De Olho na Praia - Quantificação de Pellets Plásticos

Print
Hits: 968

Protocolo de Ciência Cidadã voltado para a quantificação de pellets plásticos em praias do litoral paulista

O plástico vem sendo utilizado em diferentes aplicações nas mais variadas áreas industriais e o aumento da produção deste material, o consumo desenfreado e o descarte inadequado dos produtos que o possuem em sua composição fez do plástico algo frequentemente encontrado nos ambientes costeiros e marinhos. A fragmentação dos plásticos após seu descarte no ambiente gera pequenas partículas, dentre elas os pellets e outros microplásticos, os quais, por apresentarem propriedades de adsorção de poluentes orgânicos permanentes, tornaram-se objeto de estudo devido sua ameaça aos ecossistemas marinhos e costeiros e, consequentemente, aos seres humanos. Dessa forma, a educação, associada à participação social (ciência cidadã), constitui uma alternativa de combate à problemática da poluição das praias e dos oceanos.

Em virtude deste cenário, o objetivo do presente trabalho foi criar um protocolo de ciência cidadã de simples aplicação e relacionada a quantificação de pellets plásticos em praias.

O protocolo de coleta de dados De Olho na praia - quantificação de pellets plásticos” consiste em 5 etapas, sendo todas elas, com exceção da etapa de coleta de dados, para serem realizadas on-line.

  • Pré-protocolo: para que seja possível sua participação no projeto, você deve assinar o Termo de Assentimento (acesse aqui) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (acesse aqui), para que você tenha claro o projeto, as atividades que serão realizadas e os riscos provenientes destas.
  • Etapa 1 - Questionário Inicial: questionário inicial semiaberto para analisar o conhecimento prévio dos participantes em relação à ciência cidadã, pellets plásticos e a poluição do ambiente marinho e praiano. O questionário inicial você pode acessar aqui.
  • Etapa 2 - Videoaulas: acompanhamento de videoaulas para conhecer e aprender os temas abordados no projeto antes da saída de campo. As aulas podem ser acessadas aqui.
  • Etapa 3 - Coleta de Dados: aplicação do protocolo de coleta de dados, ou seja, a saída de campo para a obtenção dos dados desejados. O protocolo de coleta de dados está disponível aqui.
  • Etapa 4 - Análise dos dados: observação, quantificação e análise dos dados coletados na saída de campo.
  • Etapa 5 - Questionário final: questionário final semiaberto para análise do conhecimento adquirido pelos participantes ao longo do projeto. O questionário final você pode acessar aqui.

Ao fim do processo, os participantes deverão enviar os dados coletados na saída de campo por meio de formulário online, disponível na plataforma anecdata (disponível para acesso aqui).

Para acessar o material de apoio deste projeto, clique aqui.

 

Em caso de dúvida, entre em contato com: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Pesquisadora responsável:

Rebeca Venâncio | Engenheira Ambiental e Urbana pela UFABC