Objetivo e justificativa

A combinação do crescimento populacional, hiper-materialismo, consumo generalizado de combustíveis fósseis e desenvolvimento tecnológico intensivo baseado no carbono foi a principal causa do processo de aquecimento global dos últimos 50 anos (Dias, Castro, Seoane, & Camargo, 2009). Segundo o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), é responsabilidade não só dos governos, mas também de todos os cidadãos, a mudança de postura em relação ao meio ambiente com vistas à minimização e possível reversão da influência antrópica nas mudanças climáticas globais, levando à constituição de uma sociedade de baixo carbono. Esse é um grande desafio, pois existe um distanciamento claro entre a compreensão do fenômeno das mudanças climáticas e a relação com o dia-a-dia das pessoas (Tamaio, 2010).

Neste contexto, a Educação Ambiental (EA) configura-se como sustentáculo para o alcance de uma abordagem crítica e transformadora do tema, possibilitando em um futuro próximo a massificação do esforço de mobilização e intensificação das ações da sociedade civil que alertem aos dirigentes do mundo sobre o papel que devem desempenhar na condução desse desafio emergente.

Essa proposta é baseada nos pressupostos e conceitos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (TEASS) e os pressupostos pedagógicos da Declaração Internacional de Educação Ambiental da Conferência Internacional de Tbilisi  (Brasil, 1999, 2005). As atividades também pressupõem o conceito de educação ambiental holística, visando à transformação e aperfeiçoamento do indivíduo, além do entendimento dos fenômenos naturais de forma integral(Weil, 1991) e, portanto, à busca de alterações comportamentais, éticas e de valores devidas a ganhos cognitivos, de habilidades e do envolvimento emocional com os ecossistemas marinhos e costeiros.

O objetivo geral das atividades propostas no presente projeto é a promoção da educação científica de estudantes do ensino fundamental e médio, de conteúdos (procedimentais, atitudinais e conceituais) relacionados às mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre os hábitats bentônicos marinhos e costeiros. Esses conteúdos foram adquiridos ao longo de anos de realização de pesquisas e discussões sobre a ecologia de comunidades bentônicas de substrato consolidado por alguns integrantes do projeto. No projeto serão seguidos os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, a saber: (1) compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais; (2) compreensão da natureza da ciência e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática e (3) entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (Sasseron & Carvalho, 2008).

Como objetivos específicos, pretende-se criar, aplicar e avaliar dois jogos educativos com este tema a serem disponibilizados na internet para estudantes de ensino fundamental e médio.

Previamente ao desenvolvimento dos jogos, será realizada uma pesquisa junto ao público-alvo com vistas a entender as principais dificuldades relacionadas a aprendizagem do tema.

Referências bibliográficas

Brasil. (1999). Lei nº 9.795/99. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.  Brasília: MMA.

Brasil. (2005). Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA (3 ed.). Brasília: MMA.

Dias, F. F., Castro, J. W. A., Seoane, J. C. S., & Camargo, L. H. R. (2009). Indicadores de Mudanças Climáticas e de Variações do Nível do Mar na Costa do Rio de Janeiro: Aquecimento ou Resfriamento? OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, 1(1), 21-32.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. d. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 333-352.

Tamaio, I. (2010). Uma proposta de política pública: Parâmetros e Diretrizes para a Educação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas causadas pela ação humana (Projeto BRA/00/011, Contrato n.º 2010/000367, Termo de Referência n.º 133876). Brasília: Ministério do Meio Ambiente.

Weil, P. (1991). O novo paradigma holístico: ondas à procura do mar. In D. Brandão & R. Crema (Eds.), O novo paradigma holístico: ciência, filosofia e mística. (pp. 14-38). São Paulo: Summus.