2021 Q2

BCM0505-15 - Processamento da Informação

Professora: Carla Negri Lintzmayer, carla.negri@ufabc.edu.br

piadinha


🚨 Avisos importantes (fique atento sempre!)

📌 [17/ago] As notas finais pós-rec estão na planilha de notas. Veja o comentário no Discord sobre as correções.
[08/ago] As notas dos EP4, ET5, EP5 e da prova estão na planilha de notas. Veja o comentário no Discord sobre as correções.
[03/ago] As notas dos ET4 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle.
[29/jul] As notas dos ET3 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle.
[21/jul] A aula 25 foi convertida para aula de atendimento em grupo.
[15/jul] As notas dos ET2 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle. REFORÇO: me procurem nos atendimentos (principalmente) e/ou no Discord para entender bem onde erraram e como consertar os erros. Não fiquem só perdendo nota por causa dos erros.
[07/jul] No dia 8/jul, darei atendimento em grupo pelo Google Meet, das 8h30 às 11h30. Esse atendimento não estava previsto no cronograma antes e por isso estou anunciando aqui.
[23/jun] As notas dos ET1 estão na planilha de notas. Os PDFs com os comentários estão no Moodle.
[15/jun] Temos uma planilha de notas! Veja na seção de avaliação.
[04/jun] No dia 8/jun, darei atendimento em grupo pelo Google Meet, das 8h30 às 11h30. Esse atendimento não estava previsto no cronograma antes e por isso estou anunciando aqui.
[31/mai] Agora sim, site no ar 🥳.
[22/mai] Site no ar. Estude-o como se o seu conteúdo fosse ser cobrado na prova.


🙋 Como será a disciplina?

Nosso meio de comunicação principal será pelo servidor na ferramenta Discord.
Por favor, participe do servidor apenas se você está matriculado na disciplina.
O site sempre será atualizado com avisos, porém comunicados menores e atendimentos serão pelo Discord.

Aliás, o servidor no Discord pode e deve ser utilizado em qualquer horário, para atendimento assíncrono.

Usaremos também o Moodle, mas apenas para entrega das atividades.

Você será ainda inscrito também neste outro curso no Moodle, que também será usado para entrega de atividades.

As videoaulas com os conteúdos da disciplina serão disponibilizadas apenas aqui no site, na seção Cronograma.
Os conteúdos foram distribuídos da forma como eles seriam dados em um curso presencial.

Atenção! Várias aulas serão dadas de forma síncrona, em particular as da primeira semana, como pode ser visto no cronograma.
A sua participação é essencial nelas, mas elas serão gravadas e disponibilizadas logo em seguida, para quem não puder participar.

Em algumas das aulas (indicadas no Cronograma), estarei online pelo Google Meet para atendimento geral. Qualquer aluno de qualquer uma das duas turmas pode participar.
O link do Google Meet está disponível no Moodle.
Esses horários devem ser usados para tirar dúvidas do conteúdo e também para discutir ideias para solução de exercícios.

Também em algumas das aulas (indicadas no Cronograma), estarei online pelo Google Meet para atendimento individual. Qualquer aluno de qualquer uma das duas turmas pode participar.
Cada aluno terá até 15 minutos de atendimento, e a inscrição será feita em canal específico no Discord. O link do Google Meet está disponível no Moodle.
Esses horários devem ser usados para discutir detalhes de solução de exercícios.

Idealmente, siga o cronograma: se no dia está previsto o conteúdo ×, então use o atendimento para tirar dúvidas sobre ×, mesmo que você tenha só aquele horário para assistir aos vídeos.
Mesmo que você não consiga seguir esse "comportamento ideal", não deixe de usar os horários de atendimento!

Como estamos fazendo a disciplina à distância, eu preciso confiar no material que você vai me entregar.
Meu único pedido é: seja o autor das suas atividades.
Isso muito basicamente significa: não copie solução encontrada na internet ou feita por outra pessoa.
É claro que você pode e deve trocar ideias com os colegas, porque isso realmente ajuda no aprendizado.
Eventualmente, ver soluções já prontas também ajuda, mas apenas se você entendê-las tão bem que possa, depois, responder sozinho o mesmo problema.
Qualquer violação às regras descritas na seção sobre plágio implicará em descarte dos conceitos atribuídos a TODAS as tarefas avaliativas regulares de TODOS os envolvidos, causando assim suas reprovações automáticas com conceito F. Veja detalhes sobre a avaliação na seção Avaliação.

Por fim, o site tem bastante informação, então leia-o com bastante cuidado.
Meu objetivo aqui é que você aprenda o conteúdo dessa disciplina da melhor forma possível.
Por isso, converse comigo sempre.
Qualquer dúvida e feedback são bem vindos, de verdade.
Acho que é isso, boas aulas!

Importante!

Todas as aulas, com e sem participação dos alunos, serão gravadas e disponibilizadas online segundo a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).
Todos os participantes do curso dão sua tácita e irrevogável autorização para que suas imagens e falas sejam transmitidas, gravadas e editadas segundo a licença acima pelo docente responsável, sem nenhuma cobrança, para uso em distintos canais de comunicação e peças publicitárias sem fins comerciais.



🧐 Ementa da disciplina

BCM0505-15 - Processamento da informação (pg. 70): Introdução a algoritmos. Variáveis e tipos de dados. Operadores aritméticos, lógicos e precedência. Métodos/Funções e parâmetros. Estruturas de seleção. Estruturas de repetição. Vetores. Matrizes. Entrada e saída de dados. Depuração. Melhores práticas de programação.

Objetivos:



🖖 Recomendação

Disciplina Bases Computacionais da Ciência.



📚 Bibliografia e outros materiais

  1. Forbellone, A. L. V.; Eberspacher, H. F.. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
  2. Pina Jr, J. C.; Morimoto, C. H.. Introdução à computação com Python: um curso interativo. 2020.
  3. Morimoto, C. H.; Pina Jr, J. C.; Soares, J. A.. Como pensar como um cientista da computação: Edição interativa em Python. 2020.
  4. Downey, A. B.. Pense em Python. 2ª ed. Novatec.


📆 Cronograma

Aula 1 - 25/mai
  • Conteúdo: Introdução à disciplina, a algoritmos e a linguagens de programação.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma B8; 10h às 12h turma A8
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 2 - 26/mai
  • Conteúdo: Variáveis, tipos e operadores (aritméticos e lógicos).
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma A8; 10h às 12h turma B8
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 3 - 27/mai
  • Conteúdo: Comandos em Python e introdução aos ambientes de trabalhos práticos.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma A8; 10h às 12h turma B8
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 4 - 01/jun
  • Conteúdo: Introdução a funções em pseudocódigo e em Python.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona):
  • Slides usados na aula: aqui e aqui.
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
03/jun (Feriado Corpus Christi)
  • Reposição em 16/ago (segunda-feira).
Aula 5 - 08/jun
  • Conteúdo: Mais exercícios com funções e escopo de variáveis.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona):
  • Slides usados na aula: aqui.
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
Aula 6 - 09/jun
  • Conteúdo: Exercícios.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma A8; 10h às 12h turma B8
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 7 - 10/jun
  • Formato: Atendimento individual (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
    • Inscrições pelo Discord
12/jun: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 1.
Importante
  • Vídeo sobre boas práticas de programação:
Aula 8 - 15/jun
  • Conteúdo: Seleção.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 9 - 17/jun
  • Conteúdo: Seleção.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 10 - 22/jun
  • Conteúdo: Exercícios.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma A8; 10h às 12h turma B8
  • Vídeo:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 11 - 23/jun
  • Formato: Atendimento individual (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
    • Inscrições pelo Discord
Aula 12 - 24/jun
  • Conteúdo: Comandos de repetição.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
26/jun: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 2.
Aula 13 - 29/jun
  • Conteúdo: Comandos de repetição.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 14 - 01/jul
  • Conteúdo: Comandos de repetição.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 15 - 06/jul
  • Conteúdo: Exercícios.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma B8; 10h às 12h turma A8
  • Vídeo:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 16 - 07/jul
  • Formato: Atendimento individual (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
    • Inscrições pelo Discord
Aula 17 - 08/jul
  • Conteúdo: Vetores.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 18 - 13/jul
  • Conteúdo: Vetores.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
14/jul: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 3.
Aula 19 - 15/jul
  • Conteúdo: Vetores.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 20 - 20/jul
  • Conteúdo: Matrizes.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 21 - 21/jul
  • Conteúdo: Exercícios.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma A8; 10h às 12h turma B8
  • Vídeo:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 22 - 22/jul
  • Formato: Atendimento individual (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
    • Inscrições pelo Discord
Aula 23 - 27/jul
  • Conteúdo: Matrizes.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
28/jul: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 4.
Aula 24 - 29/jul
  • Conteúdo: Matrizes.
  • Formato: Videoaulas (aula assíncrona).
  • Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
  • Vídeos:
  • Slides usados na aula: aqui.
Aula 25 - 03/ago
  • Formato: Atendimento em grupo (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
Aula 26 - 04/ago
  • Formato: Atendimento individual (qualquer turma) pelo Google Meet (link no Moodle) das 8h30 às 11h30.
    • Inscrições pelo Discord
Aula 27 - 05/ago
  • Prova teórica.
  • Das 8h do dia 05 de agosto às 9h do dia 08 de agosto.
  • Detalhes no Moodle.
08/ago: Data de entrega dos EPs e ETs do Tópico 5.
Aula 28 - 10/ago
  • Conteúdo: resolução da prova.
  • Formato: Aula síncrona (pelo Google Meet - link no Moodle).
    • 8h às 10h turma B8; 10h às 12h turma A8
Aula 29 - 12/ago
  • Prova de recuperação.
  • Das 8h do dia 12 de agosto às 9h do dia 15 de agosto.
  • Detalhes no Moodle.


👎 Plágio



🏋 Atividades



🎓 Critérios de avaliação



💪 Mecanismo de recuperação



🤒 Mecanismos de avaliação substitutivos




Carla Negri Lintzmayer - carla.negri@ufabc.edu.br