2021 Q2
BCM0505-15 - Processamento da Informação
Professora: Carla Negri Lintzmayer, carla.negri@ufabc.edu.br
🚨 Avisos importantes (fique atento sempre!)
📌 [17/ago] As notas finais pós-rec estão na planilha de notas. Veja o comentário no Discord sobre as correções.[08/ago] As notas dos EP4, ET5, EP5 e da prova estão na planilha de notas. Veja o comentário no Discord sobre as correções.
[03/ago] As notas dos ET4 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle.
[29/jul] As notas dos ET3 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle.
[21/jul] A aula 25 foi convertida para aula de atendimento em grupo.
[15/jul] As notas dos ET2 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle. REFORÇO: me procurem nos atendimentos (principalmente) e/ou no Discord para entender bem onde erraram e como consertar os erros. Não fiquem só perdendo nota por causa dos erros.
[07/jul] No dia 8/jul, darei atendimento em grupo pelo Google Meet, das 8h30 às 11h30. Esse atendimento não estava previsto no cronograma antes e por isso estou anunciando aqui.
[23/jun] As notas dos ET1 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle.
[15/jun] Temos uma planilha de notas! Veja na seção de avaliação.
[04/jun] No dia 8/jun, darei atendimento em grupo pelo Google Meet, das 8h30 às 11h30. Esse atendimento não estava previsto no cronograma antes e por isso estou anunciando aqui.
[31/mai] Agora sim, site no ar 🥳.
[22/mai] Site no ar. Estude-o como se o seu conteúdo fosse ser cobrado na prova.
🙋 Como será a disciplina?
Nosso meio de comunicação principal será pelo servidor na
ferramenta Discord.
Por favor, participe do servidor
apenas se você está matriculado na disciplina.
O site sempre será atualizado com avisos, porém comunicados menores e
atendimentos serão pelo Discord.
Aliás, o servidor no Discord pode e deve ser utilizado em qualquer horário, para atendimento assíncrono.
Usaremos também o Moodle, mas apenas para entrega das atividades.
Você será ainda inscrito também neste outro curso no Moodle, que também será usado para entrega de atividades.
As videoaulas com os conteúdos da disciplina serão disponibilizadas
apenas aqui no site, na seção Cronograma.
Os conteúdos foram distribuídos da forma como eles seriam dados em um
curso presencial.
Atenção! Várias aulas serão dadas de forma síncrona, em
particular as da primeira semana, como pode ser visto no cronograma.
A sua participação é essencial nelas, mas elas serão gravadas e
disponibilizadas logo em seguida, para quem não puder participar.
Em algumas das aulas (indicadas no Cronograma), estarei online pelo Google Meet
para atendimento geral. Qualquer aluno de qualquer uma das duas
turmas pode participar.
O link do Google Meet está disponível no Moodle.
Esses horários devem ser usados para tirar dúvidas do conteúdo e também
para discutir ideias para solução de exercícios.
Também em algumas das aulas (indicadas no Cronograma), estarei online pelo Google Meet
para atendimento individual. Qualquer aluno de qualquer uma das
duas turmas pode participar.
Cada aluno terá até 15 minutos de atendimento, e a inscrição será feita
em canal específico no Discord.
O link do Google Meet está disponível no Moodle.
Esses horários devem ser usados para discutir detalhes de solução de
exercícios.
Idealmente, siga o cronograma: se no dia está previsto o conteúdo
×, então use o atendimento para tirar dúvidas sobre ×, mesmo que você
tenha só aquele horário para assistir aos vídeos.
Mesmo que você não consiga seguir esse "comportamento ideal", não
deixe de usar os horários de atendimento!
Como estamos fazendo a disciplina à distância, eu preciso confiar
no material que você vai me entregar.
Meu único pedido é: seja o autor das suas atividades.
Isso muito basicamente significa: não copie solução encontrada na
internet ou feita por outra pessoa.
É claro que você pode e deve trocar ideias com os colegas, porque isso
realmente ajuda no aprendizado.
Eventualmente, ver soluções já prontas também ajuda, mas apenas se você
entendê-las tão bem que possa, depois, responder sozinho o mesmo
problema.
Qualquer violação às regras descritas na seção sobre plágio implicará em descarte dos conceitos
atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os
envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito
F.
Veja detalhes sobre a avaliação na seção Avaliação.
Por fim, o site tem bastante informação, então leia-o com bastante
cuidado.
Meu objetivo aqui é que você aprenda o conteúdo dessa disciplina da
melhor forma possível.
