Young Physicists Forum

postado em: Sem categoria | 0

O fórum U.S.-Brazil Young Physicists Forum, (organizado pela FAPESP, SBF e APS) fez parte da programação do tradicional March Meeting da APS – American Physical Society, vai reunir jovens pesquisadores brasileiros e americanos, visando incrementar as redes de colaborações entre esses dois países.

Esse fórum, organizado pela Fapesp e as Sociedades Brasileira e Americana de Física, vai reunir 40 jovens pesquisadores, brasileiros e americanos, com até dez anos de atuação profissional em universidades, centros de pesquisa ou indústria. O objetivo é a imersão total em discussões que almejam a ampliação de redes de colaborações entre os dois países, a discussão de mecanismos para inserção da Física na indústria, algo fundamental para região o ABC, e também a troca de experiências com pesquisadores de ponta em ambos os países.

Haverá apresentações de trabalhos de pesquisa dos 40 participantes e também palestras ministradas por editores de prestigiados jornais científicos. Uma temática presente em todo o evento será a discussão de práticas de desenvolvimento constante da carreira de pesquisador, com destaque para as particularidades da Física. O evento conta ainda com a presença de representantes da Fapesp e das Sociedades Brasileira e Americana de Física. O intuito geral do Fórum é prover um ambiente de colaboração e troca de idéias entre pesquisadores em diferentes estágios de suas carreiras, bem como discutir ferramentas para o aumento do diálogo da Física com a indústria.

O fórum acontece nos dias 12 e 13 de março de 2016, em Baltimore, USA. Dois docentes do PPG-Física foram aceitos como participantes deste importante fórum: Profs. Fernando Luis Semiao da Silva e José Antonio Souza.

(Texto extraído do site PPG-Física)