescope Array (CTA) e do Deep Undergound Neutrino Experiment (DUNE).

Laboratório de Raios Cósmicos (LRC):
L 1101, 11° andar, Bloco B
Campus de Santo André - UFABC.
F: (11) 4996-0095


EASEarth

Raios cósmicos são partículas altamente energéticas que atingem a atmosfera da Terra, provenientes do espaço. Ao colidirem com os átomos atmosféricos geram uma cascata de partículas denominada chuveiro atmosférico extenso.

Os raios cósmicos primários são compostos principalmente por núcleos atômicos ionizados (≈ 90% prótons, ≈ 9% partículas α, ≈ 1% de núcleos mais pesados e uma pequena parcela contendo nêutrons, elétrons, pósitrons, raios γ e neutrinos.


Orientações em projetos de

IC ou PDPD
Trabalho de Conclusão de Curso
Mestrado
Doutorado






Arquivos:

files files


Projetos: