Exercícios 1º passo, recorrência, transiência


Nos exercícios abaixo, sempre que necessário, considere (Xn)n0 uma cadeia de Markov sobre o conjunto de estados S com transições P e distribuição inicial λ.

 

  1. No jogo das apostas da lista de revisão e da lista da semana 2, suponha as jogadas CCC (cara-cara-cara) contra KCC (coroa-cara-cara) do segundo jogador. No seu modelo markoviano para esse jogo devem existir dois estados absorventes, um para cada jogador. Determine a probabilidade de absorção. Mostre que o tempo esperado de absorção é 7.

  2. O diagrama abaixo representa uma cadeia de Markov com transições p,q>0. Mostre os estados i=1,2,3 são transientes verificando a desigualdade P(Ti=X0=1)>0. image-20251003092915839

  3. Demonstre que, condicionado a Xm=i, para eventos A da forma [X0=i0,,Xm=im] vale que

    P([Xm=im,,Xm+n=im+n]AXm=i)=P(Xm=im,,Xm+n=im+nXm=i)P(AXm=i)

    e conclua que o processo futuro (Xm+n)n0 é uma cadeia de Markov com transições P e estado inicial i (ou, distribuição inicial (δi,j)jS – “delta de Kronecker” concentrado em i), independente de (X0,X1,,Xm).

  4. Defina a probabilidade de primeira passagem por j em exatamente n passos

    fij(n)=P(X1j,X2j,,Xn1j,Xn=j|X0=i).

    (4.1) fij(n)=pijn?

    (4.2) Se Ti=min{n>0:Xn=i} então fii(n)=P(Ti=nX0=i)?

    (4.3) Ainda, fii=P(Ti<X0=i) como definimos em aula. Então

    fii=n=1fii(n)=n=1(fii)n?
  5. (Cobras e Escadas e uma Cadeia de Markov) Tabuleiro Um jogo é jogado em um tabuleiro de nove casas. A cada jogada, o jogador lança uma moeda justa e avança uma ou duas casas, de acordo com o resultado ser cara ou coroa. Se o jogador parar no pé de uma escada, ele sobe até o topo; se parar na cabeça de uma cobra, ele desliza até a cauda.

    • Quantas jogadas, em média, são necessárias para completar o jogo?

    • Qual é a probabilidade de que um jogador que chegou à casa do meio termine o jogo sem escorregar de volta para a casa 1?

  6. (Continuação de Ruína da lista anterior) Classifique os estados da cadeia. Considere o instante aleatório

    T=min{n0:Xn=0 ou Xn=N}.

    Deseja-se calcular a probabilidade de o jogador atingir $N antes de ir à falência, isto é,

    h(x)=P(XT=NX0=x),

    quando o jogo começa com fortuna inicial X0=x. Explique por que h(0)=0 e h(N)=1. Usando o princípio da análise do primeiro passo, derive uma equação de recorrência para h(x) quando 0<x<N, considerando as possíveis evoluções do jogo na primeira jogada.

  7. Seja AS um subconjunto de estados e defina o tempo de parada TA=min{n0:XnA}. O tempo médio de primeira passagem é dado por mi=E[TAX0=i]. Demonstre que para iA vale

    mi=1+jSpijmj.