PopScience UFABC

“OFICINAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA” é um curso de extensão presencial ou à distância gratuito de 96 horas/aula distribuídas ao longo de onze semanas. No curso em formato remoto, os encontros síncronos são aos sábados. O curso presencial foi realizado na UFABCCampus de Santo André (SP). 

1a turma realizada de 24 de setembro a 6 de dezembro de 2019.

Mais informações no site:

https://simonerfreitasufabc.wixsite.com/popularcienciaufabc

 

Turmas de 2021 (formato remoto) realizadas de 07/06/2021 a 22/08/2021 (Turma 1) e de 27/09/2021 a 11/12/2021 (Turma 2). As aulas foram gravadas no canal PopScience UFABC no YouTube. A playlist das aulas da Turma 1 pode ser vista aqui, enquanto que a playlist das aulas da Turma 2 pode ser encontrada neste link.

Previsão de novas turmas: Pretende-se abrir duas turmas do curso por ano em formato remoto.

Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram

 

OBJETIVOS

  • Contribuir na formação de profissionais que atuam com divulgação e popularização da ciência por meio de texto e audiovisual, além de fomentar a reflexão crítica sobre os processos e produtos da área.

  • Capacitar e realizar a produção de material escrito e de audiovisual para popularização da ciência.

PÚBLICO ALVO: Discentes e docentes de instituição pública de ensino médio e superior.

PRÉ-REQUISITOS PARA OS ALUNOS INSCRITOS
•  conhecimentos básicos de informática e navegação na internet;
•  possuir acesso à internet de banda larga;
•  possuir perfil no Facebook;
•  destinar 6h semanais para dedicação ao curso;
•  atuar como professor(a) ou ser estudante matriculado em instituição pública de ensino médio ou superior, para realizar atividades do curso.

RESUMO

O curso Popularização da Ciência é resultado da colaboração de docentes, da Assessoria de Comunicação e Imprensa, da Pró reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) da Universidade Federal do ABC. A proposta do curso é contribuir na formação de profissionais que atuam ou gostariam de atuar com divulgação e popularização da ciência com o objetivo de incentivar a ampliação da participação de cidadãos nos debates sobre questões da ciência e tecnologia. Busca-se propiciar aos participantes a ampliação de conhecimentos através de oficinas para atuar na mediação entre a ciência e a sociedade por meio de texto ou material audiovisual.
Esta proposta promoverá a interação dialógica entre a Universidade e a sociedade ao fomentar a discussão sobre a popularização da ciência e ao contribuir na capacitação de profissionais para atuar com divulgação científica. O produto deste curso de extensão será um Projeto de Popularização Científica dirigido à comunidade externa à escola/universidade em que os participantes atuam/estudam (moradores, familiares de alunos, comerciantes da região etc.), com base nas ferramentas, técnicas e temas abordados durantes as aulas presenciais, proporcionando aos participantes a oportunidade de contribuir com seus próprios saberes na experiência produzida pela ação à comunidade interna e externa da UFABC. A transformação e/ou inclusão social poderá ser observada na medida em que os participantes começam a refletir as estratégias para a popularização da ciência e atuem ativamente na divulgação científica e também como agentes multiplicadores e disseminadores do conhecimento científico produzido. As atividades presenciais serão dialogadas e serão utilizadas metodologias ativas de ensino, incentivando a interação entre os participantes. Ao final, será organizada uma exposição dos produtos (texto, vídeos) nos dois campi da UFABC. 

Palavras-Chave: popularização da ciência, divulgação científica, conhecimento científico, ciência, educação, ensino, comunicação, mídias sociais, textos, vídeos, podcasts.

Apoio

logo-ufabc-proec.png
Guia_dos_Entusiastas_da_Ciência_logo.png
Neurocast UFABC logo.jpg
Logo_Netel.png
blog divulga ciencia logo.jpeg