A Tomografia por Impedância Elétrica


A Tomografia por Impedância Elétrica (TIE) é uma técnica de obtenção de imagens que consiste na determinação de um mapa de distribuição de impeditividades (ou condutividades) em um determinado volume a partir de medições elétricas em sua superfície.

Apesar de ainda pouco utilizada na rotina médica, a TIE possui grande potencial nessa área. A impedância de um tecido depende de várias características celulares, tais como o tamanho das células, sua orientação, a espessura de suas membranas e quantidade de água dentro e fora das células. Existem diversos trabalhos utilizando TIE em aplicações clínicas com diferentes níveis de sucesso. Uma das aplicações clínicas mais validadas da TIE é o monitoramento da função gastrointestinal. Alimentos ou líquidos de condutividade conhecida podem ser usados como contraste para medir não só a velocidade de esvaziamento gástrico como também a motilidade gástrica. Outra aplicação comum da TIE é o monitoramento da função pulmonar, incluindo a geração de imagens de ventilação e perfusão pulmonares, a investigação de embolia pulmonar, derrames e efeitos da ventilação mecânica. Além dessas aplicações, podem-se citar ainda o monitoramento do sistema circulatório e a detecção de câncer de mama. O monitoramento da atividade cerebral também aparece entre as aplicações promissoras da TIE, uma vez que durante uma isquemia cerebral a impedância do tecido cerebral aumenta em até 100%.

Saiba mais

Atualmente, a TIE é aplicada em diversas áreas. Através da TIE é possível obter imagens em concreto para detecção de fissuras tanto em geometrias cilíndricas quanto em superfícies planas. Alguns grupos estudam o problema de domínios sem limites na área da geofísica, tendo como aplicações a geração de imagens de vulcões ativos, a otimização de projetos geológicos de perfuração, investigações arqueológicas, exploração hidrogeológica e investigações ambientais. Na área industrial, são geradas imagens tridimensionais de escoamento de fluidos. Outras aplicações nessa área incluem a monitoração de fluidos miscíveis, processos de transporte de massa, misturadores, separadores e reatores químicos.

Na área de bioimpedância, suas principais vantagens em relação a outras técnicas de imagem são o baixo custo, a inexistência de perigos conhecidos relacionados ao seu uso mesmo em monitoramentos a longo prazo, a elevada resolução temporal e a possibilidade de caracterizar tecidos através de medições espectrais. A sua principal desvantagem é a baixa resolução espacial quando comparada a outras técnicas de imagem.

Existem diversas configurações de equipamentos de TIE utilizadas para a coleta de dados. A configuração mais usada injeta correntes elétricas alternadas e mede potenciais, mas também é possível impor potenciais elétricos e medir correntes. Em ambos os casos, a frequência da corrente injetada ou do potencial imposto pode variar entre dezenas de Hz a alguns MHz, sendo que alguns grupos trabalham em múltiplas frequências.

A principal classificação das imagens obtidas através da TIE se refere ao modo como é estimada a propriedade física de interesse. Nas imagens absolutas, os valores obtidos se referem aos valores dessa propriedade. Já nas imagens de diferenças, coloquialmente chamadas de relativas, os valores obtidos indicam variações dos valores dessa propriedade em relação a uma referência não nula.

Uma variável que tem grande influência na complexidade do equipamento é o número de eletrodos, que geralmente varia entre 8 e 128. Além disso, existem três modos de se realizar as medidas. No caso de medidas diferenciais, estas são geralmente feitas entre pares de eletrodos adjacentes ou pulando-se um número fixo de eletrodos. Nos equipamentos pseudo-diferenciais, um eletrodo é utilizado como referência para as demais medidas. No terceiro caso, chamado de absoluto ou single-ended, todas as medidas são flutuantes.

Nos tecidos biológicos, o fluxo de corrente se dá na forma de fluxo iônico, enquanto que no sistema de medição o fluxo de corrente é elétrico. A transdução entre o fluxo iônico e o elétrico apresenta uma impedância significativa. Essa impedância é chamada de impedância de contato. A queda de potencial devido à impedância de contato é proporcional à corrente que atravessa o eletrodo. Assim, podemos ou não utilizar os mesmos eletrodos para medição do potencial e para injeção de corrente. Em um sistema de medição bipolar, o mesmo par de eletrodos é utilizado tanto para injeção de corrente elétrica quanto para medição de potencial, fazendo com que a impedância de contato afete as medidas de potencial nesses eletrodos. De modo a diminuir o efeito da impedância de contato nas medidas, alguns equipamentos utilizam um sistema de medição tetrapolar, descrito originalmente na década de 1960. Nos sistemas tetrapolares, a injeção de corrente e a medição de potencial são feitos por pares de eletrodos distintos. Neste caso, os eletrodos usados na injeção e na medição são geralmente circulares e concêntricos, de modo que o eletrodo interno é usado para injeção de corrente e o externo para realizar a medição.

Trabalhos orientados


A seguir são apresentados os principais trabalhos, incluindo trabalhos de iniciação científica, trabalhos de graduação (trabalhos de conclusão de curso) e dissertações de mestrado.

Os trabalhos orientados por mim neste grupo de pesquisa são focados em três grandes áreas: Modelagem, Instrumentação e Ferramentas Clíncias. Clique no tema desejado para ver os respectivos trabalhos de cada área:

Modelagem
Instrumentação
Ferramentas clínicas

Outros trabalhos do grupo


A seguir são apresentados outros trabalhos nesta área, desenvolvidos na UFABC, orientados pelos professores Olavo Luppi Silva e Fernando Silva de Moura.

