Realidades sintéticas e Metaverso

Com anos de experiência na construção de escâners 3D, o laboratório dispõe de 2 equipamentos de aquisição 3D de corpo inteiro desenvolvidos pelos alunos e apoiado por empresas. Conta ainda com vasta biblioteca de softwares e licenças comerciais para aquisição e geração de nuvens de pontos, assim como seu devido registro (união das nuvens parciais), a partir de diversos modelos de sensores adquiridos ao longo dos projetos. É ideal para elaboração de novos projetos envolvendo metaverso e gêmeos digitais, dentro do novo contexto de realidades sintéticas.

Projetos com processadores CISC e RISC em FPGA

Contando com muitos kits de desenvolvimento eletrônico com FPGAs (field-programmable gate array), o laboratório analisa e testa processadores CISC e RISC, desde arquiteturas Arm(TM) como o Córtex M0, até RISCV(TM) extensão IM32F. Também são implementados processadores didáticos monociclo, multiciclo e pipeline.

Computação forense e Cyber-segurança

O laboratório realiza serviços pró-bono para imprensa nacional quanto a autenticação de biometrias vocais e análise de adulteração de documentos e vídeos digitais (deep fake news). Agrega ainda grupo de extensão da UFABC em segurança de computadores, GreenTeam, com dezenas de membros.

Retro-computação e projeto de videogames clássicos

Como plataforma de teste de arquiteturas computacionais, desenvolvemos consoles de jogos antigos fazendo uso de bibliotecas elaboradas pela comunidade de software livre com finalidades didáticas, como a construção de consoles de videogames da década de 1980, fazendo uso de réplicas digitais das arquiteturas da epóca.