O plástico vem sendo utilizado em diferentes aplicações nas mais variadas áreas industriais e o aumento da produção deste material, o consumo desenfreado e o descarte inadequado dos produtos que o possuem em sua composição fez do plástico algo frequentemente encontrado nos ambientes costeiros e marinhos. A fragmentação dos plásticos após seu descarte no ambiente gera pequenas partículas, dentre elas os pellets e outros microplásticos, os quais, por apresentarem propriedades de adsorção de poluentes orgânicos permanentes, tornaram-se objeto de estudo devido sua ameaça aos ecossistemas marinhos e costeiros e, consequentemente, aos seres humanos. Dessa forma, a educação, associada à participação social (ciência cidadã), constitui uma alternativa de combate à problemática da poluição das praias e dos oceanos.
Em virtude deste cenário, o objetivo do presente trabalho foi criar um protocolo de ciência cidadã de simples aplicação e relacionada a quantificação de pellets plásticos em praias.
O protocolo de coleta de dados “De Olho na praia - quantificação de pellets plásticos” consiste em 5 etapas, sendo todas elas, com exceção da etapa de coleta de dados, para serem realizadas on-line.
Ao fim do processo, os participantes deverão enviar os dados coletados na saída de campo por meio de formulário online, disponível na plataforma anecdata (disponível para acesso aqui).
Para acessar o material de apoio deste projeto, clique aqui.
Em caso de dúvida, entre em contato com: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pesquisadora responsável:
Rebeca Venâncio | Engenheira Ambiental e Urbana pela UFABC