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Ciência cidadã

A ciência aparece muitas vezes desconectada do cotidiano das pessoas, não havendo muito conhecimento por parte da população dos processos envolvidos para o desenvolvimento de pesquisas cientificas e para a coleta de dados sobre a biodiversidade. Nos espaços escolares, as estratégias de ensino mais próximas ao fazer científico (metodologias ativas de aprendizagem): 1) promovem estudo e investigação em contextos autênticos; 2) estimulam a responsabilidade, iniciativa, tomada de decisão e aprendizado intencional dos educandos; 3) promovem a colaboração entre estudantes e professores e 4) utilizam atividades dinâmicas e interdisciplinares que promovem processos e estruturas de pensamento complexos. Com uso destas estratégias, o conteúdo das aulas de ciências e biologia passa a fazer sentido para o aluno, auxiliando, posteriormente, na sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Neste contexto se insere a “Ciência Cidadã”, um processo que envolve o público na coleta de informações científicas em ampla escala espacial e/ou temporal, ao mesmo tempo em que contribui para a formação científica dos cidadãos. O presente projeto visa à implantação de um programa de ciência cidadã para educação científica em diferentes contextos, tanto formais quanto informais. Para isso, pretende-se a formação de uma equipe e a parceria com diferentes espaços educacionais para o desenvolvimento das atividades. No momento, já estão em andamento quatro projetos dentro desta linha na UFABC, sendo três de iniciação científica (envolvendo escolas de educação básica) e um de mestrado (envolvendo mergulhadores em uma unidade de conservação marinha). Além destes, mais três estão em elaboração. A meta destes projetos é promover a alfabetização científica de diferentes públicos, trabalhar a sua percepção ambiental e, ao mesmo tempo, possibilitar a coleta de dados sobre a biodiversidade brasileira de maneira participativa em diferentes escalas de espaço e tempo. Atualmente, questões como “Quais são os benefícios trazidos pelas árvores urbanas à população? (serviços ecossistêmicos)”; “Qual a relação entre a arborização urbana e a biodiversidade de aves urbanas?”; “Qual é a distribuição e abundância de diferentes tipos de resíduos sólidos urbanos?” e “Qual a composição e abundância das comunidades bentônicas de infralitoral e de praias?” tem sido trabalhadas pelo grupo. Em todos os casos, serão desenvolvidos protocolos simples e com materiais de baixo custo para o desenvolvimento das atividades. Haverá o treinamento dos cidadãos cientistas (professores, alunos, turistas, entre outros) para aplicação de protocolos de coleta de dados. Os dados coletados serão disponibilizados para o público geral e discutidos. Será realizada avaliação dos participantes e da proposta por meio de questionários. Como resultados esperados do presente projeto, tem-se: 1) A consolidação de um grupo de pesquisa em Ciência Cidadã na UFABC; 2) A criação de protocolos de coleta de dados, de simples compreensão e que necessitem de materiais de baixo custo, para todos os projetos do grupo, os quais serão disponibilizados na internet; 3) A criação de guias didáticos de apoio, contendo informações gerais sobre ciência cidadã e específicas de cada projeto do grupo, os quais poderão ser baixados na internet e utilizados em escolas e outros espaços educativos; 4) O recrutamento e treinamento de cidadãos cientistas para todos os projetos do grupo; 5) A criação de questionários de avaliação para cada projeto do grupo; 6) A disponibilização dos dados coletados pelos cientistas cidadãos no presente site.

 

Espero que você se sinta motivado a fazer parte dos projetos do nosso grupo de pesquisa!

 

Profa. Dra. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Coordenadora do grupo de pesquisa em Ciência Cidadã da UFABC