Linguagem Scratch: um relato de uso em uma escola
- Ano: 2024
- Titulo Original: Uso do MAKEY MAKEY e da linguagem Scratch: Um relato de experiência em uma escola privada de Guarulhos, SP
- Modalidade: Trabalho de Conclusão de Curso no mestrado TSI-UAB
- Organização: UFABC
- Autores: Maria de Fátima Teles, Mario Gazziro
- Anexos:
RESUMO: A Educação Maker é uma metodologia inovadora que se contrapõe à educação tradicional, estimulando a autonomia do educando. O Makey Makey é uma tecnologia dentro da educação Maker que transforma objetos do dia a dia em controles para computador, sendo seu uso bastante versátil na educação. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso do Makey Makey no ensino da linguagem scratch, a partir de projetos desenvolvidos pelos estudantes de uma escola privada na cidade de Guarulhos, SP. Este projeto é um relato de experiência com metodologia qualitativa, desenvolvido com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular no município de Guarulhos. Ao final de 6 aulas, os alunos apresentaram um projeto que utilizou Makey Makey. Os resultados obtidos em todos os projetos evidenciaram o impacto positivo do Makey Makey, da linguagem Scratch e do uso de materiais reciclados na aprendizagem dos estudantes. Também foi observado um aumento na motivação, na participação e na criatividade dos estudantes, além de um aprimoramento significativo em suas habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração. Conclui-se que o uso do Makey Makey, da linguagem Scratch e de materiais reciclados no ensino fundamental e médio representa uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem ativa, envolvente e significativa. Através dessas ferramentas, os estudantes podem desenvolver diversas habilidades essenciais para o século XXI, como a criatividade, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
ABSTRACT: Maker Education is an innovative methodology that contrasts to traditional education, encouraging students' autonomy. Makey Makey is a technology within Maker Education that transforms everyday objects into computer controls, and its use is quite versatile in education. The objective of this work is to reflect on the use of Makey Makey in teaching Scratch language, based on projects developed by students at a private school in the city of Guarulhos, SP. This project is an experience report using qualitative methodology, developed with students in the 1st and 2nd years of high school at a private school in the city of Guarulhos. At the end of 6 classes, the students presented a project that used Makey Makey. The results obtained in all projects demonstrated the positive impact of Makey Makey, the Scratch language, and the use of recycled materials on student learning. An increase in student's motivation, participation, and creativity was also observed, in addition to a significant improvement in their problem-solving, critical thinking, and collaboration skills. It is concluded that the use of Makey Makey, Scratch language and recycled materials in elementary and high school education represent a powerful tool to promote active, engaging and meaningful learning. Through these tools, students can develop several essential skills for the 21st century, such as creativity, problem-solving, teamwork and critical thinking.