Por isso, converse comigo sempre.
Qualquer dúvida e feedback são bem vindos, de verdade.
Acho que é isso, boas aulas!
Importante!
Todas as aulas, com e sem participação dos alunos, serão gravadas e
disponibilizadas online segundo a Licença Creative Commons Atribuição-Não
Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).
Todos os participantes do curso dão sua tácita e irrevogável autorização
para que suas imagens e falas sejam transmitidas, gravadas e editadas
segundo a licença acima pelo docente responsável, sem nenhuma cobrança,
para uso em distintos canais de comunicação e peças publicitárias sem
fins comerciais.
🧐 Ementa da disciplina
BCM0505-15 - Processamento da informação (pg. 70): Introdução a algoritmos. Variáveis e tipos de dados. Operadores aritméticos, lógicos e precedência. Métodos/Funções e parâmetros. Estruturas de seleção. Estruturas de repetição. Vetores. Matrizes. Entrada e saída de dados. Depuração. Melhores práticas de programação.
Objetivos:
- Apresentar os fundamentos sobre manipulação e tratamento da informação, principalmente por meio da explicação e experimentação dos conceitos e do uso prático da lógica de programação.
- Espera-se que o aluno:
- seja capaz de compreender os conceitos fundamentais a respeito da manipulação e tratamento da Informação;
- entenda a lógica de programação de computadores e adquira a habilidade prática de desenvolver algoritmos básicos para modelar e solucionar problemas de natureza técnico-científica, independentemente de uma linguagem ou de um paradigma de programação específicos.
🖖 Recomendação
Disciplina Bases Computacionais da Ciência.
📚 Bibliografia e outros materiais
- Forbellone, A. L. V.; Eberspacher, H. F.. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
- Pina Jr, J. C.; Morimoto, C. H.. Introdução à computação com Python: um curso interativo. 2020.
- Morimoto, C. H.; Pina Jr, J. C.; Soares, J. A.. Como pensar como um cientista da computação: Edição interativa em Python. 2020.
- Downey, A. B.. Pense em Python. 2ª ed. Novatec.
📆 Cronograma
Aula 1 - 25/mai |
Aula 2 - 26/mai |
Aula 3 - 27/mai |
Aula 4 - 01/jun |
03/jun (Feriado Corpus Christi)
|
Aula 5 - 08/jun |
Aula 6 - 09/jun |
Aula 7 - 10/jun
|
12/jun: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 1. |
Importante |
Aula 8 - 15/jun
|
Aula 9 - 17/jun |
Aula 10 - 22/jun |
Aula 11 - 23/jun
|
Aula 12 - 24/jun
|
26/jun: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 2. |
Aula 13 - 29/jun
|
Aula 14 - 01/jul |
Aula 15 - 06/jul |
Aula 16 - 07/jul
|
Aula 17 - 08/jul |
Aula 18 - 13/jul
|
14/jul: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 3. |
Aula 19 - 15/jul |
Aula 20 - 20/jul
|
Aula 21 - 21/jul |
Aula 22 - 22/jul
|
Aula 23 - 27/jul
|
28/jul: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 4. |
Aula 24 - 29/jul |
Aula 25 - 03/ago
|
Aula 26 - 04/ago
|
Aula 27 - 05/ago
|
08/ago: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 5. |
Aula 28 - 10/ago
|
Aula 29 - 12/ago
|
👎 Plágio
- Entre outros, o código de ética da UFABC estabelece em seu artigo
25 que é eticamente inaceitável que os discentes:
- fraudem avaliações,
- fabriquem ou falsifiquem dados,
- plagiem ou não creditem devidamente autoria,
- aceitem autoria de material acadêmico sem participação na produção,
- vendam ou cedam autoria de material acadêmico próprio a pessoas que não participaram da produção.
- Muitos ainda têm dúvidas sobre a interpretação das regras definidas pelo Código de Ética da UFABC.
- Por esta razão, diversos professores elaboraram um documento (disponível aqui) com vários exemplos e esclarecendo a interpretação das regras acima.
- Abaixo uma versão resumida, que não substitui de modo algum sua leitura:
- Regra 1: Você não pode enviar para avaliação um trabalho que não seja de sua própria autoria ou que seja derivado/baseado em soluções elaboradas por outros.
- Regra 2: Você não pode compartilhar a sua solução com outros alunos nem pedir aos seus colegas que compartilhem as soluções deles com você.
- Regra 3: Nos trabalhos enviados para avaliação você deve indicar eventuais assistências que você tenha recebido.
