Nos exercícios abaixo, sempre que necessário, considere 
No jogo das apostas da lista de revisão e da lista da semana 2, suponha as jogadas CCC (cara-cara-cara) contra KCC (coroa-cara-cara) do segundo jogador. No seu modelo markoviano para esse jogo devem existir dois estados absorventes, um para cada jogador. Determine a probabilidade de absorção. Mostre que o tempo esperado de absorção é 
O diagrama abaixo representa uma cadeia de Markov com transições 
Demonstre que, condicionado a 
e conclua que o processo futuro 
Defina a probabilidade de primeira passagem por 
(4.1) 
(4.2) Se 
(4.3) Ainda,  
(Cobras e Escadas e uma Cadeia de Markov)   Um jogo  é jogado em um tabuleiro de nove casas. A cada jogada, o jogador lança uma moeda justa e avança uma ou duas casas, de acordo com o resultado ser cara ou coroa. Se o jogador parar no pé de uma escada, ele sobe até o topo; se parar na cabeça de uma cobra, ele desliza até a cauda.
  Um jogo  é jogado em um tabuleiro de nove casas. A cada jogada, o jogador lança uma moeda justa e avança uma ou duas casas, de acordo com o resultado ser cara ou coroa. Se o jogador parar no pé de uma escada, ele sobe até o topo; se parar na cabeça de uma cobra, ele desliza até a cauda.
Quantas jogadas, em média, são necessárias para completar o jogo?
Qual é a probabilidade de que um jogador que chegou à casa do meio termine o jogo sem escorregar de volta para a casa 1?
(Continuação de Ruína da lista anterior) Classifique os estados da cadeia. Considere o instante aleatório
Deseja-se calcular a probabilidade de o jogador atingir $N antes de ir à falência, isto é,
quando o jogo começa com fortuna inicial 
Seja