Construção e avaliação de fonte de corrente bipolar para Tomografia de Impedância Elétrica.

Dissertação de mestrado (2020)

Autor: Sergio Forcellini

Neste trabalho é proposta a construção de fontes de corrente monopolar e bipolar para utilização em tomógrafo de impedância elétrica, cujo elemento amplificador principal é um amplificador de instrumentação (part number AD8250) da Analog Devices na configuração de buffer de corrente. Estas fontes são estáveis e de fácil calibração, pois aproveitam os resistores internos do amplificador AD8250.

Baixe aqui

Desenvolvimento de um modelo dinâmico da circulação cerebral para Tomografia por Impedância Elétrica.

Dissertação de mestrado (2019)

Autor: Roberto Gutierrez Beraldo

Este trabalho parte da hipótese de que as mudanças de resistividade na cabeça podem ser detectadas pela Tomografia por Impedância Elétrica, seja como decorrência da característica pulsátil do sangue nas artérias ou de condições patológicas como a presença de uma região isquêmica ou de uma região hemorrágica no cérebro. Para tal fim, foi desenvolvido um modelo dinâmico da circulação cerebral capaz de retratar as variações de resistividades nas artérias dentro de um ciclo cardíaco.

Baixe aqui

Sistema de Aquisição de dados para uso em Miografia por Impedância Elétrica.

Trabalho de Graduação / TCC (2017)

Autor: Victor Gonçalves Marques

O presente projeto desenvolveu um sistema de aquisição de oito canais voltado para MIE, realizando aquisição de potenciais em até 8 canais simultâneos com precisão de 16 bits. A estimulação do músculo é gerada por uma fonte de corrente regulada por tensão, que é multiplexada para as direções longitudinal e transversal às fibras musculares.

Baixe aqui

Avaliação de atividade muscular do bíceps braquial por miografia de impedância elétrica.

Dissertação de mestrado (2017)

Autora: Lais Yuriko Morimoto Lah

Nos estudos realizados sobre o corpo humano e seus segmentos, observa-se a capacidade dos mesmos de responder aos sinais externos. Tais repostas podem ser avaliadas a partir de diferentes métodos existentes que são capazes de analisar e caracterizar o tecido muscular. Entre os métodos disponíveis para esta análise, encontra-se a chamada miografia de impedância elétrica (MIE), um método não invasivo capaz de realizar a análise da resposta do tecido muscular a partir da relação entre a alteração da impedância elétrica e as alterações fisiológicas e morfológicas ocorridas no mesmo.

Baixe aqui

Desenvolvimento de fonte de corrente controlada por microprocessador para aplicação na tomografia por impedância elétrica.

Trabalho de Graduação / TCC (2016)

Autor: Samuel Freire Alkmin

Este projeto visa o desenvolvimento de uma fonte de corrente controlada por um microprocessador para implementação juntamente a um sistema de TIE com o intuito de proporcionar um fornecimento de corrente preciso e passível de controle programável.

Baixe aqui

Implementação do Problema Inverso com Variáveis Complexas pelo Método Gauss–Newton Aplicado à Tomografia por Impedância Elétrica.

Iniciação Científica (2017)

Autor: André Juan Ferreira Martins de Moraes

O projeto consistiu de extensa revisão bibliográfica, que cobriu tópicos matemáticos e fı́sicos que dão base à formulação dos problemas associados à TIE, bem como os métodos e técnicas especı́ficos ao seu contexto. Neste relatório, conceitos centrais são apresentados, bem como detalhes da implementação do algoritmo. Foram obtidas imagens de distribuição de impeditividade a partir da medidas simuladas pelo fantoma numérico, cuja análise é apresentada.

Baixe aqui

Trabalhos externos


A seguir são apresentados trabalhos nesta área desenvovidos fora da UFABC.

Arquitetura de aquisição de sinais para tomografia por impedância elétrica.

Dissertação de mestrado (EPUSP - 2016)

Autor: André Luis dos Santos

Este trabalho propõe uma arquitetura de Tomografia por Impedância Elétrica aberta para aquisição, transferência e armazenamento de sinais. A arquitetura proposta compreende unidades de medição e processamento de sinais, chamadas Canais de Medição.

Baixe aqui

Desenvolvimento de algoritmo de imagens absolutas de tomografia por impedância elétrica para uso clínico.

Tese de doutorado (EPUSP - 2013)

Autor: Erick Dario León Bueno de Camargo

O objetivo principal deste trabalho é propor o uso de informação estatística fisiológica e anatômica da distribuição de resistividades dos tecidos do tórax, também chamada de atlas anatômico, em conjunto com o filtro Gaussiano como métodos de regularização.

Baixe aqui

Estimação não linear de estado através do unscented Kalman filter na tomografia por impedância elétrica.

Tese de doutorado (EPUSP - 2013)

Autor: Fernando Silva de Moura

Esta tese propõe o uso de um modelo de evolução para a variação de volume de ar nos pulmões durante a respiração de um paciente sob ventilação artificial. Este modelo é utilizado no unscented Kalman filter, uma extensão não linear do filtro de Kalman.

Baixe aqui

Detecção da contração muscular através da tomografia de impedância elétrica.

Tese de doutorado (EPUSP - 2013)

Autor: Olavo Luppi Silva

O objetivo desta tese é propor formas de detectar a contração muscular através da Tomografia por Impedância Elétrica (TIE). Um modelo de elementos finitos de condução elétrica é utilizado para resolver o problema inverso através do algoritmo de Newton-Raphson de forma a obter as imagens de TIE.

Baixe aqui