- Nós encorajamos fortemente que você procure outras pessoas quando houver a necessidade. Discuta o problema e possíveis ideias para soluções, mas elabore sua própria solução, por conta própria.
- Qualquer violação às regras descritas acima implicará em descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F.
- Possível denúncia à Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação, a qual decidirá sobre a punição adequada à violação que pode resultar em advertência, suspensão ou desligamento, de acordo com os artigos 78-82 do Regimento Geral da UFABC.
- Sempre consulte o documento completo ou converse com o seu professor em caso de dúvidas!
🏋 Atividades
- Usaremos o Moodle para visualização e entrega de todas as atividades da disciplina.
- Nesta página você tem acesso aos exercícios de programação (EPs) das nossas turmas.
- Serão 5 EPs ao todo, para cada grande tópico visto nas aulas, com
as seguintes datas de entrega:
- Tópico 1: Comandos sequenciais e modularização (entrega até 12/junho)
- Tópico 2: Comandos de seleção (entrega até 26/junho)
- Tópico 3: Comandos de repetição (entrega até 14/julho
10/julho) - Tópico 4: Vetores (entrega até 28/julho
24/julho) - Tópico 5: Matrizes (entrega até 08/agosto
05/agosto)
- Além dos EPs, você tem também acesso aos exercícios teóricos (ETs) das nossas turmas.
- Serão 5 ETs ao todo, para cada grande tópico visto nas aulas, com datas de entrega iguais às dos EPs.
- Nesta página você tem acesso aos exercícios de programação que estão sendo liberados pela coordenação da disciplina (EPCs), para todos os alunos de todas as turmas.
- Os EPCs têm prazo final de entrega único, até 06 de agosto.
- Todas as atividades devem ser feitas individualmente.
- Não haverá EPs e ETs substitutivos.
🎓 Critérios de avaliação
- Sua avaliação da disciplina será feita com base nas notas:
- P, da prova teórica, com 0 ≤ P ≤ 10
- EP, dos exercícios de programação, com 0 ≤ EP ≤ 10 e:
- Cada exercício terá um peso específico, divulgado em seu enunciado, que irá variar de acordo com sua complexidade.
- A nota de cada exercício será 10 caso o programa execute corretamente em todos os casos de teste e será 0 caso contrário.
- EP será então a média ponderada de todos os exercícios liberados.
- ET, dos exercícios teóricos, com 0 ≤ ET ≤ 10 e:
- Cada exercício terá um peso específico, divulgado em seu enunciado, que irá variar de acordo com sua complexidade.
- A nota de cada exercício refletirá a corretude da resposta apresentada.
- ET será então a média ponderada de todos os exercícios liberados.
- Confira a planilha de notas.
- A prova teórica vale 45% da nota.
- Os exercícios de programação valem 45% da nota.
- Os exercícios teóricos valem 10% da nota.
- Sua média final (MF) antes da recuperação, portanto, será
MF = 0.45 × P + 0.45 × EP + 0.1 × ET - Os exercícios de programação da coordenação da disciplina (EPCs) valem bônus de até 1 ponto na média final (proporcional à quantidade de exercícios que forem corretamente entregues).
- Seu conceito final será
A, se MF ≥ 8.5
B, se 7.0 ≤ MF < 8.5
C, se 6.0 ≤ MF < 7.0
D, se 5.0 ≤ MF < 6.0
F, se MF < 5.0
O, se nenhuma atividade for entregue
💪 Mecanismo de recuperação
- A recuperação será aplicada apenas aos alunos que tiverem conceito
final D ou F.
e que manifestarem interesse em realizá-la. - Ela envolverá exercícios teóricos e exercícios práticos.
- O conteúdo da prova englobará todos os temas vistos durante o quadrimestre.
- A nota obtida na prova de recuperação (NR) será usada obter
a nota final com recuperação (NFR), que consiste na média a
seguir:
NFR = max {MF, (MF + NR) / 2}
- O conceito final obtido na recuperação substituirá o conceito
original e será
C, se NFR ≥ 6.0
D, se 5.0 ≤ NFR < 6.0
F, se 0.0 ≤ NFR < 5.0
🤒 Mecanismos de avaliação substitutivos
- Uma prova substitutiva poderá ser aplicada ao aluno que possuir justificativa que o impeça de realizar a prova teórica no período normal.
- A data para realização da mesma deverá ser combinada com a professora por e-mail o quanto antes, assim que o aluno estiver em condições de realizá-la.