Bentos de costão rochoso

Print
Hits: 1622

Os ambientes marinhos e costeiros do Brasil são os menos protegidos por unidades de conservação. Atualmente, apenas 1,57% da área marinha brasileira é protegida por unidades de conservação (UC) (55.199 km2 divididos em 166 UCs); contra os 18,0% das áreas continentais (1.530.579 km2 divididos entre 2.053 UCs). Isso evidencia a necessidade de maior atenção às áreas marinhas e costeiras do país.

Além disso, também se destaca a necessidade do monitoramento contínuo dessas UCs para sua efetiva gestão, o que por vezes não é realizado adequadamente por falta de recursos humanos e financeiros.

É dentro desse contexto que surge o projeto "Ciência Cidadã para o monitoramento participativo de biótopos de substrato consolidado em unidades de conservação marinhas" com o intuito de criar e testar novas ferramentas, de uso simples, rápido e de baixo custo para o monitoramento de nossas Unidades de Conservação Marinhas, integrando servidores, pesquisadores e cientistas cidadãos, a fim de auxiliar em sua gestão. Este projeto é dividido em duas etapas:

Etapa 1: O registro fotográfico dos costões rochosos (coleta de dados), com o auxílio de cientistas cidadãos mergulhadores.

Etapa 2: A análise das fotografias para a identificação dos biótopos presentes nas áreas (análise de dados), com o auxílio de qualquer cientista cidadão voluntário.

Aqui você pode acessar o volume 5 da Série Ciência Cidadã: Monitorando as UCs Marinhas.

Neste volume você encontrará mais informações a respeito das UCs, sobre os costões rochosos e a importância de seu monitoramento, e também uma descrição detalhada da Etapa 1, com a qual você, mergulhador(a), poderá nos auxiliar!

Neste volume, você também encontrará um guia ilustrado para foto-identificação de alguns biótopos, a partir do qual você, voluntário interessado, poderá nos auxiliar na Etapa 2 deste projeto!
Para nos auxiliar na Etapa 2, acesse:

https://www.zooniverse.org/projects/larissakawabe/monitore-tupinambas

Neste link, você encontrará duas versões da Etapa 2: uma em português e outra em inglês.

Role a página até o final, leia as informações e selecione o idioma “Português” para iniciar suas análises.
Ao selecionar o idioma, uma nova página será aberta com um tutorial que lhe explicará, em detalhes, como analisar as fotografias.

Em caso de dúvidas, entre em contato por: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Seja um cientista cidadãos e auxilie no monitoramento das UCs marinhas!

 

Pesquisadora responsável:

Larissa de Araújo Kawabe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da UFABC

Projeto realizado entre 2016-2018