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Redes complexas no transporte coletivo urbano

  • Ano: 2024
  • Titulo Original: Aplicação de Redes Coplexas no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Ônibus da cidade de São Paulo
  • Modalidade: Trabalho de Conclusão de Curso no mestrado TSI-UAB
  • Organização: UFABC
  • Autores: Patrick Natan Gomes dos Santos, Mario Gazziro
  • Anexos:

RESUMO: O uso de redes complexas na análise de sistemas de transporte urbano está se tornando cada vez mais presente em estudos de mobilidade e planejamento urbano. A teoria de redes complexas oferece uma abordagem poderosa para compreender a estrutura e dinâmica desses e de outros sistemas interconectados. Este trabalho aplica a teoria de redes complexas para analisar o sistema de transporte coletivo de ônibus da cidade de São Paulo, através de dados fornecidos pela SPTrans. O estudo constroi e analisa duas redes distintas: uma baseada na conectividade entre pontos de ônibus e outra na similaridade entre linhas de ônibus. Com o objetivo de entender como métricas de rede complexa podem trazer insights e possíveis melhorias no sistema. A análise da rede de pontos revelou uma estrutura ramificada com alta densidade de pontos no centro e uma boa robustez na rede. A análise da rede de similaridades mostrou uma alta conectividade entre as linhas, contudo, com correlações fracas a moderadas com as métricas de rede complexa. Os resultados obtidos são promissores para estudos futuros e para a busca de melhoria no sistema e na qualidade de vida dos passageiros no sistema de transporte rodoviário público da cidade de São Paulo.

ABSTRACT: The use of complex networks in the analysis of urban transportation systems is becoming increasingly prevalent in mobility and urban planning studies. Complex network theory offers a powerful approach to understanding the structure and dynamics of these and other interconnected systems. This work applies complex network theory to analyze the public bus transportation system of São Paulo city, using data provided by SPTrans. The study constructs and analyzes two distinct networks: one based on the connectivity between bus stops and another on the similarity between bus lines. The aim is to understand how complex network metrics can bring insights and potential improvements to the system. The analysis of the bus stop network revealed a branched structure with high density of points in the center and good network robustness. The analysis of the similarity network showed high connectivity between lines, however, with weak to moderate correlations with complex network metrics. The results obtained are promising for future studies and for seeking improvements in the system and in the quality of life of passengers in São Paulo's public road transport system.