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Roupas Cibernéticas

  • Ano: 2019
  • Titulo Original: Roupas cibernéticas: da ficção científica à realidade
  • Evento: BLOG UFABC DIVULGA CIÊNCIA
  • Organização: UFABC
  • Autores: Alice Cavalcanti, Gabriela Sá, Karen Michelin, Gustavo S. de Paula, Izis Cavalcanti, Rodrigo Bianchi, Sofia Arjona, Carolina Lia Cerne, José Fernandes Rodrgiues Jr, Mario Gazziro
  • Anexos:

RESUMO: A fim de celebrar o universo distópico das obras de ficção científica do autor William Gibson, o qual parece ser o verdadeiro caminho da humanidade – caso ações corretivas sociais não sejam imediatamente iniciadas – realizamos na UFABC um desfile de roupas cibernéticas desenvolvidas por professores e alunos (da UFABC e da USP) ilustrando as diversas castas do universo de Gibson, apresentadas nos croquis abaixo: aristocracia das grandes corporações, cowboys de console, negociantes de software ilegal e milícia ciborgue paramilitar. Para serem consagradas como cibernéticas, as roupas não bastam ter apenas um design considerado futurista. Devem necessariamente interagir com o corpo e o ambiente a volta de quem as usa, fornecendo um feedback (resposta) táctil, sensorial ou neural. Em nosso caso, esse feedback foi visual, o qual contou com mais de 600 luzes independentes controladas digitalmente. Para interação com o corpo, foram utilizados sensores cardíacos, e, para interação com o ambiente, uma rede dedicada de internet (zigbee) fornecia a informação da proximidade entre as roupas durante o desfile. Com isso, as nuances de cores e efeitos visuais nas roupas com base nesses feedbacks sensoriais foram devidamente programadas pelos alunos da disciplina de Sistemas Microprocessados do curso de Engenharia, Instrumentação e Robótica da UFABC.

ABSTRACT: In order to celebrate the dystopian universe of author William Gibson's science fiction works, which seems to be the true path of humanity - if corrective social actions are not immediately initiated - we held a parade of cybernetic clothing developed by teachers and students at UFABC ( from UFABC and USP) illustrating the different castes of Gibson's universe, presented in the sketches below: aristocracy of large corporations, console cowboys, illegal software dealers and paramilitary cyborg militia. To be recognized as cybernetic, clothes are not enough to just have a design considered futuristic. They must necessarily interact with the body and environment around the person using them, providing tactile, sensorial or neural feedback (response). In our case, this feedback was visual, which included more than 600 independent digitally controlled lights. To interact with the body, heart sensors were used, and, for interaction with the environment, a dedicated internet network (zigbee) provided information on the proximity between the clothes during the fashion show. As a result, the color nuances and visual effects in the clothes based on these sensory feedbacks were duly programmed by the students of the Microprocessed Systems discipline of the Engineering, Instrumentation and Robotics course at UFABC.