Jogo Eco Estratégia

Em 2011, participei da construção de um jogo de cartas, o Eco estratégia, como projeto de extensão realizado na UFABC. A principal intenção foi elaborar uma ferramenta nova, lúdica, que estimulasse a inventividade dos alunos e despertasse sua atenção para a questão das mudanças climáticas globais, assunto tão polêmico e tão em pauta nos últimos anos.

Esse projeto envolvendo estudantes, professores e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFABC em prol da elaboração desse jogo, só pode ter seu ciclo fechado e justificado através da ação e utilização
do jogo nas salas de aula com a participação dos professores da educação básica ou em outros contextos (ex. processos participativos e de capacitação de grupos mediados por prefeituras). Assim, a expectativa é que a utilização desse material se torne uma atividade útil, e não menos
importante, agradável e proveitosa, pois propostas para educação ambiental como esta necessitam desse apelo.

Equipe envolvida no projeto: Profa. Dra. Rosana L. F. Silva e Profa. Dra. Simone R. Freitas (coordenadoras); e os alunos Juscemácia Nascimento Araujo, Laury Amaral Liers, Aloá Dandara de Oliveira de Souza e Vinicius Mantovani Parajara.

Apoio e financiamento:  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do ABC

Baixe o jogo Eco Estratégia e o material de apoio aqui.

Trabalho publicado sobre o jogo Eco Estratégia

Prêmio recebido em 2011 na IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais realizada de 4 a 7 de abril de 2011 em São Paulo.