Abaixo listo algumas sugestões de temas para o seminário. Se você tem alguma sugestão para o próprio seminário entre em contato comigo.
As apresentações devem ocorrer nas últimas 4 semanas da disciplina (as 4 aulas do mês de julho), 2 apresentações por dia. A apresentação deve durar entre 1h e 1h30.
De um modo geral serão avaliados o conteúdo técnico, comunicação e organização:
Conteúdo Técnico : O problema foi bem definido? O modelo foi corretamente explicado? Foram feitas suposições claras e justificadas? As equações e métodos foram utilizados de forma adequada? As soluções foram interpretadas? Foram trazidas informações além da referência básica? Discutiu as limitações e possíveis melhorias do modelo?
Comunicação e Apresentação: A linguagem está adequada ao público? Demonstrou segurança ao apresentar? Sabia responder às perguntas? Slides, gráficos, quadros ou outros recursos foram bem utilizados? Eram legíveis e relevantes?
Estrutura e Organização: A apresentação teve introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos? Respeitou o tempo estipulado? Evitou divagações sem sentido?
Material de apoio : Trouxe fontes adicionais que enriqueceram a compreensão do tema? Trouxe perspectivas novas, exemplos adicionais ou abordagens diferentes das contidas na referência inicial?
Critério | Descrição | Peso | Nota (0–10) |
---|---|---|---|
1. Conteúdo Técnico | Compreensão do tema, clareza na explicação do modelo, uso correto da matemática, interpretação e crítica | 3,5 | |
2. Comunicação e Apresentação | Clareza na exposição, domínio do conteúdo, uso adequado de linguagem e recursos visuais, divisão equilibrada | 2,5 | |
3. Estrutura e Organização | Estrutura lógica (início, meio e fim), bom uso do tempo, objetividade e coesão na apresentação | 2 | |
4. Aprofundamento e Originalidade | Inclusão de novas fontes, exemplos adicionais, conexões interdisciplinares e enriquecimento do tema | 2 | |
Total | 10 |
Evitando o desperdício de alimento- Glaucinea
Embalagens de achocolatados - Pedro
Pagamento antecipado de parcelas - Gabriel
Caminhos minimos - Guilherme
Poluição (despoluição) de lagos - Bruno
Redes neurais no ensino básico. (só a parte matemática, sem os códigos de programação)