Livro Computadores e Videogames
- Ano: 2024
- Titulo Original: Computadores e videogames: uma abordagem prática das arquiteturas clássicas
- Editora: UFABC
- Autores: Jecel Mattos de Assumpção Jr, Chandler Klüser, Victoria Alejandra Salazar Herrera, João Paulo Carmo e Mario Gazziro
- Anexos:
RESUMO: Computadores e videogames sempre foram a mesma coisa. Nos primórdios do lançamento dos videogames caseiros haviam opções com teclados e cartuchos de linguagem de programação além dos cartuchos de jogos. Esse livro-texto, por sua vez, se dispõe a capacitar os estudantes de cursos técnicos, engenharias e cursos de programação a entenderem as arquiteturas computacionais modernas e sua inter-relação com sistemas computacionais completos através da atividade lúdica da recriação da infraestrutura de consoles de videogames clássicos. Caso o estudante disponha de dispositivos lógicos programáveis em sua casa ou escola (FPGAs), ele pode inclusive recriar tais videogames fisicamente, elaborando também seus novos jogos ou simplemente testar seu desenvolvimento com base nos jogos clássícos já desenvolvidos. Ou então, sem acesso a nenhum hardware programável, os estudantes podem usar o simulador online indicado pelos autores a fim de testarem suas criações e jogos em qualquer computador desktop.
ABSTRACT: Computers and video games have always been the same thing. In the early days of the launch of home video games, they had options with keyboards and programming language cartridges in addition to game cartridges. This textbook, in turn, presents the training of students in technical, engineering and programming courses to understand modern computing architectures and their interrelationship with complete computing systems through the playful activity of recreating the infrastructure of video game consoles. classics. If the student has programmable logic devices at home or school (FPGAs), he or she can even physically recreate such video games, also creating new games or simply testing their development based on classic games already developed. Or, without access to any programmable hardware, students can use the online simulator recommended by the authors to test their creations and games on any desktop computer.