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Geração dinâmica de narrativas emergentes

  • Ano: 2024
  • Titulo Original: Integração de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) em jogos digitais para a geração dinâmica de narrativas emergentes
  • Modalidade: Trabalho de Conclusão de Curso no mestrado TSI-UAB
  • Organização: UFABC
  • Autores: Kelvyn Bicudo Garcia, Mario Gazziro
  • Anexos:

RESUMO: Modelos de Linguagem de Grande Escala, também conhecidos como LLMs (do Inglês Large Language Model), como os existentes no ChatGPT da OpenAI, no Gemini da Google, no Copilot da Microsoft e o LLaMA da Meta AI têm a capacidade de processar linguagem natural, resolver tarefas básicas e seguir conjuntos de instruções complexos. A demanda por conteúdo gerado proceduralmente, como mapas, texturas, modelos, personagens, objetos e demais elementos gerados por meio de algoritmos existe desde que os jogos digitais foram inventados, tendo em vista o custo financeiro e o esforço humano necessários para criar manualmente estes recursos. O presente trabalho tem como objetivo providenciar ampla visão acerca dos desafios, riscos, custos, vantagens e desvantagens decorrentes da integração e utilização de Modelos de Linguagem de Grande Escala nos jogos digitais de forma prática por meio da criação de um sistema que possibilite a comunicação entre o jogador e um personagem de videogame (NPC) cujas respostas são produzidas através de um LLM, bem como apresentar brevemente o cenário atual em que estas técnicas já estão sendo utilizadas e suas possíveis aplicações futuras.

ABSTRACT: Large Language Models, also known as LLMs, such as those found in OpenAI’s ChatGPT, Google’s Gemini, Microsoft’s Copilot, Meta AI’s LLaMA, have the ability to process natural language, solve basic tasks and follow complex instruction sets. The demand for procedurally generated content, such as maps, textures, models, characters, objects and other such elements created through algorithms has existed since video games were invented, given the financial cost and human effort required to manually create these assets. This work aims to provide a broad overview of the challenges, risks, costs, advantages and disadvantages arising from the integration and use of Large Language Models in video games in a practical way by developing a system that enables communication between a player and a video game character (NPC) whose answers are generated through an LLM, as well as briefly present the current landscape in which these techniques are are being used and its potential future applications.